Logo Ipm Sistemas
Fiscalização e Arrecadação

8 passos para aumentar a receita municipal

  • Foto do Autor Por IPM
  • 2 dez, 2025
  • Tempo de leitura: 3 mins
  • Última atualização: 2 dez às 15:40
E-book IPM mostra 8 passos para aumentar a receita municipal
  • Instagram Ipm Sistemas
  • Youtube Ipm Sistemas
  • Você sabia que a diferença entre municípios com 3% de inadimplência e aqueles que enfrentam mais de 60% está diretamente ligada à forma como a administração lida com a gestão fazendária? Em geral, as prefeituras mais eficientes utilizam uma combinação poderosa de cultura, conhecimento técnico e, principalmente, tecnologia de ponta. Neste artigo vamos explicar como a organização da cobrança de tributos pode melhorar a arrecadação e a receita municipal.

    Melhorando a receita municipal

    A cultura do pagamento de tributos no Brasil varia muito de acordo com a cidade. Como resultado, é comum observar cidades que não possuem a cultura do pagamento de tributos consolidada, e outras com a arrecadação a todo vapor. Arrecadar com justiça fiscal e eficiência permite que as administrações municipais saiam do vermelho e transformem a realidade dos serviços ofertados ao cidadão.

    Para isso, existem pilares fundamentais que vão além de simplesmente cobrar os contribuintes. É necessário otimizar de fato os procedimentos com estratégias. Entenda os 8 passos para aumentar a receita municipal:

    1. Sistema de informações consistente e atualizado

    Um dos primeiros e mais críticos passos é garantir a Justiça Fiscal. Isso só é possível com um sistema de informações consistente e atualizado. No caso do IPTU, por exemplo, não basta ter um cadastro, é preciso que ele seja completo e que reflita a realidade das propriedades. Ou seja, isso significa ter todas as informações necessárias para o cálculo correto do Valor Venal. Assim sendo, a planta de valores, que serve de base para esse cálculo, deve ser dimensionada de forma inteligente, equilibrando o valor real dos imóveis com a capacidade contributiva da população.

    2. Identificação do contribuinte

    Outro ponto que exige atenção máxima é a identificação correta do contribuinte. Nesse sentido, lançar tributos para quem não é o proprietário real do imóvel é receita certa para o insucesso na cobrança. Buscar cópias de matrículas e garantir a interoperabilidade com tabelionatos são ações essenciais para manter o sistema cadastral em dia e evitar a perda de receita.

    Leia também

    E-book IPM mostra 8 passos para aumentar a receita municipal

    Quer saber todos os passos e as estratégias completas para transformar a receita da sua prefeitura?

    Baixe agora mesmo o e-book gratuito 8 passos para aumentar a receita municipal e comece a aplicar a gestão fazendária das cidades inteligentes. O conteúdo é produzido pelo CEO e fundador da IPM, Aldo Mees, que reúne décadas de experiência atuando na gestão pública e na transformação de fato dos municípios brasileiros por meio da tecnologia.

    Artigos relacionados

    Receba o melhor da inovação
    no setor público no seu e-mail

    Inscreva-se e receba nossa Newsletter
    em sua caixa de entrada