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    Cases de Sucesso

    Timbó (SC) usa software de gestão integrada e vira exemplo de governança municipal

    • Foto do Autor Por IPM
    • 16 jun, 2023
    • Tempo de leitura: 11 mins
    • Última atualização: 13 jul às 14:29
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  • A administração pública de Timbó (SC) vem promovendo uma série de ações voltadas à modernização digital desde janeiro de 2016, quando passou a utilizar o software de gestão completa e integrada Atende.Net, desenvolvido 100% em nuvem pela GovTech brasileira IPM Sistemas. E o sucesso tem sido evidenciado por ótimos indicadores de governança municipal e sucessivas premiações nacionais. São números que comprovam que a gestão timboense está mais inteligente, eficiente e econômica, além de próxima dos cidadãos, como mostraremos abaixo.

    Temas que serão tratados a seguir:

    • EFICIÊNCIA: Aumento de 137% da receita e redução de gastos com pessoal
    • SISTEMA INTEGRADO: 18 entes municipais usam a mesma tecnologia
    • FOCO NO CIDADÃO: 509 serviços no Autoatendimento e crescimento de 45% no uso do App
    • VALIDAÇÃO EXTERNA: Destaque em pelo menos 7 rankings nacionais em dois anos
    • RESUMO: Principais números da gestão de sucesso em Timbó

    Timbó (SC) usa software de gestão integrada e vira exemplo de governança municipal

    Após iniciar a transformação digital da gestão pública em 2016, Timbó (SC) registrou crescimento de 133% na arrecadação. Na última década, foi de 137% (2012-2022). Ainda, aumentou sua eficiência e reduziu os gastos com pessoal de 52,1% (2015) para 45,5% (2022). Fonte: dados consolidados do Atende.Net.

    Eficiência: aumento de 137% da receita e redução de gastos com pessoal

    Com a aplicação de boas práticas e o uso de um software de gestão integrada e inovadora que permite maior controle de suas informações, Timbó viu a arrecadação municipal crescer 137% na década 2012-2022 – se considerado apenas o período após o início da transformação digital, o aumento foi de 133% (2015-2022). 

    Resultado que não envolve aumento de taxas e impostos, mas sim boas práticas de gestão aliadas ao uso de uma tecnologia inovadora que permite uma visão 360º da administração pública, além de oferecer ferramentas para maior assertividade na tomada de decisão. Como benefícios aos cidadãos, isso significa mais recursos para investimentos em infraestrutura e qualidade de vida, como novas creches, escolas e praças, calçamentos de rua, sistema de esgoto, iluminação pública, etc.

    Timbó também tem conquistado melhor equilíbrio entre receita e gastos de pessoal, conforme a apuração do limite legal de comprometimento da receita corrente líquida (RCL) em relação à despesa total com pagamento de pessoal (DTP). Ao fechar 2015 com percentual de 52,1%, o Município encostou no limite de alerta de 54%, sendo que o máximo permitido por lei é de 60%. Com a modernização digital e melhor eficiência da gestão, fechou 2022 com 45,5%.

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    Sistema Integrado: 18 entes municipais usam a mesma tecnologia

    Como o Atende.Net é uma solução completa e integrada (banco de dados único) e desenvolvida 100% em nuvem pela GovTech IPM Sistemas, todos os departamentos públicos têm acesso a uma mesma tela, o que aumenta o controle, elimina duplicações de dados e facilita a rastreabilidade. É assim em Timbó, onde Prefeitura, Instituto de Previdência, 2 Fundações, 12 Fundos, Samae e Câmara de Vereadores usam o mesmo sistema de gestão – o Atende.Net. Além de qualificar a administração como um todo, ainda atende o Decreto 10.540/2020 – Siafic.

    Lá, os procedimentos de contabilidade, compras e licitações, gestão de pessoas, folha de pagamento, lançamentos, fiscalização, entre outros, são realizados a partir de uma mesma tela, de forma rápida e sem precisar usar papel. Inclusive, os gestores cruzam dados e obtêm indicadores valiosos e atualizados em tempo real para uma tomada de decisão mais assertiva, otimizando tempo e recursos.

    Além disso, o software de gestão integrada permite automatizar centenas de rotinas, deixando os trâmites menos burocráticos, resultando em agilidade, confiabilidade e transparência para Servidores e munícipes. E os processos podem ser acompanhados em tempo real, direto de casa ou escritório.

    Foi assim com 38,4 mil processos digitais abertos só em 2022 – 50% a mais do que em 2021. Foram pedidos de alvarás de demolição, Habite-se ou construção, regularização ou reforma, solicitações de limpeza de boca de lobo, recolhimento de entulhos, conserto de tubulação com infiltração, ligação de fossa, revitalização de rua, serviço de roçada, entre vários outros. 

    “Nossas soluções utilizam tecnologia de última geração, que permite ir muito além da simples abertura de protocolos e envio de memorandos ou requerimentos por meio de um sistema informatizado. O próprio sistema utilizado no trâmite de processos também realiza os lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas”, explica o gerente de Relações Institucionais da IPM, Sedi Zanella.

    Software Atende.Net IPM no computador e no celular

    O Atende.Net é um software de gestão completa e integrada desenvolvido 100% em nuvem (sem emuladores) pela GovTech brasileira IPM Sistemas, e pode ser acessado por gestores e cidadãos em qualquer dia, horário e lugar, pela Internet. Foto: IPM.

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    Foco no Cidadão: 509 serviços no Autoatendimento e crescimento de 45% no uso do App

    Com a estruturação de governo digital, a Prefeitura de Timbó (SC) oferece atualmente 509 serviços para Autoatendimento On-line, ou seja, que podem ser acessados em qualquer dia, horário e lugar pela Internet. Além de eliminar deslocamentos até as repartições públicas e as filas, essa praticidade ainda gera agilidade e economia de tempo e dinheiro.

    Conforme explica a coordenadora de Desenvolvimento de Governo Digital da IPM, Kananda Mayer, o governo digital tem por objetivo aumentar a eficiência da administração e a transparência dos processos governamentais, além de gerar facilidades aos cidadãos. 

    “Por meio das tecnologias digitais, é possível ampliar acesso à informação e aos serviços públicos. Ter um governo digital é fundamental para as entidades públicas, pois permite a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, além de reduzir custos e melhorar a gestão dos recursos públicos”, salienta Kananda.

    E  isso é aplicado em Timbó onde, usando um computador, tablet ou celular com Internet, é possível fazer registros na ouvidoria municipal, emitir/pagar IPTU, pedir isenção de IPTU, emitir certidões negativas de débito, Nota Fiscal Eletrônica (NFSe), guias ISS/Alvará, guias de obras, pedir instruções para Inscrição Municipal, solicitar Habite-se, licenciamento ambiental, parcelar débitos, entre outros. E mais: o andamento dos pedidos/processos também acontece pela Internet.

    Uma facilidade e tanto que se consolida no Município, com o aumento de 33% no uso da modalidade de atendimento on-line de 2021 para 2022, totalizando mais de 968,8 mil acessos no ano passado. Um número expressivo para uma população de 45,7 mil habitantes. E só de janeiro a maio de 2023 já foram 352,8 mil acessos.

    Crescimento ainda maior é observado nos acessos realizados exclusivamente pelo App Atende.Net: foram mais de 31,5 mil em 2022, o que é 45% a mais do que o registrado em 2021. E segue aumentando: só nos primeiros cinco meses de 2023 foram mais de 20,2 mil – o que representa 64% de todo 2022.

    Até mesmo o acompanhamento dos trabalhos realizados pela administração registrou maior procura: foram feitos 192.813 acessos ao Portal da Transparência municipal no ano passado, o que é 23% a mais do que em 2021.

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    Prefeito de Timbó com troféus do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022 etapa SC

    Prefeito de Timbó, Jorge Kruger, com os 4 troféus recebidos na etapa Santa Catarina do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022. Foto: Andrei Kayo Lamin/PMT.

    Validação Externa: destaque em pelo menos 7 rankings nacionais em dois anos

    Outra prova de todo esse sucesso de Timbó vem da avaliação externa de entidades renomadas, como o duplo 1º lugar Nacional na categoria principal do Prêmio Band Cidades Excelentes em 2021 e 2022, assim como o 1º lugar Nacional no Prêmio Melhores Cidades do Brasil 2022. Confira essas e outras conquistas recentes de boa gestão timboense abaixo:

    > Índice de Governança Municipal (IGM) – Conselho Federal de Administração (CFA) 2023:
    • 1º lugar Estadual (cidades de todos os portes juntas);
    • 3º lugar Nacional no Grupo 4 (entre 560 municípios brasileiros).
    > Prêmio Band Cidades Excelentes – Oscar da Gestão Pública 2022:
    • 1º lugar Nacional Geral troféu Prêmio Cidade Excelente – IGMA 2022 (melhor desempenho entre todos os avaliados no Brasil considerando todos os pilares);
    • 1º lugar Nacional no pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública 2022 (cidades de 30 mil a 100 mil habitantes);
    • 1º lugar Estadual Geral troféu Cidades Excelentes 2022 (melhor desempenho entre os municípios de SC considerando todos os pilares);
    • 1º lugar Estadual no pilar Infraestrutura e Mobilidade Urbana 2022;
    • 1º lugar Estadual no pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública 2022;
    • 1º lugar Estadual em Sustentabilidade 2022.
    > Prêmio Band Cidades Excelentes – “Oscar da Gestão Pública” 2021:
    • 1º lugar Nacional Geral troféu Prêmio Cidade Excelente – IGMA 2021 (melhor desempenho entre todos os avaliados no Brasil considerando todos os pilares);
    • 3º lugar Nacional no pilar Infraestrutura 2021 (cidades de 30 mil a 100 mil);
    • 1º lugar Estadual Geral troféu Cidades Excelentes 2021 (melhor desempenho entre os municípios de SC considerando todos os pilares);
    • 1º lugar Estadual pilar Infraestrutura e Mobilidade Urbana 2021.
    > Ranking Melhores Cidades do Brasil 2022 – Austin Rating e Revista IstoÉ:
    • Prêmio Melhores Cidades do Brasil 2022: 1º lugar Nacional Geral Pequeno Porte;
    • Indicadores Fiscais: 35º lugar Nacional Pequeno Porte consolidado (do Eixo como um todo); 9º lugar Nacional Pequeno Porte do subgrupo Capacidade de Arrecadação; 40º lugar Nacional Pequeno Porte do subgrupo Execução do Orçamento;
    • Indicadores Econômicos: 12º lugar Nacional Pequeno Porte consolidado (do Eixo como um todo); 44º lugar Nacional consolidado do subgrupo Padrão de Vida e 2º lugar Nacional Pequeno Porte do subgrupo Padrão de Vida;
    • Indicadores de Desenvolvimento Social: 4º lugar Nacional consolidado (todas as cidades do Brasil juntas); 1º lugar Nacional Pequeno Porte; 6º lugar Nacional consolidado (todas as cidades do Brasil juntas) do subgrupo Educação e 3º lugar Nacional Pequeno Porte do subgrupo Educação;
    • Indicadores Digitais: 5º lugar Nacional Pequeno Porte e 47º lugar Nacional consolidado (todas as cidades do Brasil); 11º lugar Nacional do subgrupo Mobilidade Digital consolidado (de todo o País) e 2º lugar Nacional Pequeno Porte no mesmo subgrupo; 19º lugar Nacional Pequeno Porte do subgrupo Acesso Digital ao Conhecimento;
    • Indicadores Sociais: 1º lugar Nacional pequeno porte e 4º lugar Nacional consolidado (entre todas as cidades do Brasil); 3º lugar Nacional pequeno porte e 6º lugar Nacional no subgrupo Educação consolidado (também entre todas as cidades); e 46º lugar pequeno porte do subgrupo Habitação.
    > Selo Sebrae em Referência em Atendimento 2022:
    • Selo Ouro
    > Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do SICONFI 2022: 
    • 10º lugar Estadual
    > Índice Firjan de Gestão Fiscal – IFGF 2021 (bianual): 
    • Destaque “Boa Gestão”

    >> Índice CFA 2023: cliente IPM tem melhor governança do País e outros 18 são destaque

    >> Previne Brasil 2023: clientes IPM têm destaque na primeira avaliação do ano

    >> Clientes IPM vencem prêmio principal e 4 dos 6 pilares do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022

    Resumo: principais números da gestão de sucesso em Timbó

    • 45,7 mil habitantes (IBGE,2021);
    • 133% de aumento da arrecadação após o início da transformação digital;
    • Redução de 52,1% para 45,5% com gastos de pessoal;
    • 509 serviços para Autoatendimento On-line no Portal do Cidadão;
    • 968,8 mil acessos a serviços públicos on-line em 2022 – aumento de 33% na comparação com 2021;
    • 192,8 mil acessos ao Portal da Transparência em 2022, o que é 23% a mais do que em 2021;
    • 38,4 mil processos digitais abertos em 2022 – 50% a mais na comparação com 2021;
    • 31,5 mil acessos exclusivamente pelo App Atende.Net em 2022 – crescimento de 45% em relação a 2021;
    • 20,2 mil acessos via App de janeiro a maio de 2023 – equivalente a 64% do total de 2022;
    • Destaque em pelo menos 7 rankings nacionais em apenas dois anos.

    >> Vídeo: a gestão pública do futuro é preditiva 

    Leia também:

    >> Solução eComunica IPM simplifica a comunicação pública interna e externa 

    >> Starter IPM facilita e agiliza a abertura de empresas no seu Município

    >> Sua Prefeitura usa Domicílio Eletrônico para se comunicar com o contribuinte?

    >> 6 motivos para usar tecnologia web IPM gestão da Vigilância Sanitária

    >> Gestão de Obras e Posturas: 7 benefícios do uso da tecnologia 

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