Rio Grande (RS) vai modernizar a gestão pública com tecnologia nativa web IPM
Por
IPM
31 out, 2022
Tempo de leitura: 4 mins
Última atualização: 16 jul às 12:24
A prefeitura de Rio Grande (RS), município do Sudeste rio-grandense com cerca de 213 mil habitantes, vai modernizar a gestão pública com tecnologia nativa web – sem emuladores. A partir de novembro, a administração municipal trabalhará com o Atende.Net, desenvolvido pela IPM com plataforma única de dados, que permite cruzar informações e gerar gráficos atualizados em tempo real.
Essa modernização digital resultará em mais agilidade, eficiência, economia e transparência. A tecnologia é a mesma já utilizada pela Câmara de Vereadores de Rio Grande, que recebeu 100% de aprovação na análise dos Portais da Transparência gaúchos feita pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS). E que também já atende aos requisitos do Siafic – Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle, que entrará em vigor no dia 01/01/2023.
A implantação da tecnologia cloud computing Atende.Net iniciará no dia 03/11/2022. Para que os dados sejam migrados do antigo sistema para o software inovador, será preciso suspender temporariamente algumas atividades na prefeitura entre os dias 07 e 11/11/2022. Durante esse período, os Servidores municipais rio-grandinos receberão treinamentos. Por isso, a orientação é que comunidade e prestadores de serviços antecipem suas demandas junto ao Paço Municipal.
Modernização digital envolverá diversos setores da prefeitura
Com esse processo para modernizar digitalmente a gestão pública, a Prefeitura terá um novo website, no qual disponibilizará notícias da gestão e avisos à comunidade, vídeos e galerias de fotos. E também um novo Portal da Transparência, para que os cidadãos possam acompanhar a receita e os gastos públicos, assim como um Portal do Cidadão que, aos poucos, oferecerá diversos serviços para autoatendimento on-line, como emissão e pagamento de guias (IPTU, ITBI, ISS, etc.), acompanhamento de protocolos e processos digitais, etc.
E tudo poderá ser acessado inclusive por aplicativo de celular, a qualquer hora do dia, 7 dias por semana. Ou seja, essa modernização digital resultará em redução de burocracia, agilidade nas rotinas internas e facilidades de atendimento aos rio-grandinos, que não precisarão mais realizar deslocamentos até a prefeitura ou enfrentar filas.
Para deixar mais fáceis e rápidos os processos, também serão modernizadas as rotinas de gestão de Obras e Posturas, Compras, Licitações e Contratos, Folha de Pagamento e controle de Ponto Eletrônico, Frota, Gestão Contábil, Financeira e Prestações de Contas, Gestão Ambiental, Procuradoria, Ouvidoria, entre outros departamentos e rotinas administrativas.
Com a tecnologia IPM, os dados da administração pública são armazenados em nuvem, em servidor próprio da IPM, o trâmite de processos ocorre em tempo real e a aprovação é via assinatura digital. E o próprio Atende.Net tramita os processos e também realiza os lançamentos em contabilidade, RH, arrecadação, compras e em outras áreas, sem uso de papel. Ou seja, são diversas novidades que vão acelerar o processo de transformação de Rio Grande em uma Smart City.
> Vídeo: confira 5 passos para ter uma Cidade Inteligente