Logo Ipm Sistemas
Cases de Sucesso

Prefeitura e Câmara de Pinhal (RS) passam a usar sistema de gestão em nuvem IPM

  • Foto do Autor Por IPM
  • 20 maio, 2021
  • Tempo de leitura: 5 mins
  • Última atualização: 13 jul às 14:29
  • Instagram Ipm Sistemas
  • Youtube Ipm Sistemas
  • O município de Pinhal, no Noroeste do Rio Grande do Sul, tem 2,6 mil habitantes, conforme a última estimativa do IBGE. Embora pequeno, tem gestores que pensam grande e apostam no desenvolvido atrelado ao uso da tecnologia para qualificar os serviços prestados aos cidadãos. Tanto que a Prefeitura e a Câmara de Vereadores acabam de adotar um sistema de gestão 100% em nuvem.

    Com a implantação do software de plataforma única Atende.Net, desenvolvido pela IPM Sistemas, as entidades ficam aptas a cumprir as determinações do novo Siafic, por exemplo. Isso porque, de acordo com o Decreto nº 10.540, de 05/11/2020, todas as instituições, órgãos e poderes de um mesmo ente federativo deverão ter um único Siafic a partir de 01/01/2023. 

    O Atende.Ne é preparado justamente para atender múltiplas entidades públicas, que podem manter suas informações no mesmo servidor de banco de dados, com total segurança. Ou seja, é pensando para contemplar as necessidades de Prefeituras, Fundos, Fundações, Autarquias e Câmaras de Vereadores.

    Além disso, é sistema de gestão 100% em nuvem desenvolvido em plataforma única. Nesse sentido, trabalha com uma base de dados unificada e de uso compartilhado entre os usuários. Então as informações de todos os departamentos ficam em um único sistema, facilitando a atualizações de dados, bem como evitando redigitação e duplicidades.

    Com isso, agora tanto a Prefeitura quanto a Câmara de Pinhal passarão a controlar contabilidade, compras e licitações, gestão de pessoas, folha de pagamento, lançamentos, procuradoria, etc, em um único sistema. E com acesso em qualquer lugar e horário, totalmente on-line. Inclusive assinaturas são incluídas digitalmente, o que acelera os processos.

     

    Vídeo: como a IPM Sistemas ajuda a construir Cidades Inteligentes

     

    Estudos apontam que o caminho é o Governo Digital

    Não há como fugir da digitalização dos serviços. Além de facilitar a rotina dentro das repartições públicas, promovendo uma gestão mais célere, econômica e transparente, ainda oferece facilidades à população. É o que mostra um estudo sobre a transformação digital nos governos brasileiros divulgado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em março de 2021.

    De acordo com o levantamento, 60% dos cidadãos referem o atendimento por site, aplicativo ou mensagem de texto de serviços públicos. E o motivo alegado para essa preferência foi “economia de tempo” para 46% dos entrevistados. Em outras palavras, o cidadão não quer mais ter de ir até a Prefeitura, muito menos ficar em filas.

    E contar com uma tecnologia que permita essa comunicação on-line por celular é fundamental. Afinal, esse é o equipamento preferido para acessar a WEB em 99,5% dos domicílios, segundo um levantamento do IBGE

    Além disso, 82,7% dos domicílios brasileiros usam a internet. Ainda, olhando apenas para os que têm mais de 10 anos, o estudo mostra que 78,3% deles utilizam a internet. Os dados são da pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC da PNAD Contínua 2019, divulgada pelo IBGE em abril de 2021. 

     

    Vídeo: as vantagens da tecnologia no processo de compras públicas

     

    Tecnologia IPM qualifica a gestão e o atendimento ao cidadão

    Com base nas pesquisas do BID e do IBGE, fica claro o quanto é importante investir em comunicação via internet e celular, promovendo o fácil acesso à informação. E, se ela ficar disponível 24 horas por dia, melhor ainda. O que beneficia também a comunicação entre os próprios gestores públicos.

    Com o sistema de gestão em nuvem Atende.Net, a Prefeitura de Pinhal poderá oferecer diversos serviços on-line aos pinhalenses. Por exemplo, será possível solicitar serviços de máquinas, agendar consultas médicas, emitir e pagar guias de impostos, parcelar dúvidas, registrar demandas na Ouvidoria ou agendar um teleatendimento com poucos cliques. Tudo de casa, sem filas, via Portal do Cidadão.

    Além disso, a gestão como um todo fica facilitada, pois o software trabalha com mais de 50 indicadores. Entre eles, estão comparativo entre receita e despesa; comparativo entre orçado e arrecadado; estatística de pagamento de IPTU; entre outros. Bem como permite maior controle da cobrança dos impostos e fiscalização de tributos. Tudo isso resulta em uma gestão mais eficiente e econômica, o que se reverte em prol da população.

     

    Vídeo: sistema em nuvem facilitou a rotina na Prefeitura de Gravataí (RS)

     

    LEIA TAMBÉM:

    > 3 formas de reduzir custos com computação em nuvem nas Prefeituras

    > Conheça 6 vantagens de um sistema de gestão pública com cadastro único

    > Como a tecnologia facilita a comunicação e a interação com o cidadão

    > Vigilância em Saúde: como a tecnologia facilita a gestão municipal

     

    Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

    Artigos relacionados

    Receba o melhor da inovação no setor público no seu e-mail

    Inscreva-se e receba nossa Newsletter em sua caixa de entrada