Cachoeirinha inicia marcação on-line de consultas com tecnologia IPM

Cachoeirinha inicia marcação on-line de consultas com tecnologia IPM

Saúde
29 nov 2021

Mais um importante serviço de saúde pública foi implementado pela Prefeitura de Cachoeirinha (RS), na Grande Porto Alegre, com ajuda da tecnologia de última geração da IPM Sistemas. Nesta segunda-feira, 29/11/2021, entrou em operação o sistema on-line de marcação de consultas. Por enquanto, o programa Agenda Saúde atenderá somente os usuários da UBS Odil Silva de Oliveira, dentro de um Projeto-Piloto. Para fazer o agendamento, os cidadãos poderão acessar o site da Prefeitura ou usar o Aplicativo Atende.Net, direto em seus celulares.

“Todos os dias, basta olhar pelo site, aplicativo, ou mesmo no posto e ver quando e onde tem consulta. Vamos começar pelo Odil, mas vamos atingir todas as ESFs e UBSs, chegando a toda a cidade”, destacou o prefeito em exercício, Maurício Medeiros, em matéria no site da Prefeitura.

A UBS Odil Silva de Oliveira terá até 308 consultas disponíveis por semana. O secretário municipal de Saúde destaca a importância da realização do Projeto-Piloto para que o serviço tenha seu melhor desempenho e possa, posteriormente, ser estendido aos demais postos de saúde.

“Esta ação é importante no processo de implantação para que possamos medir, na prática, a eficiência da nova ferramenta e corrigir eventuais problemas técnicos ou mesmo de ajuste do fluxo”, explica o secretário da Saúde, Juliano Paz. 

Com a novidade, está sendo atendida uma demanda antiga da comunidade. Maurício Medeiros lembra que, com a ferramenta disponível para toda a população, não será mais necessário ir aos postos de madrugada para conseguir ficha de atendimento. E quem não tiver acesso à Internet não será prejudicado, pois bastará ir ao posto que os atendentes farão a marcação no sistema – com a vantagem de encontrarem o espaço com bem menos pessoas devido ao atendimento on-line. 

De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde no início de dezembro, em uma semana de utilização da ferramenta foram 377 atendimentos, diminuindo em cerca de 80% as filas na unidade teste.

> Cachoeirinha (RS) recebe destaque por gestão e prevenção em saúde da mulher

> Vídeo: 5 vantagens da tecnologia na gestão da saúde pública

Comunidade poderá decidir melhor dia e horário do atendimento

O uso da tecnologia para gestão de saúde da IPM Sistemas vai proporcionar mais agilidade, segurança e transparência à comunidade, além de dar fim às filas. Conforme explica a Administração Municipal, as consultas serão abertas para os sete próximos dias, contendo datas, horários e profissionais disponíveis para o atendimento. Desta forma, o sistema dará acesso à agenda disponível permitindo a livre escolha pelos pacientes que podem decidir o melhor dia e horário para serem atendidos. 

“A orientação é: caso não possa comparecer, deve informar a unidade de saúde com antecedência mínima de 4 horas para evitar o bloqueio do seu acesso e disponibilizar a vaga para outra pessoa”, lembra o secretário Juliano Paz.

Ou seja, ao mesmo tempo que o sistema oferece a vantagem do autoatendimento à população, também garante meios de controlar os acessos e bloquear usuários que agendarem e não comparecerem nem fizerem a desistência do atendimento.

Para ter acesso ao sistema Agenda Saúde, basta que a população procure suas unidades de referência e providenciem o cadastramento, apresentando cópia do comprovante de residência e do CPF. Para aqueles que tiverem consultado nos últimos dois meses, este processo já foi realizado. Usuários de ESF que não estão cadastrados devem procurar suas unidades. Então basta entrar no site ou baixar o App Atende.Net.

Processo de agendamento é muito simples

  1. Acesse o site da Prefeitura: cachoeirinha.atende.net/cidadao ou o aplicativo Atende.Net
  2. Faça login com CPF e senha no ícone que está no canto superior direito (é necessário fazer o cadastro no primeiro acesso usando o CPF);
  3. Acesse o link de Autoatendimento e clique em AGENDAR na aba de Serviços Destaque;
  4. Escolha o profissional (CLÍNICO), dia e horário.

Novidade foi destaque no jornal Correio do Povo:  

marcações de consultas on-line correio do povo

Quero falar com um consultor IPM e ter uma demonstração

 

Para saber mais sobre a tecnologia IPM, leia também:

> Clientes IPM ganham Selo APS de Qualidade do Ministério da Saúde

> Tecnologia IPM está preparada para a Lei do Governo Digital

> IPM tem 88 clientes com boa ou excelente gestão fiscal no Índice Firjan

> Gestão ambiental municipal: 4 benefícios do uso da tecnologia IPM

> Gestão de cemitérios: tecnologia facilita o trabalho das Prefeituras

> Gestão municipal da água: 6 vantagens do uso da tecnologia 

> Gestão de Obras e Posturas: confira 7 benefícios do uso da tecnologia 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página