Sistema unifica banco de dados e proporciona maior agilidade em análises.
Um nova solução em nuvem está proporcionando maior agilidade no cadastro e análise de candidatos ao programa Minha Casa Minha Vida e a outros projetos habitacionais no município de São Francisco do Sul, no Norte Catarinense. O IPM Social, em implantação deste o início de março, está informatizando o banco de dados da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária. O sistema está configurado para o processamento de procedimentos e critérios de inscrição, seleção, priorização e hierarquização dos candidatos aos programas habitacionais, facilitando os estudos socioeconômicos e a geolocalização de demandas por meio de integração com o Google Maps.
O controle manual, com cerca de dois mil cadastros, realizado em formulários de papel, está sendo migrado para o sistema Web. Segundo a gerente de Habitação de São Francisco do Sul, Beatris dos Santos, o IPM Social contribuirá significativamente para a execução da política habitacional do município. “Com a base cadastral informatizada ganharemos celeridade na seleção e análise de casos prioritários, a partir do cruzamento automático de dados e geração de relatórios com a classificação dos candidatos”, destaca. Além auxiliar no diagnóstico para acesso à moradia, a multiplataforma também facilita o planejamento habitacional e a execução dos projetos de regularização fundiária da cidade.
Para a gestão municipal, o IPM Social oferece uma base unificada de dados com todas as informações de habitação da família, assim como aspectos socieconômicos e situações de vulnerabilidade. O sistema pode ser atualizado remotamente por smartphone ou tablet. “O município é beneficiado com a manutenção das informações sobre a família, pois os agentes comunitários de saúde podem atualizar os dados durante o trabalho rotineiro de visitas domiciliares. A ferramenta oferece ainda a possibilidade de configuração com critérios para a seleção das famílias de acordo com tempo de residência no município, faixa de renda, quantidade de idosos e deficientes, e situações de vulnerabilidade, explica o consultor de Implantação, Cássio Andersen. Configurado com os critérios pré-definidos, a ferramenta disponibiliza uma lista de famílias ordenando por pontuação.
Sobre o IPM Social
O sistema em nuvem auxilia a gestão municipal na destinação de recursos financeiros, no planejamento, execução e controle dos serviços prestados ao cidadão, como a distribuição de benefícios, encaminhamentos e atendimentos realizados. Além de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, os municípios de Marechal Cândido Rondon e Santa Helena, no Paraná, também utilizam o IPM Social na gestão de programas habitacionais.
O acompanhamento apurado dos encaminhamentos de casos para outras unidades assistenciais, centros de saúde ou outros órgãos da rede socioassistencial é possível devido à integração com o IPM Saúde, sistema focado na gestão da área de saúde. Outro benefício é o mecanismo de geolocalização proporcionado pela integração com o Google Maps. Isso permite um mapeamento minucioso da demografia do município, incluindo vulnerabilidades e identificação de regiões que demandam maior atenção dos programas assistenciais.