IPM é uma das 50 empresas mais inovadoras do Sul do Brasil

IPM conquista prêmio como uma das 50 empresas mais inovadoras do Sul do Brasil

IPM na Mídia
14 jul 2023

A IPM Sistemas, empresa de Florianópolis referência em tecnologia para cidades inteligentes, é um exemplo do potencial transformador da inovação na sociedade. A empresa fundada em 1996 conta hoje com cerca de 700 colaboradores, e dedica-se a tornar mais eficiente um dos setores mais tradicionais e essenciais do país: a gestão pública. Como elemento central disso está a inovação, tanto é que a empresa acabou de conquistar um reconhecimento internacional por isso. A IPM entrou para o ranking das 50 empresas mais inovadoras do Sul do Brasil, o Campeãs da Inovação, elaborado pelo Grupo Amanhã em colaboração com a consultoria global IXL Center for Innovation, Excellence and Leadership, de Cambridge, nos EUA. É a única empresa de tecnologia para gestão pública (GovTech) premiada, e uma das 2 únicas empresas de software reconhecidas. 

A premiação ocorreu no dia 14 de julho, em Porto Alegre, e contou com a presença de líderes empresariais de 50 empresas referência em inovação no Sul. Elaborado todos os anos, o Ranking Campeãs da Inovação serve como um termômetro das empresas que mais têm investido e tido resultados em inovação, pesquisa e desenvolvimento (P&D) pela metodologia internacional do Global Innovation Management Institute. Este ano, premiou 30 empresas do Rio Grande do Sul, 14 de Santa Catarina, e 6 do Paraná, com representantes de 17 segmentos empresariais diferentes.

Aldo Mees, CEO e Fundador da IPM, e Lúcia Mees, Gerente de Tecnologia e Inovação, estiveram presentes em Porto Alegre para receber o prêmio Campeãs da Inovação.

Aldo Mees, CEO e Fundador da IPM, e Lúcia Mees, Gerente de Tecnologia e Inovação, estiveram presentes em Porto Alegre para receber o prêmio Campeãs da Inovação. Foto: IPM/Divulgação.

Empresa vêm de uma longa trajetória de foco na inovação 

Com quase três décadas de experiência em tecnologia e inovação na gestão pública, a IPM desenvolve um ecossistema tecnológico completo com foco na transformação digital do setor público, englobando toda a jornada do cidadão e operação do governo, incluindo áreas como Contabilidade, Tributos, Governo Digital, Saúde, Educação, e outras, integradas em uma plataforma unificada e em nuvem, o Atende.Net. Em maio, a empresa inaugurou no mercado sua inteligência artificial proprietária, Dara, que apoia na tomada de decisões do gestor público e no planejamento das cidades e serviços urbanos. A novidade foi apresentada no maior evento municipalista estadual do Brasil, em Belo Horizonte (BH), e é um dos resultados dos investimentos em inovação da organização.

Hoje, a IPM se posiciona como a líder do segmento GovTech, atendendo Prefeituras, Câmaras de Vereadores, e outros órgãos públicos municipais e estaduais. Apesar da longa história, a empresa promove processos de inovação e transformação ao passo em que expande para novos estados e mercados. Em 2022, cresceu seu quadro de colaboradores em 30%, e conquistou reconhecimentos relevantes como melhor solução do Brasil para cidades inteligentes no 8º Prêmio Connected Smart Cities, uma das 25 melhores empresas do Brasil para mulheres no GPTW Mulher (categoria empresas de até 1000 colaboradores) e um dos 5 melhores times de RH do Brasil no Gupy Destaca (categoria Encantamento).

Para 2023, a intenção é de acelerar o ritmo de P&D, fortalecer a cultura de inovação, e aumentar os investimentos em novas tecnologias, conforme aponta Aldo Mees, fundador e CEO da empresa:

“Nosso maior diferencial no mercado sempre foi nosso compromisso com a inovação, comprovado pelo nosso histórico de pioneirismo e liderança em tecnologia ano após ano. Em 2012, nos tornamos destaque no mercado por entregar um sistema de gestão em nuvem para gestão pública à frente da área privada, e agora em 2023 somos novamente pioneiros em trazer a inteligência artificial para os órgãos públicos. Somos uma empresa cuja essência é a inovação, motivada por um propósito de impacto na sociedade. O objetivo agora é tornar isso ainda mais consistente, ágil, e presente no dia a dia de todos.”

IPM é uma das Campeãs da Inovação: empresa recebeu o prêmio junto a 50 empresas referência em inovação nos estados de SC, PR, e RS. Foto: IPM/Divulgação.

Intraempreendedorismo, P&D e cultura: como a IPM se tornou destaque em inovação

A Gerente de Tecnologia e Inovação da IPM, Lúcia Mees, destaca que a empresa trabalha diversas frentes para promover a inovação, com foco na inovação fechada, no intraempreendedorismo, e na cocriação. A organização conduz o processo do início ao fim, com equipe própria de inovação, pesquisa, e desenvolvimento, e desenvolve soluções em estreita colaboração e parceria com órgãos públicos, agregando ideias inovadoras e novos projetos. 

“Não buscamos trazer novas funcionalidades aos nossos produtos, e sim criar soluções inovadoras que realmente solucionem os desafios do nosso público. Esse tipo de inovação depende de um ecossistema que a promova e impulsione, e é nisso que tem sido nosso foco. Este ano o foco tem sido em fortalecer a própria cultura de inovação, promovendo um ambiente de agilidade, eficiência, e adaptabilidade que esteja refletido em todos os times e níveis. Ou seja, há investimento não só em criar produtos inovadores, mas também em impulsionar um ecossistema de inovação que permita que a IPM continue a criar soluções impactantes e pioneiras pelos próximos 5, 10, 20 anos”, destaca Lúcia.

A mais recente novidade da IPM, Dara, foi resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento interno em inteligência artificial, e contou com colaboração e parceria contínua com gestores públicos, professores, médicos e pesquisadores, além da “importação” de profissionais oriundos dos principais centros de pesquisa e educação dos EUA, como a Johns Hopkins University.

“Seguimos investindo sistematicamente em nossos pilares de inovação, e ainda no início de um grande projeto de tornar a IPM uma das empresas mais inovadoras do Brasil”, completa Lúcia. 

 

Vídeo: Manifesto IPM


Leia também:

>> IPM lança Inteligência Artificial para guiar ações de governo

>> GPTW: IPM é certificada como uma das melhores empresas para trabalhar pelo 4º ano seguido

>> Entenda o que é Data Science, Machine Learning, Assistente Virtual, Chatbot e Inteligência Artificial

 

Assista a uma demonstração exclusiva do ecossistema IPM

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e YouTube 

 

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página