Cliente IPM, a cidade investiu em uma administração moderna e próxima ao cidadão.
Oferecer uma gestão eficiente é uma busca constante dos municípios. E o reconhecimento de iniciativas como essa proporcionou à Gravataí – cidade localizada na região metropolitana de Porto Alegre – figurar entre as 100 melhores cidades do Brasil para se viver.
A avaliação, feita pela consultoria Macroplan e divulgada pela Revista Época, avaliou cidades que possuem mais de 266 mil habitantes. O estudo também considerou 16 indicadores, divididos em áreas essenciais, como saúde, educação, segurança e infraestrutura.
Gravataí é uma das seis cidades gaúchas que aparecem no ranking e se destacou em quesitos como a redução do número de óbitos infantis, onde ocupa o primeiro lugar. Apesar de não ser um dos indicadores avaliados pela consultoria, a transparência das contas públicas é outro ponto que chama a atenção na cidade.
Com nota máxima atribuída pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2016, o cidadão pode acompanhar como o dinheiro público está sendo investido e se as áreas essenciais estão sendo supridas.
De acordo com Gláucio Neves, diretor da Macroplan, entre os principais desafios das gestões municipais estão o aumento da produtividade dos gastos públicos e a governança compartilhada com a sociedade – aspectos que são potencializados quando se investe em tecnologia. Os dados para a avaliação foram coletados entre os anos de 2004 e 2015.
Com informações de: Exame e Seguinte