São Bento do Sul facilita acesso a serviços públicos usando tecnologia

São Bento do Sul facilita acesso a serviços públicos e abre 62 mil protocolos digitais em 6 meses

Governo Digital
20 jul 2021

São Bento do Sul é um município do Norte catarinense com cerca de 85,5 mil habitantes. Cliente da IPM Sistemas desde 2017, tem apostado na tecnologia para facilitar e ampliar o acesso aos serviços públicos. Com o uso do sistema de gestão pública Atende.Net, está transformado a rotina tanto dos Servidores quanto dos cidadãos. Por exemplo, já implantou IPTU e protocolos digitais, além de tramitar e assinar documentos eletronicamente.

“A tecnologia, com certeza, facilita a vida do cidadão. Com este sistema, também presta mais agilidade ao Servidor da Administração. Nosso objetivo, como administração pública, é justamente dar mais agilidade e praticidade, com economia, envolvendo a tecnologia como um todo”, salienta o prefeito Antonio Tomazini.

Como resultado do processo de digitalização da Prefeitura, destaca-se o número de abertura de protocolos digitais. Neste 1° semestre de 2021, foram abertos 62 mil, diante de 85 mil em todo o ano de 2020. Portanto, já atingiu 72% do total do ano passado, o que comprova a rápida adaptação.

Essa oferta de procedimentos digitais atinge as mais diversas áreas da administração municipal de São Bento do Sul. Por exemplo, facilita o acesso a serviços públicos como: ouvidoria; emissão de nota fiscal eletrônica; certidão negativa de débitos; consulta de licitações; emissão de processo digital, entre outros.

E o melhor: tudo sem sair de casa, nem pegar filas. O acesso a esses serviços pode ser feito pelo computador via site da Prefeitura ou pelo aplicativo Atende.Net, disponível para os sistemas IOS ou Android. 

IPTU digital tem 56 mil acessos no primeiro semestre

Outra novidade que está facilitando a vida dos cidadãos é o IPTU digital. O secretário de Administração, Heráclio Steinbach, comemora as conquistas dos avanços tecnológicos. 

“Um exemplo é o número de guias de IPTU 2021 emitidas pelo Atende.Net, com mais de 56 mil acessos executados no primeiro semestre, além de outros vários serviços públicos para atender a nossa população”, salienta Heráclio. “Além da abertura de protocolo digital, que facilita o anexo de documentos para inscrições em algum processo seletivo da Prefeitura”, completa.

Mais números comprovam as boas práticas da gestão pública de São Bento do Sul. Em resumo, pode-se citar o alto Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), de 0,782.

O indicador é calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). E seu valor vai de 0 a 1, considerando o progresso em três dimensões: renda, educação e saúde. Além disso, o município apresenta uma taxa de 94,8% em esgotamento sanitário adequado, conforme a última atualização do IBGE. 

> Vídeo: 3 vantagens da modernização digital dos órgãos públicos

Agilidade e economia com assinaturas digitais

Assim como a abertura de processos e tramitações de documentos de forma digital, a Prefeitura de São Bento do Sul também trabalha com assinaturas digitais. Essa facilidade resulta em grande agilidade, com economia de papel.

“O ganho de tempo é enorme, visto que, por exemplo, no caso de empenhos, são centenas de páginas e, com assinatura digital, bastam alguns cliques”, salienta o diretor de Tecnologia e Informação da Prefeitura, Paulo Uhlig.

O diretor explica que a Prefeitura utiliza a funcionalidade também nos demais processos internos.

“Isso proporciona maior mobilidade e agilidade, e maior economia de recursos físicos. Como há adoção de home office e outras atividades remotas, as tarefas do cotidiano não são interrompidas como se fosse em papel”, destaca Uhlig.

Para dar continuidade à digitalização de seus procedimentos, em breve, a Prefeitura contará com mais processos automatizados. 

Licitação também é feita de forma on-line

Para qualificar ainda mais o atendimento virtual ao cidadão, bem como agilizar sua rotina interna, a Prefeitura está ampliando a capacidade da Internet. O objetivo é contar com um serviço que tenha 6 vezes mais velocidade que a atual, gerando economia de mais de 30% aos cofres públicos em custo de despesa mensal.

Esse processo licitatório também foi realizado de forma totalmente digital. Os trâmites foram executados dentro do Atende.Net, sendo usado papel apenas para a emissão do contrato. Mas, em breve, nem para isso será preciso fazer impressões, pois todas as etapas podem ocorrer digitalmente.

“A ideia é proporcionar mais velocidade para os servidores e, também, oferecer rede pública para a população com wireless grátis”, destaca Paulo Uhlig. Ainda, o diretor conta que há previsão para licitação futura de Internet para as outras repartições públicas. Por exemplo, como escolas, unidades de saúde e demais prédios públicos até o final deste mês.

> Vídeo: como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes

Tecnologia IPM: cadastro único e 100% em nuvem

O Atende.Net é desenvolvido pela IPM Sistemas com tecnologia de ponta em plataforma única e 100% em nuvem. Dessa forma, permite realizar todos os procedimentos de maneira on-line, com acesso 24h por dia, bastando utilizar um dispositivo com Internet.

Portanto, as Prefeituras que usam a tecnologia IPM têm a possibilidade de executar todos os processos sem papel. Ou seja, procedimentos de contabilidade, pagamentos, arrecadação, fiscalização, pessoal, compras, licitações, procuradoria, vigilância em saúde, etc. Bem como conseguem facilitar o acesso aos serviços públicos digitalmente.

Além disso, por ser um sistema de cadastro único, esses setores “conversam” entre si, permitindo cruzamento de dados e geração de gráficos e indicadores em tempo real. Essa facilidade amplia a visão da gestão municipal, qualificando a tomada de decisão. Por isso, garante uma gestão dos recursos públicos de forma transparente, econômica e célere.

Outra facilidade são os fluxos digitais via workflow, que automatizam processos, otimizando e acelerando a rotina interna com qualificação do atendimento ao cidadão. Por exemplo, o software mostra todas as etapas a serem cumpridas, indicando pendências e enviando alerta da sua evolução.

LEIA TAMBÉM:

> Governo Digital: o que é e sua importância na gestão pública

> Novo Siafic: entenda o que muda com o Decreto 10.540

> Cronograma do eSocial: fique atento aos prazos para Órgãos Públicos

> Clientes IPM ganham Selo APS de Qualidade do Ministério da Saúde

> Atende.Net localiza MEIs registrados após a Resolução CGSIM 59/2020

> IPM cria Departamento de Modernização Digital da Administração Pública

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página