São Bento do Sul é um município do Norte catarinense com cerca de 85,5 mil habitantes. Cliente da IPM Sistemas desde 2017, tem apostado na tecnologia para facilitar e ampliar o acesso aos serviços públicos. Com o uso do sistema de gestão pública Atende.Net, está transformado a rotina tanto dos Servidores quanto dos cidadãos. Por exemplo, já implantou IPTU e protocolos digitais, além de tramitar e assinar documentos eletronicamente.
“A tecnologia, com certeza, facilita a vida do cidadão. Com este sistema, também presta mais agilidade ao Servidor da Administração. Nosso objetivo, como administração pública, é justamente dar mais agilidade e praticidade, com economia, envolvendo a tecnologia como um todo”, salienta o prefeito Antonio Tomazini.
Como resultado do processo de digitalização da Prefeitura, destaca-se o número de abertura de protocolos digitais. Neste 1° semestre de 2021, foram abertos 62 mil, diante de 85 mil em todo o ano de 2020. Portanto, já atingiu 72% do total do ano passado, o que comprova a rápida adaptação.
Essa oferta de procedimentos digitais atinge as mais diversas áreas da administração municipal de São Bento do Sul. Por exemplo, facilita o acesso a serviços públicos como: ouvidoria; emissão de nota fiscal eletrônica; certidão negativa de débitos; consulta de licitações; emissão de processo digital, entre outros.
E o melhor: tudo sem sair de casa, nem pegar filas. O acesso a esses serviços pode ser feito pelo computador via site da Prefeitura ou pelo aplicativo Atende.Net, disponível para os sistemas IOS ou Android.
Outra novidade que está facilitando a vida dos cidadãos é o IPTU digital. O secretário de Administração, Heráclio Steinbach, comemora as conquistas dos avanços tecnológicos.
“Um exemplo é o número de guias de IPTU 2021 emitidas pelo Atende.Net, com mais de 56 mil acessos executados no primeiro semestre, além de outros vários serviços públicos para atender a nossa população”, salienta Heráclio. “Além da abertura de protocolo digital, que facilita o anexo de documentos para inscrições em algum processo seletivo da Prefeitura”, completa.
Mais números comprovam as boas práticas da gestão pública de São Bento do Sul. Em resumo, pode-se citar o alto Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), de 0,782.
O indicador é calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). E seu valor vai de 0 a 1, considerando o progresso em três dimensões: renda, educação e saúde. Além disso, o município apresenta uma taxa de 94,8% em esgotamento sanitário adequado, conforme a última atualização do IBGE.
Assim como a abertura de processos e tramitações de documentos de forma digital, a Prefeitura de São Bento do Sul também trabalha com assinaturas digitais. Essa facilidade resulta em grande agilidade, com economia de papel.
“O ganho de tempo é enorme, visto que, por exemplo, no caso de empenhos, são centenas de páginas e, com assinatura digital, bastam alguns cliques”, salienta o diretor de Tecnologia e Informação da Prefeitura, Paulo Uhlig.
O diretor explica que a Prefeitura utiliza a funcionalidade também nos demais processos internos.
“Isso proporciona maior mobilidade e agilidade, e maior economia de recursos físicos. Como há adoção de home office e outras atividades remotas, as tarefas do cotidiano não são interrompidas como se fosse em papel”, destaca Uhlig.
Para dar continuidade à digitalização de seus procedimentos, em breve, a Prefeitura contará com mais processos automatizados.
Para qualificar ainda mais o atendimento virtual ao cidadão, bem como agilizar sua rotina interna, a Prefeitura está ampliando a capacidade da Internet. O objetivo é contar com um serviço que tenha 6 vezes mais velocidade que a atual, gerando economia de mais de 30% aos cofres públicos em custo de despesa mensal.
Esse processo licitatório também foi realizado de forma totalmente digital. Os trâmites foram executados dentro do Atende.Net, sendo usado papel apenas para a emissão do contrato. Mas, em breve, nem para isso será preciso fazer impressões, pois todas as etapas podem ocorrer digitalmente.
“A ideia é proporcionar mais velocidade para os servidores e, também, oferecer rede pública para a população com wireless grátis”, destaca Paulo Uhlig. Ainda, o diretor conta que há previsão para licitação futura de Internet para as outras repartições públicas. Por exemplo, como escolas, unidades de saúde e demais prédios públicos até o final deste mês.
O Atende.Net é desenvolvido pela IPM Sistemas com tecnologia de ponta em plataforma única e 100% em nuvem. Dessa forma, permite realizar todos os procedimentos de maneira on-line, com acesso 24h por dia, bastando utilizar um dispositivo com Internet.
Portanto, as Prefeituras que usam a tecnologia IPM têm a possibilidade de executar todos os processos sem papel. Ou seja, procedimentos de contabilidade, pagamentos, arrecadação, fiscalização, pessoal, compras, licitações, procuradoria, vigilância em saúde, etc. Bem como conseguem facilitar o acesso aos serviços públicos digitalmente.
Além disso, por ser um sistema de cadastro único, esses setores “conversam” entre si, permitindo cruzamento de dados e geração de gráficos e indicadores em tempo real. Essa facilidade amplia a visão da gestão municipal, qualificando a tomada de decisão. Por isso, garante uma gestão dos recursos públicos de forma transparente, econômica e célere.
Outra facilidade são os fluxos digitais via workflow, que automatizam processos, otimizando e acelerando a rotina interna com qualificação do atendimento ao cidadão. Por exemplo, o software mostra todas as etapas a serem cumpridas, indicando pendências e enviando alerta da sua evolução.
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