Clientes IPM são destaque no Ranking da Qualidade Contábil e Fiscal do SICONFI 2022
Por
IPM
12 jul, 2022
Tempo de leitura: 8 mins
Última atualização: 27 maio às 14:51
O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do SICONFI 2022, elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional, apresenta 21 clientes IPM com distinção, além de diversos destaques regionais. O levantamento avaliou os dados de 2021 e foi divulgado em junho. Entre os destaques está Senador Salgado Filho (RS), que utiliza tecnologia IPM desde 2020. O município ficou em 5º lugar Nacional, além de também figurar em 5º lugar no RS e em 1º lugar entre os integrantes da Associação dos Municípios das Missões.
“Não trabalhamos pensando em alcançar uma boa classificação, mas sim em prestar um bom serviço para a comunidade. Mas é claro que estou muito feliz. É o terceiro ano seguido que conquistamos uma boa posição no ranking, resultado do ótimo trabalho de toda a equipe contábil da Prefeitura, especialmente do também contador Vantuir de Oliveira, que atua diretamente nessa área, bem como das técnicas contábeis Patrícia e Leila, que trabalham na escrituração e registro diário analítico”, salienta o contador da Prefeitura de Senador Salgado Filho (RS), Sérgio Xavier Bourscheid.
Conforme explica Sérgio, além das boas práticas de gestão adotadas dentro do departamento de Contabilidade da Prefeitura, o uso de tecnologia de última geração tem facilitado o desempenho da equipe.
“Utilizamos a ferramenta IPM, que contribui significativamente para a realização do nosso trabalho, principalmente pelo fato de ser em nuvem, o que deixa o sistema sempre atualizado, não precisando de atualizações locais como era no passado”, explica o contador. “Contar com essa tecnologia tem nos auxiliado muito, correspondendo às nossas expectativas”, completa Sérgio.
Confira os clientes IPM que são destaques no Ranking SICONFI 2022
TOP 25 – Nacional:
5º lugar nacional – Senador Salgado Filho (RS)
TOP 25 – Santa Catarina:
1º lugar – Rio do Campo (SC)
3º lugar – Pomerode (SC)
4º lugar – Concórdia (SC)
5º lugar – Brusque (SC)
6º lugar – Pinhalzinho (SC)
7º lugar – Rio das Antas (SC)
10º lugar – Timbó (SC)
12º lugar – Apiúna (SC)
15º lugar – Aurora (SC)
16º lugar – Ascurra (SC)
18º lugar – Massaranduba (SC)
20º lugar – Seara (SC)
21º lugar – Vitor Meireles (SC)
22º lugar – Paraíso (SC)
TOP 25 – Rio Grande do Sul:
5º lugar – Senador Salgado Filho (RS)
20º lugar – Panambi (RS)
TOP 25 – Paraná
1º lugar – Castro (PR)
5º lugar – Marechal Cândido Rondon (PR)
7º lugar – Nova Santa Rosa (PR)
10º lugar – Paraíso do Norte (PR)
23º lugar – Araucária (PR)
Tecnologia facilita e agiliza repasse das informações ao Tesouro Nacional
Para qualificar o repasse das informações ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, é preciso utilizar tecnologia de ponta na gestão contábil e fiscal. O analista de sistemas José Luis Mauricio, que atua no desenvolvimento do software Atende.Net, explica como a IPM contribui para o sucesso de seus clientes.
“Temos compromisso com a qualidade do sistema que fabricamos, por isso mantemos uma equipe de ponta e engajada, inclusive com contadores que atuam na interpretação das Regras de Negócio definidas pela STN através dos Manuais de Procedimentos Contábeis Aplicados ao Setor Público. Esses profissionais repassam aos analistas e programadores todas as regras, definindo como devem ser aplicadas no sistema para que, como resultado final, o usuário possa ter os dados contábeis e fiscais gerados para o SICONFI com toda a qualidade, segurança e integridade”, explica José Luis.
Essa geração de dados acontece através de responsabilidades compartilhadas no Atende.Net. Para isso, o Município relaciona o seu Plano de Contas ao Plano de Contas Padrão da Secretaria do Tesouro Nacional, de forma que o Atende.Net saiba em qual conta gerar cada valor.
Automatização e atualização em tempo real simplificam processos
“Para tornar esse processo ainda mais simples e ágil, nós oferecemos o relacionamento automático para aquelas contas que o sistema consegue identificar o relacionamento de um plano com o outro. Então fica a cargo do usuário relacionar apenas as exceções, que são aquelas contas que o sistema não identificou o padrão”, salienta José Luis.
Ou seja, o Atende.Net faz o reconhecimento de todas as regras exigidas pelo SICONFI, mapeando as configurações necessárias de cada movimento para que o dado seja gerado no local adequado. E, durante as movimentações contábeis (empenho, liquidação, pagamento, receita, etc), armazena em tempo real as informações que serão necessárias para o envio posterior ao SICONFI.
Assim, o usuário pode fazer suas conferências a qualquer momento, seja pelos relatórios ou pela consistência da base de dados, não precisando esperar até o fechamento do mês para processar uma rotina secundária.
“Quando chegar o prazo de enviar os dados ao SICONFI, o usuário acessa uma das duas rotinas disponíveis, que é a Geração do Arquivo de Instância XBRL ou a Geração da Matriz de Saldos Contábeis, seleciona o período que deseja gerar os dados e pronto, o sistema faz toda a geração necessária”, explica José Luis.
> Vídeo: 3 vantagens da modernização digital dos órgãos públicos
Ranking SICONFI também mostra destaques por microrregiões
O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do SICONFI 2022 também possibilita buscar o resultado dos municípios individualmente, mostrando sua classificação dentro da microrregião (conforme o IBGE). Por exemplo, é possível ver que 14 dos 20 mais bem classificados na AMAVI – Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí são clientes IPM. Confira alguns desses destaques microrregionais abaixo:
AMAVI (Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí – SC): 1º lugar – Rio do Campo, 2º lugar – Aurora, 3º lugar – Vitor Meireles, 4º lugar – Presidente Nereu, 5º lugar – Taió, 6º lugar – Ibirama, 8º lugar – Rio do Oeste, 10º lugar – Laurentino, 12º lugar – José Boiteux, 13º lugar – Mirim Doce, 15º lugar – Lontras, 16º lugar – Salete, 18º lugar – Rio do Sul, 19º lugar – Presidente Getúlio.
AMEOSC (Associação dos Municípios do Extremo Oeste de SC): 1º lugar – Paraíso, 2º lugar – Santa Helena, 5º lugar – Iporã do Oeste, 12º lugar – Barra Bonita, 16º lugar – Palma Sola, 17º lugar – Itapiranga.
AMMVI (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – SC): 1º lugar – Pomerode, 2º lugar – Brusque, 3º lugar – Timbó, 4º lugar – Apiúna, 5º lugar – Ascurra, 6º lugar – Indaial, 7º lugar – Benedito Novo, 8° lugar – Rio dos Cedros, 9º lugar – Botuverá, 10º lugar – Doutor Pedrinho, 13° lugar – Rodeio, 14º lugar – Guabiruba.
AMARP (Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe – SC): 1º lugar – Rio das Antas.
AMURES (Associação dos Municípios da Região Serrana de SC): 1º lugar – Bom Retiro.
AMAUC (Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense): 1º lugar – Concórdia, 2º lugar – Seara.
AMVALI (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu – SC): 1º lugar – Massaranduba, 2º lugar – Guaramirim, 5º lugar – Corupá.
AMUNESC (Associação de Municípios do Nordeste de SC): 1º lugar – Garuva, 3º lugar – Balneário Barra do Sul, 4º lugar – Araquari, 6º lugar – São Francisco do Sul.
AMOSC (Associação dos Municípios do Oeste de SC): 2º lugar – Pinhalzinho.
AMM (Associação dos Municípios das Missões – RS): 1º lugar – Senador Salgado Filho.
AMPARA (Associação dos Municípios do Vale do Paranhana – RS): 1º lugar – Parobé.
GRANPAL (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre – RS): 2º lugar – Gravataí, 12º lugar – Nova Santa Rita, 13º lugar – Alvorada, 14º lugar – Novo Hamburgo, 15º lugar – Cachoeirinha, 17º lugar – Sapucaia do Sul, 21º lugar – Guaíba.
AMUCELEIRO (Associação dos Municípios da Região Celeiro do Rio Grande – RS): 2º lugar – Bom Progresso, 6º lugar – Esperança do Sul, 7º lugar – Campo Novo, 8º lugar – Horizontina.
AMUFRON (Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste do RS): 2º lugar – Santa Rosa.
AMCG (Associação dos Municípios da Região dos Campos Gerais – PR): 1º lugar – Castro.
AMUNPAR (Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná): 1º lugar – Paraíso do Norte.
ASSOMEC (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba – PR): 1º lugar – Araucária.
AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná): 2º lugar – Nova Santa Rosa, 5º lugar – Marechal Cândido Rondon.