Indaial dobra receita com recuperação de valores de dívida ativa por meio da tecnologia - IPM

Indaial dobra receita com recuperação de valores de dívida ativa por meio da tecnologia

Cases
17 ago 2018

Prefeitura usa módulo do Atende.Net da IPM Sistemas, desenvolvedora de soluções para a gestão pública fundada em Rio do Sul

Muita dívida para receber e poucos recursos tecnológicos para fazer a cobrança com eficiência. O problema é comum às prefeituras e o agravante é que a morosidade dos processos leva à extinção de créditos tributários e à perda de recurso importante aos cofres públicos. Em Indaial, no Vale do Itajaí, a prefeitura dobrou a receita com dívida ativa após reestruturar a área de cobrança e investir em ferramentas de tecnologia. “Em julho de 2017 nossa arrecadação foi de R$300 mil. Um ano depois, esse valor passou para cerca de R$600 mil”, comenta Silvio César da Silva, secretário de Administração e Finanças do município.

Inicialmente, a prefeitura criou  uma unidade de conciliação para firmar acordos com os contribuintes devedores. Para gerenciar a dívida, escolheu o módulo Dívida Ativa do Atende.Net, sistema completo de gestão pública da IPM, de Florianópolis, disponibilizado em nuvem. A ferramenta permitiu acelerar os processos morosos e repetitivos como, por exemplo, o envio para o cartório. “O envio de cada um dos processos exigia a ação de um servidor. Desenvolvemos uma funcionalidade de integração para que eles fossem enviados automaticamente e em lote, exigindo apenas a conferência dos contribuintes e empresas envolvidos para dar veracidade à informação”, explica Anderson Moreira, técnico da área de tributação da IPM.

O Dívida Ativa da IPM é o destino final de todos os créditos, tributários ou não, das prefeituras. Caso um valor não seja pago pelo contribuinte até o seu vencimento, automaticamente é transferido para o módulo com o objetivo de fazer gestão do processo de cobrança. A partir daí, permite à administração municipal escolher diferentes métodos de regularização da dívida: refinanciamento da dívida, abertura de processo administrativo, envio para protesto em cartório e execução judicial, entre outros. “Praticamente todos os nossos clientes utilizam o módulo Dívida Ativa, mas a efetividade depende também da organização interna da prefeitura. Indaial usa as funcionalidades oferecidas de maneira muito eficiente”, destaca Moreira.

Tecnologia como referência – De acordo com o secretário, Indaial é hoje referência na região. Prefeituras já procuraram a administração com o objetivo de conhecer como é utilizado o sistema para encaminhar as dívidas para protestos. “Em tempos de crise, cabe às prefeituras inovar e promover estratégias para atrair mais recursos. Com o aumento da arrecadação temos mais dinheiro para investir em áreas prioritárias do município e manter os pagamentos em dia com nossos fornecedores e servidores”, pontua Silvio César da Silva.

IPM SISTEMAS

A IPM Sistemas atua há mais de 20 anos no desenvolvimento de softwares em nuvem destinados à gestão pública, com foco em redução de custos, aumento de receita, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis e Centro Tecnológico em Rio do Sul (SC), conta com aproximadamente 300 profissionais que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento aos milhões de usuários espalhados pelo País.

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