IPM recebe certificado de multinacional por reciclagem de lixo eletrônico - IPM

IPM recebe certificado de multinacional por reciclagem de lixo eletrônico

Carreira
27 fev 2019

Iniciativa destinou mais de meia tonelada de materiais de rede para reaproveitamento sem prejuízos ao meio ambiente

A preocupação com o meio ambiente no descarte de resíduos eletrônicos rendeu à IPM Sistemas o certificado do Programa Green IT, emitido pelo grupo japonês Furukawa, referência mundial em estruturamento de rede. No total, 549kg de materiais foram reciclados pela empresa multinacional.

Segundo o analista técnico da IPM, Maicon Mendes, o material foi recolhido pela Furukawa na IPM e levado ao posto de coleta mais próximo, em Curitiba (PR). Depois de reciclado, ele é destinado a empresas terceiras certificadas para servir de matéria-prima para produção de novas peças.

Além de impedir que esse lixo seja descartado de forma incorreta, a empresa japonesa também utiliza técnicas menos agressivas ao meio ambiente durante o processo. “Eles possuem uma máquina que separa o cobre do PVC sem fazer a queima dos metais, como muitas empresas ainda fazem, o que impede a liberação de substâncias altamente tóxicas na atmosfera”, explica o analista técnico.

Para se ter uma ideia, a iniciativa evitou que 275kg de materiais contaminados com metais pesados fossem depositados em aterros industriais e reduziu a extração de 52.155kg de minério de cobre. Esses metais, quando descartados na natureza, são responsáveis por contaminar o solo e as águas, causando prejuízos ao meio ambiente e, consequentemente, à vida humana. Já o PVC, contido nos cabos eletrônicos, pode levar de 200 a até 600 anos para se decompor.

No certificado a Furukawa também informa que a doação da IPM reduziu o consumo de 5.248 kWh, energia suficiente para abastecer 35 residências durante um mês. Além do reconhecimento, a empresa também foi bonificada com um valor para a compra de materiais de rede da marca.

Maicon Mendes lembra ainda que a IPM Sistemas não faz o descarte inadequado de nenhum material dessa espécie. “Cabos de rede, cabos elétricos, nobreaks, fontes, monitores, mouses, teclados e todo o chamado ‘lixo eletrônico’ é guardado em nosso depósito para ser destinado a empresas que promovem a reciclagem assim que há quantidade suficiente arrecadada”, explica.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página