Rio do Sul (SC) facilita pagamento do IPTU - IPM

Rio do Sul (SC) facilita pagamento do IPTU

Arrecadação
09 fev 2024

O município do Rio do Sul permitirá (SC) a partir desse mês que os contribuintes realizem o pagamento do IPTU por meio do cartão de crédito e também de maneira parcelada. A inovação é fruto da parceria entre a prefeitura e as empresas IPM Sistemas e Niva, a Fintech da IPM, soluções criadas para a gestão pública.

Segundo o prefeito da cidade, José Thomé, as opções de pagamento podem ser escolhidas após o acesso ao Atende.Net, sistema de gestão tributária do município, por meio do cadastro próprio ou login único Gov.Br.

Além do IPTU 2024, munícipes com débitos anteriores também podem realizar o pagamento integral ou parcelamentos dos débitos por meio da solução. A quantidade de parcelas fica a critério do contribuinte e as taxas são administradas pela empresa responsável pelo cartão.

Rio do Sul vence prêmio nacional do Sebrae Cidade Empreendedora

O prefeito de Rio do Sul (SC), José Thomé, com o presidente do Sebrae, Carlos Melles. Foto: Divulgação.

“Lançamos o IPTU 2024 com algumas novidades como o parcelamento do tributo no cartão de crédito. Somos uma das primeiras cidades do Brasil a proporcionar isso e permitir o pagamento em até 10x”, explicou o prefeito em entrevista ao Jornal do Alto Vale, da Rádio Mirador 98.5 FM.

A medida beneficia não só por meio da contribuição, mas os cidadãos que participam de programas de crédito podem acumular milhas com pagamento, além de contarem com a velocidade da transação, que deixam o contribuinte adimplente em questão de segundos, mesmo durante os meses de pagamento das parcelas.

Para os municípios, o pagamento de tributos via cartão de crédito funciona de forma totalmente integrada ao sistema da prefeitura. Com isso, não é mais necessário realizar baixas manuais no sistema, assim como esperar longos dias para receber os valores. Além de diminuir a inadimplência dos munícipes e garantir a arrecadação dos tributos. Ou seja, o município recebe o valor integral de forma antecipada, mesmo se o contribuinte escolher a opção de parcelamento.

A inovação aumenta a segurança, velocidade das operações e gera comodidade para os munícipes e servidores municipais. Não sendo necessário o deslocamento até a prefeitura e gastos com impressão de carnês de IPTU, por exemplo.

“É uma forma mais leve do contribuinte pagar. São 5.570 municípios no Brasil que cobram IPTU e nós encontramos uma forma de facilitar para os cidadãos de Rio do Sul”, finalizou sobre o assunto.

Os moradores da cidade podem acompanhar a disponibilização dos carnês digitais por meio do portal da Prefeitura Municipal.

Atende.Net: o sistema para gestão de prefeituras que os gestores confiam

Atende.Net: o sistema para gestão de prefeituras que os gestores confiam

Inovação que facilita pagamento de tributos

A inovação implementada em Rio do Sul é mais uma das soluções apresentadas pela IPM Sistemas, que há 27 desenvolve tecnologia que promovem a transformação digital da gestão pública brasileira. Recentemente, a empresa trouxe também a conexão com o mercado financeiro.

A Niva, Fintech da IPM, surgiu em 2022 como um spin-off da já consolidada operação da empresa, que segue expandindo sua atuação com Inteligência Artificial e está em busca de novos parceiros estratégicos. A tecnologia veio como uma forma de impulsionar a arrecadação municipal sem aumentar tributos e gerar comodidade para cidades e pessoas.

 

Se você quer conhecer mais sobre a nossa tecnologia, entre em contato com nosso time de especialistas e agende uma demonstração.

>> Vídeo: Como a IA está transformando a gestão de Rio do Sul?

Leia também:

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página