Guaramirim adota sistema digital inédito para aprovação de obras - IPM

Guaramirim adota sistema digital inédito para aprovação de obras

Administração Geral
10 ago 2017

Meta é eliminar o uso de papel nos projetos e reduzir o tempo de análise de 30 para cinco dias

Guaramirim é a primeira cidade de Santa Catarina a digitalizar todo o processo de aprovação de projetos para obras no município. Além de reduzir o tempo de análise dos pedidos dos atuais 30 dias para cerca de cinco, a novidade vai ajudar a prefeitura a reduzir o consumo de papel, já que todos os documentos serão digitalizados e não haverá mais a necessidade de um processo físico circular pelos órgãos públicos.

Todos os serviços relacionados ao planejamento e desenvolvimento urbano e meio ambiente poderão ser acessados por meio do Portal de Autoatendimento da administração municipal na internet. Lá, o cidadão poderá realizar ações que vão desde a abertura do protocolo para a avaliação da obra, com a consulta de viabilidade e o cumprimento das exigências da lei municipal, até o acompanhamento e a conclusão do pedido, sem que precise sequer ir à sede administrativa da cidade para entregar documentos. As ações podem ser executadas a partir de qualquer dispositivo conectado à internet — computadores, tablets ou smartphones — já que a plataforma funciona baseada na computação em nuvem (cloud computing) e é adaptável aos diferentes tipos de tela.

Essas características ajudam a acelerar a tramitação dos processos, já que todas as informações são armazenadas em data centers de última geração e compartilhadas com todos os órgãos municipais pelos quais as demandas têm que passar. O acesso a elas se dá por meio de logins e senhas exclusivas que são criadas para servidores públicos e cidadãos.

Além da agilidade, a plataforma que foi desenvolvida pela IPM Sistemas deve fomentar o desenvolvimento de Guaramirim. Para o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do município de 45 mil habitantes do Norte de Santa Catarina, Jiuvani Assing, a tramitação mais rápida atrai empreendimentos.

“Os investidores encontrarão um sistema rápido, simplificado e eficiente em Guaramirim, que vai garantir que os projetos saiam das telas num ritmo difícil de encontrar no Brasil. Quem quiser construir na cidade não vai precisar sair de casa nem pra pagar as taxas, dá pra fazer tudo online”, afirma.

Para receber o novo sistema, que foi desenvolvido pela IPM considerando as diretrizes de eficiência na gestão mais recentes, os gestores públicos revisaram todo o workflow da secretaria de Planejamento da cidade. A ideia é que a plataforma possa servir de modelo para outros municípios catarinenses e brasileiros que desejem desenvolver a governança eletrônica.

 

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página