Nota fiscal eletrônica: benefícios para as prefeituras e para o cidadão
Por
IPM
28 set, 2016
Tempo de leitura: 2 mins
Última atualização: 13 jul às 14:29
A mudança para um sistema eletrônico de emissão de nota fiscal já acontece há algum tempo no Brasil. Mas, por não haver um sistema único para tal – apesar de existir uma série de orientações para padronizar o documento final – cada município possui sua própria versão. Alguns optam pela criação de um sistema exclusivo com essa finalidade, enquanto outras cidadesutilizam (quando disponível) a funcionalidade presente no sistema de gestão pública utilizada pela prefeitura. No caso dos clientes IPM, o sistema Atende.Net possibilita a emissão da nota fiscal eletrônica por parte do contribuinte. Importante ratificar que essa rotina é feita diariamente por muitos munícipes, sejam comerciantes, profissionais liberais ou atuantes em outras frentes de trabalho. Por isso, torna-se essencial compreender melhor como se dá esse processo e de que forma o contribuinte pode emitir o documento.
Características e vantagens da nota fiscal eletrônica
A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento fiscal de existência predominantemente digital – em alguns casos, também são impressas . Este fica armazenado pela Administração Tributária Municipal ou por outra entidade conveniada, e registra as operações de prestação de serviços do município. Para as administrações que a adotam, são otimizados tempo, recursos humanos e financeiros, além de garantir mais modernidade à gestão e liberdade ao cidadão. Confira abaixo mais benefícios atrelados à adoção da NFS-e.
Redução do número de falhas de preenchimento.
Rapidez no processo de emissão do documento e recolhimento de impostos (como o ISSQN).
Mais transparência nos processos administrativos.
Otimização de processos, como a Autorização de Impressão de Documento Fiscal (AIDF).
Exportação facilitada dos dados nos sistemas contábeis usados pela prefeitura – o que agiliza a prestação de contas.
Otimização para escrituração fiscal.
Para quem utiliza o serviço de NFS-e por meio dos sistemas das prefeituras clientes IPM, preparamos um vídeo que mostra o passo a passo para a emissão do documento.
Além das vantagens para o cidadão, a adoção de um sistema eletrônico para emissão de nota fiscal oferece mais agilidade no pagamento do imposto, aumentando a arrecadação do município.