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Mapa de calor do Atende.Net ajuda Cascavel (PR) a identificar pontos com maior concentração de pessoas em situação de vulnerabilidade

  • Foto do Autor Por IPM
  • 21 jul, 2025
  • Tempo de leitura: 4 mins
  • Última atualização: 17 jul às 16:47
Mapa de calor da IPM Sistemas no Paraná mostra áreas com maiores incidências de pessoas em situação de rua
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  • O atendimento às pessoas em situação de rua e vulnerabilidade são alguns dos principais desafios enfrentados atualmente pelas gestões públicas. Em Cascavel, no Paraná, uma solução que utiliza a tecnologia de mapa de calor está ajudando o Município a identificar pessoas nesses grupos para encaminhamento aos equipamentos de assistência social primária.

    Mapa de calor do Atende.Net ajuda a identificar pessoas em situação de vulnerabilidade

    De acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cascavel tem atualmente pouco mais de 364 mil habitantes. Como resultado do crescimento da cidade, a gestão identificou a necessidade de intensificar as políticas de atendimento aos grupos em situação de vulnerabilidade.

    A gestão foi a primeira a implantar a nova rotina de Monitoramento Social, do ecossistema Atende.Net, em uso há cerca de três meses. A coordenadora da Vigilância Socioassistencial de Cascavel, Mariele Stertz Ruschel, pontua que a utilização da tecnologia já reflete em resultados positivos, especialmente no trabalho das equipes de abordagem social.

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    Pessoas em situação de vulnerabilidade são mapeadas com ajuda do Atende.Net
    Falta de moradia e condições socioeconômicas contribui para levar pessoas à situação de rua (Imagem Ilustrativa) – Foto: Santiago Mitre/Pexels/Reprodução

    “Desde abril, mais de 1.100 ocorrências já foram lançadas no aplicativo. Isso tem facilitado muito as atividades dos educadores sociais e as equipes de abordagem social que fazem um trabalho excelente com essa população”, diz a coordenadora.

    O monitoramento ajuda de fato na coleta de dados primários e triagem dos atendidos, facilitando o encaminhamento deles aos equipamentos de assistência adequados, incluindo:

    • Registro de ocorrências de indivíduos em vulnerabilidade social
    • Registro in loco de abordagens sociais e buscas ativas
    • Atualização em tempo real no aplicativo Atende.Net
    • Visualização georreferenciada dos dados

    “Uma das principais mudanças é essa possibilidade de hoje gerar um mapa com os locais das abordagens sociais realizadas, antes não tínhamos o conhecimento dos locais exatos, apenas a informação que as equipes repassavam sobre os locais e os pontos com maiores concentrações de pessoas em situação de rua. Agora conseguimos ter essas informações, já que as equipes registram na realização da abordagem social na rua. Tudo é mapeado de forma mais clara e objetiva”, esclarece Mariele.

    Perfil dos atendidos

    Com acesso ao sistema, os educadores sociais conseguem adicionar e atualizar as informações dos indivíduos em tempo real, no aplicativo do Atende.Net. Dessa forma, a prefeitura obtém informações necessárias para entender o perfil dos atendidos, especialmente a nacionalidade e naturalidade.

    Segundo a coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Cascavel recebe um grande número de pessoas em situação de rua de outras nacionalidades, especialmente da Argentina e da Venezuela, atendidas pelas equipes de abordagem social. Conforme levantamento da secretaria, de janeiro a junho deste ano, 429 pessoas em situação de rua de nacionalidade estrangeira foram atendidas no serviço municipal.

    “Conseguimos iniciar o atendimento na rua e já registrar as informações iniciais da pessoa atendida. Em alguns casos conseguimos dar o devido encaminhamento e assim que ela chega na sede do serviço e já finalizar o atendimento. Tudo isso ficou muito mais fácil. Antes poderíamos ter perda de números de registros, informações”.

    Como funciona o mapa de calor?

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    Mapa de calor ajuda a identificar pontos com maior incidência de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social – Imagem: Atende.Net/IPM Sistemas

    Em Cascavel, por exemplo, a região central é o ponto com mais pessoas em situação de rua com demanda pela assistência social.

    “Além do mapa de calor, também conseguimos produzir o mapa cartográfico. Com isso em mãos, é possível extrair relatórios sobre os atendimentos. Além de gerar informações, levantamos números que são muito úteis e facilitam bastante na nossa rotina”, finaliza a coordenadora de Assistência Social de Cascavel, Mariele Stertz Ruschel.

    Entenda mais sobre a funcionalidade:

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