Jaguaruna (SC) otimiza organização das contas públicas com tecnologia da IPM
Por
IPM
30 abr, 2025
Tempo de leitura: 2 mins
Última atualização: 25 abr às 15:14
Manter as contas públicas e o orçamento da gestão em dia são alguns obstáculos constantes de qualquer prefeito. Por isso, equilibrar os gastos sem deixar as contas no vermelho, até para o mais organizado dos gestores, pode ser uma tarefa difícil caso a arrecadação não seja suficiente.
Otimizando as contas públicas
Jaguaruna, em Santa Catarina, enfrentava um cenário parecido. Especialmente em relação ao sistema utilizado no setor financeiro, que dificultava algumas tarefas no dia a dia, bem como os atendimentos. Nesse sentido, há mais de dois anos a Prefeitura apostou na organização do Atende.Net, solução nativa web da IPM Sistemas.
Como resultado, a rotina de trabalho dos servidores tornou-se muito mais moderna. A Prefeitura passou pela otimização de diversas áreas, incluindo:
Processos administrativos de Compras, Licitações e Contratos;
Gestão Contábil;
Prestação de Contas e de impostos como o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).
Para o vice-prefeito de Jaguaruna, Henrique Fontana Boaventura, o uso da tecnologia de fato é essencial na rotina dos servidores públicos, impactando em uma melhor organização e preparação dos atendimentos prestados aos munícipes. Em 2024, o Município registrou 161.406 autoatendimentos no site do órgão para acesso a serviços.
“Com a IPM tivemos uma reestruturação dos sistemas administrativos, financeiros e principalmente na parte de arrecadação, foi o que transformou e colocou ‘nossa casa’ em ordem. Os sistemas estão nos atendendo acima da expectativa e agora também temos planos de estendê-los a outros setores, como o de obras”, garantiu o vice-prefeito.
Jaguaruna migrou de um sistema antigo em desktop para a tecnologia IPM, 100% em nuvem. Dessa forma é possível organizar e armazenar os dados referentes aos processos, eliminando a necessidade do uso exclusivo em um computador. Assim, qualquer dispositivo conectado à internet pode acessar o sistema.
Veja cidades que já apostaram na inovação digital: