Governança corporativa e gestão pública: conexões fundamentais
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IPM
30 mar, 2016
Tempo de leitura: 3 mins
Última atualização: 13 jul às 14:30
Quando falamos em governança corporativa, estamos abordando temas como ética, transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade empresarial. Na verdade, estes pontos são critérios para se obter a governança corporativa em qualquer empresa e também em órgãos públicos. Em prefeituras, os gestores públicos devem se preocupar em atingir patamares de governançacorporativa, que nada mais são do que prestar um bom serviço, de modo geral, à população, em todos os sentidos. Para isso, uma das conexões fundamentais é a utilização de ferramentas de gestão apropriadas, de preferência, inteligentes, que enxerguem a população.
A importância do Portal da Transparência
O objetivo desse artigo é mostrar como boas práticas de gestão pública podem levar à governança corporativa em prefeituras. Uma delas é a adoção efetiva do Portal da Transparência, por exemplo. A partir de 2009, as prefeituras foram obrigadas por lei a implantar o portal, um site onde o cidadão possa acompanhar todas as informações sobre os processos e atividades do executivo municipal, como processos licitatórios, vencimento dos servidores, andamento de obras, execução de contratos. Enfim, um espaço para fiscalização e cobrança do poder público.
No entanto, de pouco adianta colocar o Portal de Transparência no ar e não abastecê-lo diariamente com informações atualizadas. Por esta razão, os gestores devem priorizar a implantação de sistemas de gestão que já alimentem o portal de forma instantânea e automática, a medida que novas operações são feitas na secretarias e outros órgãos municipais.
Autoatendimento online à população
Outra conexão para que se atinja a governançaé a adoção de serviços facilitados à população, via internet. Obter Certidões Negativas de Débito (CNDs) ou carnês do IPTU, solicitar alvarás de obras, entre outros, são procedimentos que devem ser feitos online, sem que o cidadão precise deslocar-se até a prefeitura. Além de desburocratizar o processo, a prática melhora o fluxo de trabalho dos servidores nas prefeituras, uma vez que o esforço de atendimento presencial fica reduzido, o que diminui também a chance de erros nas solicitações.
O autoatendimento à população também pode ser realizado com a adoção dos processos eletrônicos nas prefeituras, ou seja, com a eliminação do papel e a utilização de documentos apenas em meio digital. Além da economia aos cofres públicos, o processo eletrônico traz vantagens tanto para o cidadão como para os servidores.
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