Confira 5 tendências tecnológicas para a gestão pública em 2022
Por
IPM
4 fev, 2022
Tempo de leitura: 9 mins
Última atualização: 13 jul às 14:29
Um importante reflexo desses tempos de pandemia é o aumento significativo da busca de soluções on-line, práticas e rápidas para atender as mais variadas demandas da população. Uma urgência que está também na mesa dos gestores municipais, que precisam adotar soluções que permitam uma gestão pública inteligente, que entregue agilidade, eficiência e facilidade à população. Sedi Zanella, que trabalha há 10 anos com sistemas inteligentes para gestão pública municipal, alerta que 2022 pede um olhar à frente, aberto a novos conceitos e tendências tecnológicas.
“Algumas empresas, que já estavam preparadas tecnologicamente com um governo digital, estão navegando em oceano tranquilo, enquanto outras estão padecendo na corrida para recuperar o tempo perdido”, alerta Zanella, que é gerente de Relações Institucionais da IPM Sistemas, empresa com 25 anos de atuação e especializada em sistemas 100% em nuvem para gestão municipal.
Na espera pública, já se percebe uma busca maior por tecnologia e ferramentas que permitam a modernização digital da oferta de serviços digitais aos cidadãos. Por exemplo, apenas nos últimos quatro meses de 2021, a IPM assinou contrato para atendimento de 59 entidades públicas, em SC, RS, PR, SP e MG.
“A IPM Sistemas está no grupo das empresas preparadas, com estrutura robusta e fornecimento de tecnologia 100% em nuvem, sem emuladores. Por isso, nossos clientes têm a opção de realizar home office, o que permitiu manterem seus atendimentos e arrecadações em dia, de forma que estão passando pela pandemia com maior tranquilidade”, explica Zanella.
O executivo salienta que as entidades que ainda não estão trabalhando com o conceito de governo digital, e que ainda utilizam softwares antigos em desktop, estão operando um sistema ultrapassado. E isso está gerando muitas dificuldades para os gestores conseguirem atender aos anseios da população por agilidade e facilidade de acesso.
“O fato de termos um sistema 100% em nuvem, nativo web, facilitou muito para os agentes públicos municipais que são nossos clientes. Por exemplo, os cidadãos desses municípios seguiram abrindo empresas, encaminhando demandas, marcando consultas, pagando IPTU e outros impostos e taxas durante a pandemia, tudo de casa, sem necessidade de deslocamentos ou filas, nem uso de papel”, salienta Zanella.
Com base nessa larga experiência, Sedi Zanella lista 5 tendências do uso da tecnologia na gestão municipal para 2022. São elas:
Oferta de serviços públicos via Aplicativo;
Acesso aos serviços municipais com o login único Gov.Br;
Oferta do DEC – Domicílio Eletrônico do Contribuinte;
Gestão baseada em dados;
Corrida para adequação ao novo Siafic.
Confira, agora, um resumo de cada uma dessas tendências tecnológicas para a gestão pública neste ano:
1) Oferta de serviços públicos via Aplicativo
Em média, os brasileiros ficaram quase cinco horas e meia em frente à tela do celular por dia em 2021, segundo o relatório State of Mobile 2022, da App Annie. Foi o recorde mundial. Em termos globais, o tempo de uso dos celulares aumentou 30% em relação a 2019, conforme o levantamento. Outro dado destacado foi a realização de 230 bilhões de downloads de aplicativos no ano passado em todo o mundo.
Esse uso massivo e crescente do celular e seus aplicativos só vai aumentar em 2022, trazendo novos recordes, e a gestão pública precisa acompanhar essa tendência. Para tanto, precisará utilizar tecnologia moderna, 100% em nuvem, que permita oferecer Autoatendimento à população, de forma que o cidadão possa solicitar os mais variados serviços pelo celular, com acesso 24h por dia.
Por exemplo, é preciso oferecer à população a opção de pagamento de taxas e impostos via Pix e outras modalidades de pagamento; marcação de consultas médicas; retirada de exames médicos; solicitação de alvarás; abertura e/ou baixa de empresas; emissão de certidões negativas; atendimento de Ouvidoria; etc; tudo isso sem sair de casa, sem pegar filas, nem usar papel. Clique aqui para saber mais sobre APPs para gestão pública municipal.
2) Acesso aos serviços municipais com o login único Gov.Br
Para a construção de governos verdadeiramente digitais no Brasil, o Governo Federal tem promovido diversas ações para modernização da gestão pública brasileira. Uma das estratégias foi a criação da Rede Nacional de Governo Digital – Rede Gov.Br (Portaria 23/2019 e Decreto nº 10.332/2020), que permitiram acesso aos serviços públicos digitais via login único (CPF + senha).
Como resultado, hoje rapidamente os brasileiros conseguem acessar serviços como Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital, CNH Digital, Conecte SUS (emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19), entre outros, usando apenas o CPF e a mesma senha.
A tendência é que cada vez mais Prefeituras ofereçam essa facilidade na gestão municipal em 2022. Tudo em prol do atendimento de três anseios básicos dos brasileiros: facilidade de acesso, agilidade e segurança dos dados. Entretanto, para isso, as Prefeituras precisarão implantar tecnologia de última geração, que ofereça domínio exclusivo de acesso, além de assinarem o Plano de Integração ao Login Único Gov.Br. Saiba mais sobre o acesso via Plataforma Gov.Br aqui.
3) Oferta do DEC – Domicílio Eletrônico do Contribuinte
Outra grande tendência para 2022 é facilitar a comunicação entre os cidadãos e os gestores públicos. Para isso, muitos Municípios já estão implantando o DEC – Domicílio Eletrônico do Contribuinte, que é uma caixa de correio eletrônico (e-mail) para comunicação oficial. Esse procedimento tem validade jurídica e garante a veracidade dos documentos. No entanto, o Município precisa publicar legislação específica regulando seu uso.
Com essa novidade, documentos/guias/carnês que antes precisavam ser impressos e enviados pelos Correios (ou entregues pela própria equipe da Prefeitura) passam a ser enviados para o DEC, eliminando os custos de logística e o risco de extravios. Sem falar na praticidade para o cidadão, que terá tudo no computador ou celular, acessível com poucos cliques. Além disso, a partir do momento em que o cidadão acessar e der ciência de leitura, o gestor público recebe a informação da data de envio e da visualização/ciência.
Portanto, é uma solução que deve dar um salto em 2022, devido ao aumento do uso de sistemas de gestão pública 100% em nuvem nas administrações municipais. E o resultado será praticidade e facilidade tanto para a gestão municipal quanto para o cidadão, pois tudo é feito de forma rápida, sem deslocamentos ou filas.
4) Gestão baseada em dados
Não há mais espaço para achismos, muito menos na gestão pública. Assim como na gestão privada, a administração municipal deve tomar decisões inteligentes, com base em dados concretos e gráficos gerados em tempo real. Para isso ser possível, os administradores públicos precisam garantir que não haja duplicação de informações (vários cadastros para o mesmo CPF), bem como que todos os dados estejam no mesmo local, para que possam ser monitorados e cruzados.
Essa tendência já vem de mais tempo, mas a pandemia e o novo Siafic vieram para acelerar o processo de implantação de sistemas de gestão inteligentes, com plataforma única agregando as informações de todos os setores. Ou seja, sistemas com cadastro único, reunindo dados de Fiscal, Arrecadação, Dívida Ativa, Portal da Transparência, Saúde, Social, Meio Ambiente, Cemitérios, etc.
Com poucos cliques a partir de uma tecnologia de última geração com cadastro único e que interligue todos os departamentos, o Servidor público consegue verificar se o munícipe que está querendo vender imóveis na cidade ou participar de licitações tem dívida de água ou de sepultamentos e taxas ambientais, por exemplo. Com sistemas diferentes, isso dificilmente seria percebido pela municipalidade, entretanto, um software único e inovador gerido em tempo real permite identificar esses casos e bloquear o processo até que as dívidas sejam quitadas. Veja aqui como a tecnologia de cadastro único eficientiza a gestão pública municipal.
5) Corrida para adequação ao novo Siafic
Como quinta tendência para 2022, apontamos uma da qual é impossível fugir. Na verdade, o ano já começou com a contagem regressiva para a entrada em vigor do Novo Siafic – Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle. Com a publicação do Decreto nº 10.540/2020, o Governo Federal traz novas regras, sendo a principal delas a determinação para que todas as instituições, órgãos e poderes de um mesmo ente federativo usem um único Siafic a partir de 01/01/2023.
Com isso, serão padronizados os processos, com todas as entidades adotando uma “mesma linguagem” para registro dos atos e fatos relacionados à administração orçamentária, financeira e patrimonial da administração pública, respeitadas as especificações técnicas legalmente definidas. Sendo assim, entidades públicas que ainda não usam um sistema 100% em nuvem terão de correr contra o tempo para se adequarem. Confira todos os detalhes do novo Siafic aqui.
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