Como o eLicita ajudou a acelerar licitações em Pomerode (SC)
Por
IPM
23 set, 2025
Tempo de leitura: 4 mins
Última atualização: 24 set às 09:12
Fortalecida pelo turismo e pela cultura germânica, a cidade de Pomerode (SC), é um dos principais destinos de quem busca paisagens exuberantes e festas tradicionais. De tal forma que, mesmo influenciado pela abundância do Vale Europeu, o Município ainda enfrentava alguns obstáculos na gestão pública. Isso porque a tecnologia utilizada pela Prefeitura não atendia às necessidades dos servidores, o que levou a gestão a conhecer o eLicita, da IPM Sistemas.
Retrabalho e lentidão na fase interna
Os processos de licitação precisam seguir regras específicas. Para isso, os agentes de contratação são essenciais na conferência dos documentos e etapas dos procedimentos. No entanto, a tecnologia antiga atrasava o trabalho da equipe e dificultava o andamento das fases.
O estresse com o retrabalho é um dos principais fatores que leva servidores ao adoecimento mental e ao desgaste. Em contrapartida, as tecnologias modernas facilitam a rotina e evitam demandas manuais.
“Antes, precisávamos importar os dados para uma outra plataforma, o que demorava. E, na administração pública, ter agilidade é crucial. Agora, conseguimos vincular os dois softwares, o Atende.Net e o eLicita. Na fase interna, temos que fazer diversos documentos e, com o eLicita, conseguimos produzir isso de maneira mais célere”, pontua o agente de contratação de Pomerode, Gabriel Bremgartner.
Tecnologia eLicita otimiza licitações em Pomerode (SC)
A tecnologia eLicita, nativa do Atende.Net, contribui não apenas para os processos licitatórios, como na manutenção da transparência pública. O superintendente de Licitações e Contratos de Pomerode, Moacir Baumann, destaca os impactos da utilização do software na cidade.
“A partir de um sistema, conseguimos agilizar os procedimentos e fazer com que os processos sejam rápidos e os serviços cheguem à comunidade de forma mais rápida, eficiente e correta. Conseguimos dar maior transparência ao munícipe de maneira eficaz”, diz.
Tecnologia utilizada em Pomerode (SC) é 100% nativa do Atende.Net – Foto: Vinicius Viega da Veiga/IPM Sistemas
O que mudou na prática
“Hoje, consigo agilizar muito mais o meu tempo. Sabemos que vai dar tudo certo porque o programa é feito para dar certo, justamente por ser otimizado” – Gabriel Bremgartner, agente de contratação de Pomerode
Louise Burdzaki, que também atua na equipe de contratação, relembra que, mesmo utilizando processos digitais antes da IPM, as etapas eram divididas em uma ferramenta externa. Como resultado, os servidores precisavam inserir os dados manualmente.
“Depois que o programa concluía essas etapas, era necessário ir, manualmente, baixar as documentações para inserir no nosso sistema de informação. Agora, as informações são mais fáceis de visualizar, [o eLicita] é mais completo”, pontua a agente.
Resultados para a gestão pública
O Município é um dos clientes IPM que se destaca no quesito transparência pública, com o uso do Atende.Net. A cidade conquistou nota A e foi premiada novamente com o Selo de Qualidade da Informação Contábil, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). E a tecnologia é um dos principais fatores que ajudam a impulsionar cenários como esse.
Cidade conquistou nota A em Qualidade da Informação Contábil e Fiscal – Imagem: STN/Divulgação
Diferenciais do eLicita para a administração pública:
O eLicita é 100% adequado à Lei nº 14.133/21 (Nova Lei de Licitações). Dessa forma, tem transparência total e possui rastreabilidade de todas as etapas da licitação. A tecnologia permite ainda maior controle e acompanhamento de cada fase do processo e economia de fato em recursos públicos, sem precisar de soluções terceirizadas.
A plataforma inclui notificações e alertas automáticos para melhor gestão de prazos, padronização e conformidade nos processos de compras públicas. Além de facilidade na comunicação com fornecedores por meio de chat integrado. Nesse sentido, os gestores ainda contam com a geração automática de atas e relatórios detalhados e uma tecnologia sem custos aos fornecedores.