Logo Ipm Sistemas
Cases de Sucesso

Castro (PR) adota fila única e gerenciamento de demanda especializada com ajuda do Atende.Net Saúde

  • Foto do Autor Por IPM
  • 16 jun, 2025
  • Tempo de leitura: 4 mins
  • Última atualização: 11 jun às 11:49
Castro otimizou demanda de saúde com o Atende.Net
  • Instagram Ipm Sistemas
  • Youtube Ipm Sistemas
  • Conhecida como a Capital Nacional do Leite, Castro (PR) é responsável por produzir 450 milhões de litros de leite anualmente, liderando o setor no Brasil. Nesse caminho, os atrativos turísticos e históricos da cidade também encantam moradores de todos os lugares. E, com a demanda crescente, a necessidade de melhorar o atendimento também aumenta. De tal forma que a gestão adotou uma nova funcionalidade do Atende.Net Saúde.

    Gerenciamento de fila única e demanda especializada

    A realidade do sistema de saúde em Castro ainda enfrentava dificuldades. Apesar de usar um sistema digital, os servidores precisavam enviar comprovantes de agendamentos de duas formas: por malotes ou via e-mail, aumentando a demanda de serviço e tarefas na rotina.

    A Prefeitura buscava conseguir gerenciar as demandas de consulta especializada em fila única. Visto que, em função do surgimento do Consórcio Intermunicipal, o atendimento do paciente pode ser tanto no próprio Consórcio, quanto no Estado ou no Município.

    “Desenvolvemos essa funcionalidade que permite registrar os agendamentos cadastrados fora do município, informando a data, horário e local de realização. Além disso, também conseguimos anexar documentos relacionados como o comprovante do agendamento, orientações, recomendações e preparo, no caso de exames. Agora as equipes da atenção primária podem gerenciar perfeitamente as demandas por consultas especializadas e exames”, pontua o analista de Suporte residente da IPM, Esaias Fronczak.

    Leia também

    “A equipe tinha dificuldade nesse processo porque precisava achar a origem do agendamento de cada paciente, para então encaminhar a documentação no e-mail da UBS correta. E, muitas vezes, o e-mail não chegava, ia para a pasta de spam ou as equipes não encontravam. Sem contar o tempo para o trâmite desse fluxo. Hoje o sistema envia uma notificação automática para a UBS de referência do paciente logo no momento de registro do agendamento”, detalha a coordenadora da Atenção Primária de Saúde de Castro, Gislaine Tanaka.

    Capacitação e suporte

    A princípio, os dados do Estado eram restritos ao setor de agendamento da secretaria responsável. Agora, as equipes podem consultas as informações com o Atende.Net Saúde. Dessa forma, os agentes conseguem verificar os pacientes cadastrados nos seus respectivos territórios de atuação e os procedimentos agendados.

    “Identificando os pacientes, as equipes podem comunicá-los diretamente pelo WhatsApp da UBS através do sistema e registrar que o paciente foi avisado do agendamento. Há pouco tempo nossas equipes foram capacitadas para o uso das ferramentas, permitindo que os coordenadores da Estratégia de Saúde da Família (ESF) acompanhem no sistema quais pacientes já foram avisados pela equipe administrativa, direcionando os pacientes não avisados para a busca ativa pelos agentes comunitários”, explica Gislaine.

    No início de 2025 houve a customização do Atende.Net Saúde de Castro com a funcionalidade. Em maio, a IPM capacitou os servidores e atualizou a equipe sobre as melhorias na solução. A função ajudou a registrar, até 9 de junho deste ano, 2.868 consultas e 2.554 exames.

    “Recentemente, o Ministério Público passou a requerer que a Atenção Primária à Saúde (APS) faça o acompanhamento dos pacientes que realizam tratamento na atenção especializada. E hoje temos disponível, tanto para as equipes quanto para a gestão, a relação completa de quem foi agendado para consultar, em qual local, data e horário”, completa a coordenadora da APS de Castro, Gislaine Tanaka.

    Tecnologia como aliada da saúde:

    Artigos relacionados

    Receba o melhor da inovação no setor público no seu e-mail

    Inscreva-se e receba nossa Newsletter em sua caixa de entrada