Rio do Sul incentiva empreendedorismo com adesão à RedeSim
IPM - Blog
Cases Cases

Rio do Sul (SC) está transformando a dinâmica dentro da Prefeitura para abertura de empresas, que ficou muito simples e rápida, virando exemplo para SC e o Brasil. Agora tudo é feito em questão de minutos, de forma on-line, sem uso de papel, sem deslocamentos ou filas, devido à adesão à RedeSim via integração com o módulo Starter do sistema de gestão municipal Atende.Net, da IPM Sistemas. 

Esse case de sucesso será apresentado no Brasil Mais Simples – Etapa Santa Catarina, que será realizado pelo Sebrae, em Florianópolis (SC), nos dias 14 e 15 de junho. O evento, que tratará da desburocratização na gestão pública, contará com a presença de gestores de todo o estado.

A implantação da nova ferramenta de gestão rio-sulense foi concluída em maio. Conforme a Gestora da Casa do Empreendedor de Rio do Sul, Fernanda Stringari, além de reduzir a burocracia e ganhar agilidade, agora, a Prefeitura atende plenamente a legislação brasileira, incluindo a Lei da Liberdade Econômica. 

“Hoje somos um dos únicos municípios do Estado e do País a estar totalmente de acordo com a legislação, respondendo à Junta Comercial do Estado de forma automática. Então, com a implantação dessa nova ferramenta, abrir uma empresa ficou muito simples e rápido”, destaca Fernanda. “É tudo digital, sem papel, realizado em ambiente único. É colocar no sistema e já vem a resposta em minutos. Conversamos com várias Prefeituras, e nenhuma outra está tão adequada à legislação quanto a gente, então é um sonho que veio a se tornar realidade. Estamos muito satisfeitos”, comemora.

Além da adequação à legislação, a implantação dessa tecnologia resultou em ganhos tanto em questão de tempo de resposta aos empreendedores quanto em economia de recursos públicos.

“O processo agora está totalmente automático, então diminuiu o uso de servidor e não requer intervenção humana para análises, então os ganhos são muito grandes. É algo inovador. Criamos uma ferramenta toda parametrizada conforme a lei, excelente tanto para o Município quanto para o empreendedor”, explica Fernanda. 

Rio do Sul incentiva empreendedorismo com tecnologia e adesão à RedeSim

Registro da apresentação sobre a integração da Prefeitura de Rio do Sul (SC) à RedeSim via tecnologia IPM. Foto: Divulgação.

Sebrae elogia processo de incentivo ao empreendedorismo em Rio do Sul

Sueli Lyra, consultora especialista em desburocratização e políticas públicas do Sebrae, destaca que a nova ferramenta desenvolvida pela IPM Sistemas para a Prefeitura diferencia Rio do Sul dos demais municípios brasileiros pela modernização digital promovida.

“Estou muito satisfeita com essa importante ferramenta de estímulo ao desenvolvimento econômico de Rio do Sul. Ao implantarmos essa integração e automatização, estamos dando um grandioso passo à desburocratização no processo de formalização de empreendimentos”, comemora Sueli.

A consultora salienta que essa simplificação e automatização de abertura de empresas gera um ambiente de negócios menos burocrático e mais atraente para o empreendedorismo e a inovação e, com certeza, trará crescimento ao município de Rio do Sul e a todos os municípios que adquirirem a ferramenta.

“Com o trabalho executado em Rio do Sul, todas as etapas serão digitais, automáticas, sem ação humana e integradas desde a consulta de viabilidade até a liberação do cadastro municipal e alvará de licença. Essa medida será destaque nacional podendo tornar Rio do Sul o município mais rápido para abertura de empresa”, enfatiza a consultora Sueli Lyra.

Rio do Sul incentiva empreendedorismo com tecnologia e adesão à RedeSim 2

A inovação para adesão à RedeSim foi apresentada para contadores e empreendedores de Rio do Sul durante a Semana do MEI 2022, no início de maio. Foto: Divulgação.

Adesão à RedeSim requer uso de tecnologia de última geração nativa web

A Analista de Qualidade Wendy Emanuele Schulze, que integra a equipe de soluções para Arrecadação da IPM Sistemas, explica que a RedeSim é um conjunto de sistemas informatizados necessários para registrar abertura, baixar, alterar e legalizar empresas e negócios no Brasil, ou seja, tanto no âmbito da União como dos Estados e Municípios. 

“A RedeSim padroniza os procedimentos, aumentando a transparência e proporcionando redução de custos e de prazos para abertura de empresas. E a solução que entregamos para a Prefeitura de Rio do Sul para análise de abertura de empresas integra diretamente com a Junta Comercial do Estado”, destaca Wendy.

No entanto, para realizar essa adesão à RedeSim, as Prefeituras precisam usar um sistema de gestão que permita essa integração. É o caso de Rio do Sul, que utiliza o sistema de gestão pública municipal Atende.Net há mais de 20 anos. A tecnologia desenvolvida pela IPM com cadastro único e nativa WEB garante atualização de dados em tempo real, redução de burocracia e agilidade nos processos internos da Prefeitura e no atendimento aos cidadãos. 

“Nós criamos um mecanismo no Atende.Net que importa o Plano Diretor do Município, de forma que os processos de solicitação de viabilidade de empresas ficam automatizados. Além disso, os pedidos de alterações e baixas de empresas também estão 100% integrados”, explica o Coordenador de Desenvolvimento de Soluções de Tributação da IPM Sistemas, engenheiro especializado em gestão pública Marcelo Alvin Kiefer.

> Vídeo: 5 vantagens da Computação em Nuvem na gestão pública

Saiba mais sobre a tecnologia da IPM Sistemas:

> Guaíra, Guarapuava e Tupãssi vencem Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae-PR

> Panambi ganha Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae-RS

> Pinhalzinho, Videira, Indaial e Rio do Sul vencem Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae-SC

> Índice CFA 2022: 12 clientes IPM são destaque nacional em Governança Municipal

> Índice Firjan destaca 88 clientes IPM com boa ou excelente gestão fiscal

> Prêmio Band Cidades Excelentes: 6 clientes IPM no pódio do Oscar da Gestão Pública

> Portal da Transparência: 50 clientes IPM têm excelente avaliação do TCE-RS

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

 

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página