Biguaçu (SC) adota central de vagas 100% digital e aumenta transparência no Município
Por
IPM
26 maio, 2025
Tempo de leitura: 3 mins
Última atualização: 16 maio às 16:36
Biguaçu (SC), na Grande Florianópolis, era um dos muitos municípios brasileiros que enfrentava problemas na área de educação. A princípio, a lista de espera, sem uma central de vagas em escolas e creches, virou um problema para a administração pública, dificultando também a transparência das informações e processos.
Central de vagas: tecnologia traz avanços na educação
Sem uma tecnologia eficiente para atender a gestão, o trâmite da lista de espera era feito manualmente pelos servidores, demandando mais tempo e uma equipe maior para dar conta dos atendimentos. De tal forma que, em 2024, Biguaçu implantou o Módulo de educação do Atende.Net, ecossistema desenvolvido pela IPM. Como resultado, conseguiu não apenas otimizar os processos na área como fazer melhorias que, antes, não eram possíveis.
“Um dos pontos positivos em relação ao sistema, que conseguimos avançar muito, é a central de vagas. Isso trouxe para a gente o cumprimento da legislação. Além disso, conseguimos sair na frente em comparação a muitos municípios, em processo de transparência”, pontua o secretário de Educação de Biguaçu, Gustavo Sagas.
Município conseguiu migrar da fila de vagas manual para a 100% digital – Foto: Enrique Rodriguez/Reprodução
Outro benefício da funcionalidade é a lista de espera remota, formato que permite aos pais e responsáveis das crianças inscritas acompanhar as atualizações em tempo real, ao passo que evita o deslocamento até o Município.
“Na última etapa foi entregue a lista de espera remota. Foi um grande avanço, agora temos menos demanda em relação à ligação das famílias ou questionamentos como: ‘em que posição eu estou?’, ‘não consigo acessar essa lista no site da prefeitura’. Nos ajudou bastante a diminuir esse problema”, completa o secretário.
Tarefas sem retrabalho
O sistema também otimizou de fato a rotina dos servidores da Prefeitura de Biguaçu, que sofriam com a insegurança do antigo software. Por conta disso, a equipe precisava conferir manualmente as informações geradas no sistema antes de repassar aos munícipes.
Dessa maneira, com o formato de Governo Digital, no Atende.Net, a Prefeitura conseguiu reduzir a quantidade de tarefas para os servidores, melhorando a qualidade do atendimento ao cidadão.