Eficiência nos processos: de 5 dias para 45 minutos
Usuários do Atende.Net desde 2021, o município de Videira teve sua rotina transformada com as facilidades que a solução permite, tanto na vida do munícipe quanto na vida dos servidores públicos. Demandas simples, como trâmite de processos de engenharia, pagamentos de guias e geração de folhas de pagamentos eram feitos de maneira manual, o que demandava tempo e alocação exclusiva de servidores.
Segundo Dorival Borga, os processos na gestão chegavam a levar dias para serem executados. “Quando eu cheguei na administração pública, eu encontrei um sistema de administração, comparado com a iniciativa privada, com mais ou menos 20 anos de atraso. Nossa folha de pagamento levava de 4 a 5 dias para ser processada, e hoje nós conseguimos processar a folha de pagamento de mais de 2 mil servidores em apenas 45 minutos. É realmente a tecnologia a favor do serviço público”, pontua.
Essa transformação para agilidade nos processos públicos é possível porque o software para gestão pública da IPM permite o gerenciamento de informações com alta disponibilidade e segurança, seguindo as exigências da legislação atual, em uma plataforma que utiliza tecnologia 100% em nuvem, com um sistema nativo web, que funciona de qualquer dispositivo com acesso à Internet, de forma segura e prática.
Munícipe é um dos principais beneficiados
O cidadão de Videira foi um dos principais beneficiados pela tecnologia IPM na cidade catarinense. O autoatendimento está disponível 24 horas pela internet, site ou aplicativo, e permite acesso a uma série de serviços como emissão de guias ISS, guias de IPTU, consulta de protocolos, solicitação de alvarás de construção, emissão e verificação de notas fiscais, entre outros. Além de todos os benefícios, o videirense tem a opção de realizar os pagamentos também via Pix.
Segundo o prefeito do município, a migração eliminou consideravelmente o uso de papel desde 2021, gerando economia aos cofres públicos e diminuindo a quantidade de resíduos produzidos em todo ecossistema da gestão. “Desde obter documentos até a aprovação de projetos de construção, tudo é online hoje, isso realmente faz uma diferença muito grande”, e ainda sobre a segurança das informações, Dorival complementa: “além de agilizar e facilitar a vida do cidadão, é um ambiente seguro, com proteção aos dados e que garante segundas vias quando ele precisa”.
Todas essas facilidades e evolução na agilidade dos processos refletem-se na procura pelos atendimentos digitais públicos. Em 2022, foram 775.832 mil atendimentos e até agosto de 2023 Videira somava 595.028 mil acessos. Ao todo, nos últimos 18 meses, a cidade totalizou 1.370.860 atendimentos digitais. Essa jornada vai de acordo com o que estudos atuais apontam quando dizem que o cidadão hoje demonstra preferência pela comodidade, a praticidade e a economia de tempo dos serviços online.
Transformação digital gera reconhecimento público
Todo investimento em transformação digital tem gerado reconhecimento público para o município de Videira. Desde o início da sua trajetória em busca de integração das informações e agilidade nos processos administrativos, a cidade tem conquistado alguns prêmios que destacam iniciativas públicas para modernizar municípios e desenvolver a qualidade de vida dos cidadãos.
Em abril de 2022, a etapa catarinense do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor premiou Videira com o 1º em lugar em Inovação e Sustentabilidade. A premiação do Sebrae reconhece gestões municipais que tenham resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios, bem como trabalhem em prol da modernização da gestão pública.
Outros destaques que Videira conquistou:
- Destaque no 2º quadrimestre de 2023 do Previne Brasil.
- Nota máxima (A) no Selo da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal.
- Nível Prata no Radar da Transparência Pública 2022
- Prefeito Inovador 2022
- Vencedor 2021 e 2022 no Pilar Governança, Eficiência fiscal e Transparência do Prêmio Band Cidades Excelentes
- 33º lugar no Subgrupo Padrão de Vida Médio Porte do Ranking Melhores Cidades do Brasil 2022.
Uma jornada de transformação impulsionada pela tecnologia
O processo de modernização digital da cidade de Videira soma-se às histórias de outros clientes IPM que investem no Atende.Net como a tecnologia para impulsionar seus resultados, aumentar a arrecadação e auxiliar no desenvolvimento da qualidade de vida de seus cidadãos. A solução permite que os serviços públicos sejam democratizados, ampliando e facilitando o atendimento ao munícipe e agilizando os processos internos da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Autarquias e demais órgãos públicos.
Toda essa jornada se concretiza em benefícios visíveis para Videira, que viu seu PIB crescer 38,3% nos últimos 5 anos, chegando hoje a marca de R$ 3 bilhões de reais. Esse montante reflete-se em crescimento, aumento da arrecadação e investimento em áreas prioritárias para o desenvolvimento da cidade.
Em setembro deste ano, Dorival Carlos Borga, prefeito da cidade, visitou estande da IPM Sistemas no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios (COMAC), realizado pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), e aproveitou a oportunidade para conhecer a Dara, a primeira Inteligência Artificial para gestão pública. No momento, foi explicado sobre os benefícios que a IA pode trazer para as prefeituras e cidadãos através das suas capacidades em saúde, educação, infraestrutura, mobilidade e atendimento.
“Quando vi a apresentação, percebi que é uma ferramenta que realmente deve estar presente nos municípios. Nós precisamos dessas ferramentas. Quem olha e pensa no futuro, tem que usar a tecnologia a seu favor e a Dara está nos dando essa possibilidade de sermos mais eficientes, ágeis e com mais segurança“, finalizou.
>> Vídeo: Como a IPM está promovendo a transformação digital?