Pinhalzinho (SC) aumenta PIB e melhora atendimento à população com tecnologia IPM - IPM
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Desde a implantação em 2018 do Atende.Net, da IPM Sistemas, Pinhalzinho (SC) tem passado por uma transformação digital que impacta diretamente na vida dos cidadãos do município. O início da jornada aconteceu quando a gestão percebeu a necessidade de centralizar dados e integrar órgãos e setores, desde então, as mudanças vêm proporcionando uma série de benefícios e destaques ao município catarinense.

Busca por dados impulsionou transformação digital

Em 2018, Pinhalzinho, município do oeste de Santa Catarina com 21.972 habitantes, se viu em uma situação similar a de várias outras cidades do Brasil: dentro da gestão existiam vários sistemas que atuavam de forma desconectada, sem integração de dados e que causavam retrabalho ao longo dos processos. Em cada departamento e órgão existia um tipo de sistema, a maioria ainda funcionando no desktop.

Como o objetivo da gestão era gerar eficiência e utilizar dados para pautar a construção de novas políticas públicas, o município realizou os procedimentos legais e contratou o sistema de gestão para prefeituras da IPM Sistemas, o Atende.Net. Com a solução integrada, todos os órgãos e setores do município passaram a utilizar um banco de dados único, atuando em sincronia e permitindo rapidez e eficiência no processamento e compartilhamento de dados e informações.

Prefeito de Pinhalzinho (SC), Mario Afonso Cena, explicou sobre os problemas que levaram o município a buscar transformação digital

Prefeito de Pinhalzinho (SC), Mario Afonso Cena, explicou sobre os problemas que levaram o município a buscar transformação digital

“Nós não tínhamos uma consolidação de dados, que é o que nos dá informação para que a gente possa administrar, para que a gente possa gerir a prefeitura e fazer previsões. Em 2018, nós fizemos a migração para a IPM e começamos essa consolidação de dados, ao mesmo tempo, começamos a digitalizar o nosso sistema, dispensando o uso de papel, tornando-o mais ágil e permitindo uma quantidade muito maior de dados em cada processo digital”, explicou o Prefeito de Pinhalzinho, Mário Afonso Cena.

O software para gestão pública da IPM Sistemas utiliza a tecnologia cloud computing e é nativo web (sem emuladores), ou seja, permite uma gestão baseada em dados e garante segurança e disponibilidade das informações, promovendo desburocratização e automatização dos processos que vai muito além do envio de memorandos, abertura de protocolos ou requerimentos informatizados.

A segurança oferecida pela solução também foi um dos fatores decisivos para a gestão pública do município. “Todas as informações, todo nosso sistema da prefeitura, está armazenado em nuvem, o que nos garante uma enorme segurança. Ficamos muito mais tranquilos e seguros em nossas ações com todos os números e dados que a nossa prefeitura tem hoje”.

Tecnologia promove aumento do PIB

Segundo o prefeito de Pinhalzinho, assim que a implantação do Atende.Net começou a ser realizada, foi possível identificar mudanças na gestão. A integração no trâmite de processos fez com que a prefeitura eliminasse a figura do almoxarifado para armazenamento de processos, trazendo assim agilidade e permitindo a construção de políticas públicas para impulsionar o crescimento do município.

Todo esse investimento em transformação digital tem sido revertido em receita para o município, benefícios para os cidadãos e reconhecimento público. Pinhalzinho está na 45ª posição no ranking da economia de Santa Catarina, segundo o censo do IBGE que avaliou as 295 cidades do estado.

Em 2016, o PIB (Produto Interno Bruto) do município era de 801 milhões, após seis anos de investimentos em melhorias na gestão pública, em 2022 Pinhalzinho registrou o PIB de 1 bilhão 792 milhões. De acordo Mario Afonso Cena, “todo esse crescimento só foi possível porque a Prefeitura digitalizou e desburocratizou, fazendo com que todo empreendedor pudesse ter agilidade em seus processos. Com a digitalização, nós conseguimos detectar onde tínhamos que ter maiores investimentos para que pudéssemos crescer economicamente”.

Com os investimentos em modernização, Pinhalzinho soma hoje 476 novas empresas abertas só em 2023 e o tempo médio de uma hora para realização desse processo, segundo o Mapa de Empresas. Além disso, a cidade lidera o Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, ocupando o 1.º lugar com 1.129 atividades dispensadas de alvarás e licenças, isso proporciona um ambiente de negócios mais livre e favorável à abertura de empresas aos empreendedores locais.

Transformação digital em Pinhalzinho (SC) promove aumento do PIB e outros resultados surpreendentes para a gestão e município.

Facilidades para o cidadão

Além das melhorias na administração do município, o pinhalense também é um dos grandes beneficiados pelas soluções do sistema de gestão pública Atende.Net. Através do aplicativo de atendimento ao cidadão, é possível acompanhar todos os processos da prefeitura, consultar editais de licitação, acessar folhas de pagamento e solicitar serviços.

Com a facilidade de obter um protocolo que registra todos os dados da solicitação, o munícipe pode requerer atividades como drenagem e desentupimento de bueiros, troca de lâmpadas, limpeza de passeios públicos, manutenção de vias, entre outros. Se o serviço não for atendimento, o cidadão pode utilizar os dados do protocolo para realizar a cobrança, dessa maneira, a manutenção pública acontece de maneira ágil e monitorada pelos cidadãos.

Outro ponto de destaque é a economia estendida para os munícipes. Com o atendimento digital não é mais necessário se deslocar até a prefeitura para solicitar serviços, nem realizar a impressão de guias de pagamento ou pranchas de projetos de engenharia, por exemplo. Todas essas atividades podem ser realizadas por meio do Atende.Net, seja no computador, celular ou tablet. “Nós passamos a aproximar o cidadão da prefeitura e de maneira muito mais fácil”, finalizou o prefeito de Pinhalzinho.

Solução completa para integrar dados e órgãos

A IPM utiliza tecnologia em nuvem para o Atende.Net, um sistema nativo web que funciona pela Internet, 24 horas por dia e 7 dias por semana. O software para gestão pública foi desenvolvido com foco em desempenho e segurança, e pode ser acessados de qualquer dispositivo sem a necessidade de estar preso a uma rede local.

A tecnologia da IPM Sistemas democratiza o acesso aos serviços públicos, amplia e facilita o atendimento ao cidadão e agiliza os processos internos de Prefeitura, Câmara de Vereadores, Autarquias e outros órgãos públicos.

“As Prefeituras que utilizam o sistema de gestão pública Atende.Net saem na frente tecnologicamente, sem sombra de dúvidas. Além de conseguir ter a gestão de todas as secretarias em um ambiente único, incluindo contabilidade, recursos humanos, compras e licitações, fiscalização, tributos, saúde, educação, dentre muitos outros, qualificamos o atendimento ao cidadão. Com tecnologia IPM, é possível disponibilizar mais de 500 serviços públicos online, em nuvem, com acesso via site ou aplicativo. Os resultados disso não poderiam ser diferentes: mais economia, agilidade, desenvolvimento econômico e qualidade de vida à população. E os empreendedores conseguem abrir uma empresa em todas as esferas de governo em poucos minutos”, destaca Aldo Mees, CEO e fundador da IPM.

Se você quer conhecer mais sobre a nossa tecnologia, entre em contato com nosso time de especialistas e agende uma demonstração.

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