Rio do Sul é pioneira nacional no uso de Inteligência Artificial na educação pública - IPM
IPM - Blog
Cases Cases

Localizado na região do Alto Vale do Itajaí, o município de Rio do Sul (SC) é destaque nacional em inovação na gestão pública. Após atrair atenção nacional como uma das primeiras cidades a aderir à RedeSim via integração com o módulo Starter do software de gestão pública Atende.Net, da IPM Sistemas, e ser premiado como o Município mais rápido do Brasil na abertura de empresas, em 2023 a administração pública riosulense se tornou pioneira no uso de Inteligência Artificial na educação e gestão pública municipal. E os frutos do trabalho inovador, que iniciou com investimento robusto em tecnologias de machine learning na gestão da educação pública, se consolidam como uma evolução transformadora no setor público de repercussão nacional.

Pioneiros em Inteligência Artificial na educação

Com uma população estimada em 71.061 habitantes pelo IBGE, Rio do Sul (SC) viu na Inteligência Artificial uma maneira de tornar a gestão pública em educação mais eficiente e inteligente. Com 27 escolas e cerca de 6.500 alunos matriculados na rede municipal, a administração resolveu adotar a partir do início deste ano a Dara, Inteligência Artificial desenvolvida pela IPM Sistemas e treinada com milhões de parâmetros para ser capaz de orientar os gestores públicos a obterem as melhores soluções para planejamento e gestão.

Utilizando algoritmos de machine learning, a IA age como um assessor ao gestor público, sendo capaz de definir a alocação ideal de creches e pré-escolas, por exemplo, com indicativo de localização, capacidade necessária, previsão de demanda, e alocação de estudantes. Com isso, tem resultado direto na otimização dos recursos públicos, pois consegue apontar aos gestores com precisão como e quando direcionar os investimentos, evitando desperdícios ao mesmo tempo em que aumenta a assertividade do recurso. Simultaneamente, promove maior qualidade de vida à população, pois cada ação da gestão é pensada com maior embasamento de dados através da Inteligência Artificial.

IA no planejamento da infraestrutura e investimentos

Em Rio do Sul, Dara apontou sugestões de mudanças que poderiam reduzir pela metade o tempo de deslocamento dos alunos, e que serviu de base para a tomada de decisão na gestão e planejamento da infraestrutura. O Município conseguiu planejar reformas em suas unidades de ensino com IA, contando com dados ricos que apontavam quais unidades poderiam ter sua operação pausada com o menor impacto possível sobre a educação. Com isso, conseguiu realizar ações de otimização de investimentos em três unidades de ensino, direcionando seus recursos de uma forma mais eficaz para aumentar a qualidade da educação na rede como um todo. Como resultado, tem impacto direto na melhoria do ambiente urbano e na qualidade de vida da população.

Pensando em ações futuras, a Inteligência Artificial também tem sido um aliado poderoso no planejamento de longo prazo, especialmente considerando a construção do Plano Municipal de Educação. A partir de 2024, as equipes técnicas deverão criar seus novos planos com validade de 10 anos, e a utilização da IA traz mais assertividade a esse contexto. Em Rio do Sul, o uso da Inteligência Artificial já traz mais tranquilidade ao planejamento, pois consegue apresentar previsões com alta acurácia para os próximos 3 anos, junto a visões de maior prazo. Com isso, Dara consegue apontar qual será a infraestrutura necessária para o Município e qual a alocação ideal de estudantes em cada unidade, de forma a prevenir filas de espera, melhorar a experiência do estudante e otimizar os investimentos públicos.

“A nossa experiência na gestão da educação tem sido exitosa, pioneira, e já traz bons resultados. Temos a responsabilidade pública de construir unidades educacionais onde realmente é preciso. Não estamos aqui para construir ‘elefantes brancos’ que não atendam à demanda verdadeira que as nossas famílias precisam. Então, a Inteligência Artificial veio para subsidiar esse trabalho”, destaca Janara Mafra, Secretaria Municipal de Educação. Na gestão da rede municipal, o uso da IA surgiu como apoio para decisões estratégicas que, que agora contam com mais assertividade, embasamento, e precisão. Ou seja, torna-se possível encontrar a raiz dos problemas e gerar soluções.

IA na educação é pioneira no combate à evasão escolar

IPM lança inteligência artificial Dara para guiar ações de governo - integrada ao sistema de gestão pública

Dara tem a capacidade de apresentar os motivos da evasão escolar, reconhecendo e identificando a realidade de cada Município, escola, turma e aluno. Imagem: IPM/Reprodução.

Outra demanda importante com atuação direta da Dara está no combate à evasão escolar. Hoje, estima-se que 46% dos estudantes mais pobres não concluam a educação básica, e Rio do Sul está comprometida em não ser parte dessa tragédia silenciosa. A IA consegue apontar com 99% de taxa de acerto os casos de evasão escolar, em um modelo de machine learning que compreende e analisa a realidade de cada cidade, bairro, escola e estudante.

O grande diferencial da Dara é que ela não é um simples modelo estatístico que utiliza fórmulas prontas, sendo então pioneira no mercado em realmente trazer metodologias mais avançadas e precisas de machine learning à gestão pública. Ou seja, ela não utiliza métricas e análises que generalizam situações, assumindo que todos os casos tem os mesmos pesos e medidas e simplesmente indicando que há probabilidade de evasão. A IA se destaca ao compreender correlações complexas e entender a fundo a realidade de cada estudante, identificando a evasão escolar com alta taxa de sensibilidade, ao perceber mesmo os casos com indícios invisíveis ao olhar humano, e assertividade, ao apontar os casos certos. Além de apontar quais alunos tendem a abandonar os estudos, a IA aponta também quais os motivos estão levando a isso, permitindo assim a ação preventiva da Secretaria de Educação de Rio do Sul.

Para Janara Mafra, a Inteligência Artificial veio para agir de forma preventiva na evasão escolar, criando a possibilidade de agir proativamente no processo de aprendizagem e combate ao abandono dos estudos. Como resultado, essa inovação permitirá ao Município potencializar seu desenvolvimento econômico, alavancar geração de empregos e preservar a dignidade humana. “Hoje, com tecnologia, conhecemos o processo de ensino e aprendizado de cada estudante, e temos a possibilidade de trabalhar junto a famílias e alunos para criar um ambiente educacional melhor, mais agradável e de sucesso. Ou seja, com a tecnologia construimos um modelo de gestão que colabora com o processo de aprendizagem dos alunos.”

Como efeito, a Inteligência Artificial também faz diferença na rotina do professor, pois consegue apontar como está o cenário de permanência de cada estudante. Assim, o educador consegue agir diretamente em seu dia a dia, com identificação precisa do potencial de evasão de seus estudantes e suas causas. Dessa forma, a IA permite algo que antes era improvável: agir de forma preventiva, pois há ciência da trajetória de abandono antes que ela de fato se solidifique.


Criada no Brasil pelo time IPM Sistemas, Dara é a primeira Inteligência Artificial para gestão pública

Desenvolvida no Brasil, Dara é a primeira Inteligência Artificial abrangente para gestão pública

Investindo em IA com responsabilidade e pioneirismo

Desenvolvida com apoio de professores, engenheiros, médicos e gestores públicos, Dara usa machine learning para antecipar problemas, apresentar soluções e otimizar gastos públicos. Pensando no cenário da educação como exemplo, ela considera a realidade única de cada aluno, turma e município, além de aprender e melhorar ainda mais com o tempo. Com isso, a IA foi treinada para agir de forma holística, em uma análise 360º dos dados já disponíveis no sistema de gestão, o Atende.Net.

“Com as projeções da Dara, que vão muito além da capacidade humana, conseguimos apoiar o gestor público nas decisões de investimento. A IA tem foco em qualidade de vida, praticidade e impulsionamento dos serviços públicos essenciais, para uma gestão pública mais proativa e inteligente. Queremos que os gestores consigam tomar decisões hoje que vão impactar positivamente no futuro, e não viver decidindo olhando pelo retrovisor”explica a líder de IA da IPM, Ana Mees, formada em Engenharia Biomédica e Eletrônica pela Duke, uma das mais prestigiadas do mundo.

Para atingir esses resultados surpreendentes, a criação da Dara envolveu diversos anos de investimento em pesquisa e desenvolvimento (R&D). A tecnologia emprega machine learning na criação de verdadeiros cérebros virtuais, aplicando redes neurais ao ensinar computadores a entender dados de uma forma inspirada pelo cérebro humano, isto é, criando estruturas em camadas similares ao cérebro humano. Isso foi possível devido ao compromisso da IPM com a inovação e tecnologia de ponta, trazendo referências do cenário internacional de tecnologia e inovação e formando um time de especialistas comprometidos e engajados com a transformação digital do setor público. Do lado técnico, Dara apresenta resultados impressionantes porque foi desenvolvida com machine learning.

A nova tecnologia IPM não só aponta cenários ideais como também inclui explicações sobre as razões para cada escolha. “A decisão final sempre será do gestor, mas ele não vai ter que escolher entre um caminho ou outro às cegas”, reforça a engenheira Ana.

Implantação orgânica e rápida

Como a Inteligência Artificial faz parte do sistema de gestão pública da IPM, o Atende.Net, o processo de implantação da Dara em Rio do Sul aconteceu de forma natural, inserida no dia a dia sem novas instalações.

Seguindo o mesmo padrão do sistema de gestão, a IA também é cloud e web, dessa forma, é possível utilizá-la pela Internet sem precisar investir em máquinas locais que mantém a gestão presa localmente. Além disso, todo processo é acompanhado pelo time de especialistas da IPM, que se empenham na missão de resolver as demandas em colaboração e levam sugestões para a gestão, dessa maneira, o uso da IA está sempre evoluindo e ampliando horizontes de aplicação e soluções.

Rio do Sul: uma cidade inteligente

Thomé, prefeito de Rio do Sul, cidade pioneira no uso de Inteligência Artificial na educação pública

Segundo prefeito de Rio do Sul, José Thomé, o investimento em tecnologia permite maximizar proatividade da gestão

Segundo o Prefeito José Thomé, Rio do Sul já vem de uma trajetória de pioneirismo em tecnologia e destaque na gestão pública, e a parceria com as tecnologias da IPM vai de acordo com a visão inovadora da gestão e comprometimento com serviços públicos de qualidade.

“Nós aqui em Rio do Sul temos essa vontade enorme de sair na frente e de mostrar o exemplo do que implantamos aqui para todo o Brasil. Através de uma gestão inovadora, aliada à boa prestação de serviços pela IPM, construímos pioneirismo e saímos na frente. Conseguimos no hoje, com os dados que a gente compila hoje, pensar no planejamento lá na frente, e pensar no futuro da nossa cidade”, comemora o Prefeito.

Com o uso do software de gestão pública da IPM, a prefeitura de Rio do Sul possui uma gestão integrada onde todas as áreas colaboram para a gestão do município. A iniciativa promove economia de recursos públicos e torna os serviços e trâmites mais ágeis e de qualidade. O programa Prefeitura Sem Papel proporciona 328 serviços digitais para o cidadão riosulense, todos acessíveis por meio do Atende.Net. Por semana, são mais de 22 mil autoatendimentos que somaram, só no 1º semestre de 2023, mais de 1 milhão e 300 mil acessos aos serviços públicos digitais.

“Isso para nós é uma forma básica de fazer o trabalho: buscar sair na frente adotando as melhores ferramentas de gestão. A IPM tem desenvolvido ferramentas de tecnologia com inteligência artificial e nós buscamos aderir a essas inovações como forma de transformar a Prefeitura de Rio do Sul em uma Prefeitura Inteligente, em um ambiente propício para se ter o seu negócio, para estudar, para viver com qualidade de vida. Sabemos que a Inteligência Artificial é um caminho sem volta, em todas as áreas”, destaca Thomé.

O investimento em tecnologia para fazer de Rio do Sul uma cidade inteligente também tornou o município um exemplo para outras cidades brasileiras. A promoção de políticas públicas e o impacto na qualidade de vida da população levaram a conquista de uma série de prêmios, com destaque para o 1º lugar nacional no Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor.

IPM: líder e pioneira em tecnologia para gestão pública

A IPM tem 27 anos de história, e é pioneira em cloud computing: desde 2012, trabalha inteiramente com sistemas em nuvem. A tecnologia é o motor da inovação que a administração pública eficiente necessita, pois permite a integração de dados em um único sistema web para gestão pública, garantindo disponibilidade em 99,9% do tempo, alta segurança e acesso unificado.

Além disso, as soluções da IPM otimizam processos, diminuem a burocracia com gestão de empenhos, ordens de compra, folha de pagamentos, memorandos, saúde, social, meio ambiente, cemitérios e demais áreas em um ambiente único, com acesso único via aplicativo ou navegador. Prefeituras interessadas em construir governos mais eficientes e inteligentes podem oferecer centenas serviços públicos digitais para que os cidadãos tenham atendimento de qualidade sem precisar se deslocar, enfrentar filas ou gastos com papel. E, agora, conta também com a IA Dara para apoiar na tomada de decisões e melhorar a qualidade de vida da população.

Vídeo: Por que a IPM criou a IA Dara, especializada em gestão pública?

Leia também:

Fale com um consultor e conheça Dara

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página