Dois Irmãos - RS ganha destaque por investir em tecnologia na gestão pública municipal  - IPM
IPM - Blog
Administração Geral Administração Geral

A cidade de Dois Irmãos está localizada a 58 km da capital Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Com 33 mil habitantes, o município sai na frente de outras cidades maiores por digitalizar processos na administração pública.

Dois Irmãos é a prova de que a tecnologia não está somente nos grandes centros urbanos.

Através da tecnologia, a cidade passou a tramitar processos digitalmente e o cidadão ganhou liberdade para solicitar serviços públicos sem sair de casa.

Pelo autoatendimento, o cidadão da cidade pode solicitar alvarás de funcionamento, alvará sanitário, certidões negativas, notas fiscais e realizar parcelamentos de débitos.

Ao realizar a solicitação, o setor responsável pelo serviço recebe uma notificação automática, que permite a agilidade na resolução do processos.

Os Servidores que antes levavam até meses para resolver uma solicitação, hoje com toda a facilidade obtida a partir da tecnologia, conseguem finalizar em um mesmo dia.

Ao implantar o sistema de gestão 100% em nuvem da IPM Sistemas, a prefeitura municipal de Dois Irmãos integrou todos os setores da administração.

Contabilidade, Procuradoria, RH, Suprimentos, além de outras pastas passaram a ser integradas e as informações, compartilhadas.

 

Facilidade no acesso às informações

De acordo com Jerri Meneghetti, vice-prefeito de Dois Irmãos, antes de contar com o sistema de gestão em nuvem, o acesso a relatórios era limitado.

Documentos em papel eram transportados de uma secretaria para a  outra, algo que aumentava o risco de extravios e perdas.

Hoje, com documentos digitalizados o gestor tem a prefeitura na palma da mão e pode acessar informações de contabilidade e arrecadação, por exemplo, através do próprio celular.

O app Atende.Net permite que os gestores acessem documentos de onde estiverem, 24 horas por dia.

Outra grande vantagem de tramitar processos digitalmente é a possibilidade de assinar digitalmente e eletronicamente qualquer documento, sem precisar da impressão em papel.

O vice-prefeito destacou também a importância do workflow (fluxos de trabalho), para organizar e gerenciar os processos administrativos.

Segundo ele, ao mapear os processos dentro de um fluxo de atividades, é possível identificar problemas e encontrar soluções mais rapidamente.

Além do que com um fluxo mapeado, a garantia de que os processos serão cumpridos como o planejado é muito maior e o tempo de finalização é reduzido significativamente.

Assista ao depoimento do vice-prefeito de Dois Irmãos e conheça outras vantagens de integrar a administração pública, através da tecnologia.

 

 

Dois Irmãos: cidade da inovação

As mudanças ocorridas na forma de gerenciar a administração pública foi acolhida pelos cidadãos.

Prova disso é que somente em 2019, o Portal do Cidadão do município contabilizou mais de 32 mil emissões de notas fiscais eletrônicas.

Foram mais de 18 mil processos digital consultados e milhares de cidadãos atendimentos remotamente.

Essa facilidade trouxe economia para a cidade que evita os gastos com papel, impressão e materiais de expediente.

Gestão integrada, 100% transparente, eficiente, e sem burocracia: isso é uma Prefeitura Digital, o futuro da gestão pública.

 

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página