Autoatendimento na Prefeitura: conheça 5 vantagens de facilitar serviços

24/06/2020 por IPM

Diante das implicações causadas pela pandemia, muitas Prefeituras ficaram impossibilitadas de oferecer atendimento presencial durante a quarentena.

No entanto, municípios que já vinham adotando ferramentas tecnológicas, como o uso de sistemas 100% em nuvem para facilitar o trabalho dos Servidores, conseguiram manter os serviços de forma remota.

Com Servidores trabalhando em home office e autoatendimento para cidadãos, as atividades continuaram.

O autoatendimento está disponível há algum tempo em bancos, supermercados, empresas e já chegou na Gestão Pública. 

Prefeituras e cidadãos têm colhido vantagens desse sistema de atendimento.

A Prefeitura ganha mais agilidade na resolução de processos, melhora seu relacionamento com o cidadão, que é atendido mais rapidamente e consegue ter um retorno positivo na resolução de solicitações. 

Entretanto, estas não são as únicas vantagens de contar com o autoatendimento nas Prefeituras.

E sabendo da importância de incentivar a desburocratização dos serviços públicos para melhorar a qualidade da Gestão Pública, neste artigo você vai conhecer as vantagens do autoatendimento.

Vamos lá!

 

Sem filas


 

Através do autoatendimento, o cidadão pode resolver demandas como renovação de alvarás, aprovação de projetos de engenharia ou arquitetura, entre outros serviços, sem precisar sair de casa. 

Via internet, o pedido do cidadão é protocolado e encaminhado para os setores responsáveis.

Portanto, o pedido pode ser feito em poucos cliques, sem que o cidadão precise se deslocar até a Prefeitura para enfrentar filas.

A longo prazo, o autoatendimento pela internet traz vantagens ainda maiores inclusive para o meio ambiente.

Quanto menos pessoas circulando, menos trânsito e menos poluição. 

 

Mais agilidade 


 

Com o autoatendimento pela internet, os processos ficam mais simplificados e as resoluções são feitas em menos tempo. 

Sem a necessidade de atender presencialmente os cidadãos, o Servidor ganha tempo para resolver outras demandas.

Dessa forma, a tramitação de processos se torna mais organizada e consequentemente, a solicitação é atendida mais rapidamente.

 

Maior controle


 

O autoatendimento também proporciona um maior controle das solicitações, tanto para os cidadãos, quanto para os Servidores.

Por um lado, ao solicitar um serviço, o cidadão pode acompanhar online o seu progresso. 

Isso evita que ele tenha que ir até a Prefeitura ou precise ligar repetidas vezes para saber se sua pendência foi resolvida, otimizando o tempo dos Servidores.

Por outro lado, o Servidor tem o controle da tramitação do processo e é capaz de identificar em que estágio se encontra e em que setor está.

Dessa forma, é possível mapear toda a tramitação, evitando que pedidos demorem a ser resolvidos.

 

Segurança no armazenamento de dados


 

Quando os processos são feitos em papel, por mais cuidadosos que sejam os funcionários do setor, sempre há o risco de extravio de documentos. 

No autoatendimento pela internet, os dados ficam armazenados na nuvem e não correm o risco de ficarem perdidos ou serem encaminhados ao setor errado.

As Prefeituras que usam sistemas 100% em nuvem não correm o risco de perder documentações e não precisam de arquivo morto.

Todos os arquivos podem ser salvos na nuvem, facilitando a categorização de cada um deles e agilizando o trabalho dos Servidores.

 

Redução da inadimplência 


 

A inadimplência ocorre por diversos motivos, mas um deles é a falta de clareza ou o excesso de burocracia para realizar algumas solicitações.

Com o autoatendimento pela internet os procedimentos ficam mais simples e o cidadão pode ficar em dia com o município em poucos cliques.

Assim, o município reduz gastos com envio de guias de pagamento em papel, melhora seu relacionamento com a comunidade e obtém aumento na arrecadação de tributos.

 

LEIA TAMBÉM: Dicas infalíveis para reduzir inadimplência e aumentar arrecadação do município

 

Se você chegou até aqui, percebeu que disponibilizar o autoatendimento no seu município é urgente e necessário.

A tecnologia só beneficia a sociedade e faz grande diferença na qualidade da Gestão Pública.

A IPM Sistemas oferece sistemas 100% em nuvem para Prefeituras e tem como um de seus pilares, o autoatendimento para cidadãos.

Além de proporcionar maior controle, segurança, agilizar o trabalho dos gestores e aumentar a arrecadação, ao reduzir a inadimplência, os sistemas em nuvem podem ser acessados de qualquer lugar.

A plataforma Atende.Net é integrada e por isso, tem conquistado cada vez mais força no mercado.

Para saber mais sobre a plataforma, assista ao vídeo a seguir!

 

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