Prefeitura de Bom Despacho colhe bons frutos por se tornar cada vez mais digital - IPM
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A cidade de Bom Despacho está localizada a 169 km da capital Belo Horizonte, em Minas Gerais.

São mais de 50 mil habitantes e a demanda por serviços públicos de qualidade só aumenta a cada dia.

Diante disso, a prefeitura de Bom Despacho passou a modernizar seus processos com o auxílio da tecnologia.

Antes dos acontecimentos em decorrência da pandemia, Bom Despacho já atendia seus cidadãos de forma remota, através do autoatendimento.

A população já solicitava serviços como solicitações de alvarás, licenças, certidões e guias de pagamento, sem precisar sair de casa.

Acessando o Portal do Cidadão de Bom Despacho, o cidadão pode emitir notas fiscais, visualizar débitos municipais e ainda conferir informações no Portal da Transparência.

Com a pandemia e as recomendações de distanciamento social, os Servidores tiveram a possibilidade de trabalhar remotamente, em home office.

“Com certeza nossa prefeitura deu um passo a frente com a adoção do sistema em nuvem da IPM. Podemos manter todos os serviços disponíveis e a população não foi afetada em momento algum pela falta de atividades”, afirma o secretário de administração, Wallace Campos.

Isso devido ao fato de que a prefeitura migrou em tempo recorde para o sistema de gestão 100% em nuvem da IPM Sistemas.

 

Processos digitalizados 

 

De acordo com Wallace Campos Rodrigues, Secretário de Administração da prefeitura, a migração durou 3 meses apenas e trouxe resultados expressivos.

Do ano passado até a data de hoje, foram contabilizados mais de 30 mil emissões para processos digitais e mais de 17 mil acessos para emissão das guias de IPTU.

Esses números reforçam os ganhos que os setores da administração pública conquistaram com a adesão do sistema de gestão em nuvem.

O setor de tributação por exemplo, foi bastante beneficiado pelas facilidades trazidos pelo sistema.

Uma vez que ao proporcionar o atendimento online para os cidadãos, os Servidores ganharam mais tempo e produtividade na finalização de tarefas.

Além disso, o setor contábil também melhorou seus processos e consegue enviar todas as prestações de contas dentro dos prazos.

 

Assertividade e agilidade na tomada de decisão 

 

Em entrevista a nossa equipe da IPM, o secretário enfatizou que o Atende.Net fortalece a transparência e confiabilidade nos processos, além de facilitar o trabalho dos profissionais.

Assista ao depoimento dele, e confira algumas conquistas da cidade nos últimos meses.

Segundo o secretário, o acesso às informações de todos os setores da prefeitura em um único sistema é um grande diferencial.

Através do Atende.Net, é possível controlar os gastos, visualizar processos e fortalecer a assertividade na hora da tomada de decisões dentro da gestão.

Wallace ainda ressalta a importância do uso de assinaturas digitais e eletrônicas para agilizar os processos.

Abordamos o assunto nesse artigo anterior, Home office na Gestão Pública: como as assinaturas digitais e eletrônicas agilizam os serviços para os cidadãos?.

As assinaturas digitais são fundamentais para manter os serviços em andamento, mesmo durante a pandemia.

Outra vantagem do sistema é ter a possibilidade de automatizar tarefas, através do workflow.

Através dessa ferramenta de fluxo de atividades, os processos são tramitados rapidamente. 

O que antes levava meses para ser finalizado, hoje é concluído no mesmo dia.

É o caso da abertura de empresas. 

O secretário ressaltou que antes esse processo era feito de forma presencial – o que levava de 15 a 30 dias para abrir uma empresa.

Entretanto, com o processo digital, hoje a empresa pode ser aberta em apenas um dia.

A tendência é evoluir com os processos digitais e eliminar cada vez mais o uso do papel nas repartições públicas.

“Queremos que a prefeitura de Bom Despacho seja digital, para que a inovação tecnológica seja usada em prol dos cidadãos. Essa é a nossa meta”, afirma Wallace.

 

 

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