Prefeitura de Castro usa a tecnologia como aliada para superar pandemia

17/06/2020 por IPM

O município de Castro está localizada a 159 km de Curitiba, capital do Paraná.

Com mais de 71 mil habitantes, a cidade tem se destacado por oferecer serviços públicos de qualidade aos cidadãos.

Atualmente, durante a pandemia, Castro utiliza a tecnologia como aliada para dar transparência na gestão de investimentos feitos no combate ao coronavírus.

Toda e qualquer compra realizada para abastecer os hospitais e postos de saúde da saúde da cidade estão disponíveis no Portal do Cidadão.

Além dos gastos, as receitas também são detalhadas na página e equipamentos como máscaras, luvas e todo equipamento usado pelos profissionais de saúde estão listados com seus respectivos valores.

Assim, os cidadãos podem acompanhar em tempo real, o que está sendo feito do orçamento público com mais facilidade.

Portanto, ao aumentar a transparência e a participação da sociedade quanto aos serviços públicos, Castro ganha relevância na região.

Serve de exemplo para muitos outros municípios.

 

Tecnologia contribui para melhoria dos serviços da Saúde


 

No Portal da Transparência da cidade, é possível encontrar todas as informações referentes aos valores investidos na Saúde.

Além dos detalhes sobre a compra de medicamentos e materiais, como máscaras e kits de teste rápido, qualquer cidadão pode encontrar a listagem de fornecedores e os valores empenhados.

Segundo a secretária de Saúde de Castro, Maria Lidia Kravutschke, o IPM Saúde está fazendo a diferença na gestão da pasta.

Inclusive, já havia solicitações de relatórios pelos órgãos de Controle Social e recomendação do Ministério Público para divulgação desses gastos.

 



 

De acordo com a avaliação da secretária, por ser totalmente digital, o módulo permite que os profissionais do setor possam ficar focados no enfrentamento ao COVID-19.

Evitando perder “um tempo precioso” realizando relatórios de gastos de forma manual.

 

Castro digitaliza processos e caminha para o futuro


 

De mãos dadas com o futuro, a Prefeitura de Castro utiliza o sistema de gestão 100% em nuvem, o Atende.Net da IPM Sistemas.

Com ele, os servidores ganham agilidade em suas rotinas de trabalho e conseguem manter a administração em dia com a prestação de contas exigidas em âmbito Municipal, Estadual e Federal.

Além disso, o sistema único do Atende.Net proporciona a integração de todas as áreas da administração pública em uma só plataforma.

Assim, o gestor pode acompanhar os indicadores de setores como Contabilidade, RH, Fiscal ou Legislação e identificar os pontos que devem ser colocados em prioridade.

 

 

Cidades inteligentes, cidadãos inteligentes


 

Além das facilidades oferecidas aos gestores e servidores que trabalham nos setores públicos, o sistema de gestão em nuvem permite que cidadãos sejam atendidos com mais eficiência.

Através do autoatendimento, o cidadão pode solicitar os serviços que ele precisa através da internet, de qualquer lugar, em qualquer horário.

O autoatendimento é um grande avanço para a digitalização dos processos das Prefeituras.

Castro dispõe de mais de 187 serviços em seu Portal do Cidadão e a população tem respondido positivamente.

Em 2019, o sistema contabilizou mais de 350 mil acessos no Portal do Cidadão.

Entre eles estão emissões de alvarás, notas fiscais eletrônicas, emissão de certidões negativas, entre outros serviços.

Além disso, foram mais de 25 mil emissões de guias de IPTU, e mais de 47 mil consultas de processos digitais, somente no ano passado.

De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Emerson Gobbo, o sistema de gestão usado desde junho de 2014 contribui para evitar o desperdício de tempo.

Dessa forma, processos digitais são resolvidos de modo ágil, liberando mão de obra para outras funções e dando à população a liberdade para solucionar problemas burocráticos sem precisar sair de casa.

 
“A maioria dos moradores está resolvendo seus problemas pelo Portal do Cidadão. E o nosso setor de Recursos Humanos desde abril desse ano também é todo pelo Portal”, explica.

Sobre o Autor

IPM

Comentários

Newsletter IPM

Cadastre-se e receba novidades sobre nossos sistemas.

© 2020 IPM Sistemas de Gestão Pública. Todos os direitos reservados.