Como superar desafios para garantir uma administração pública de sucesso? - IPM
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Para gerenciar a administração pública de qualquer município, é necessário ter uma estrutura preparada para oferecer serviços de qualidade, contando com processos efetivos, solucionados em tempo ágil.

No entanto, muitas administrações públicas encontram dificuldades para oferecer a agilidade que os cidadãos necessitam para resolver esses processos.

A falta de recursos e problemas estruturais, são alguns dos desafios que muitos órgãos públicos enfrentam, o que acaba afetando diretamente no atendimento aos cidadãos.

Na busca constante por soluções, o gestor público deve estar sempre bem informado para acompanhar novidades que possam contribuir de alguma forma na sua administração.

A tecnologia está cada dia mais imersa em nossa rotina, pois está presente na maioria das nossas atividades. Hoje, utilizamos a tecnologia para trabalhar, estudar, fazer exercícios físicos, para o lazer, e até para ampliar nossa rede de contatos.

Neste caso, como a tecnologia pode contribuir para a melhoria dos serviços na administração pública?

Neste artigo, respondemos a pergunta destacando algumas dicas para que o gestor consiga organizar uma estrutura poderosa capaz de superar os desafios encontrados em órgãos públicos, utilizando a tecnologia.

 

Desafio: Burocracia na resolução dos processos

Embora o objetivo inicial de qualquer administração seja atender as necessidades dos cidadãos da melhor forma, muitas gestões são marcadas pela dificuldade em cumprir com este objetivo.

Como consequência disso, os setores públicos acabam ficando com uma imagem negativa, já que grande parte dos cidadãos não conseguem um bom atendimento para resolver os processos que dependem inteiramente do setor.

Os servidores de uma gestão municipal, por exemplo, utilizam os recursos disponíveis para gerenciar os mais diversos processos.

Desde processos contábeis, até licenças ambientais, são eles que juntamente com os gestores, disponibilizam esses serviços ao cidadão.

Porém, para disponibilizar esses serviços, é preciso seguir etapas diferentes, de acordo com cada processo solicitado.

Geralmente o processo costuma levar um tempo maior para ser resolvido.

Costuma ser burocrático, pois um mesmo documento precisa passar por vários setores da administração pública, até que seja assinado pela gestão e finalmente, entregue ao cidadão.

Podemos citar alguns desafios enfrentados pelo cidadão, no momento em que necessita dos serviços públicos. São eles:

  • Despesa com o deslocamento até o órgão público;
  • Tempo de espera para o atendimento;
  • Na falta de algum documento, o cidadão precisa voltar no local quantas vezes for necessário;
  • Tempo de espera para a entrega do serviço solicitado.

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Solução: Software de gestão – Sistema Nuvem

Como vimos, a burocracia presente no atendimento ao cidadão é bastante prejudicial tanto para a imagem da administração pública, quanto para a fluidez das atividades que dependem desses serviços.

O trabalho dos servidores e gestores precisam de mais agilidade para superar este desafio.

Somente através da tecnologia, é possível otimizar todas as atividades da gestão pública e transformar positivamente a imagem dos serviços administrativos.

Utilizar um software de gestão pública, através do cloud computing, está ganhando cada vez mais espaço nas discussões sobre melhorias administrativas.

Como exemplo, podemos citar a Prefeitura Municipal de Gravataí, no Rio Grande do Sul, que depois adotar um software de gestão e migrar para o sistema na nuvem, conseguiu destaque entre os demais municípios da região.

Essa Prefeitura ganhou destaque nacionalmente, devido a eficiência nos serviços prestados aos cidadãos, que só foi possível graças a otimização proporcionada pelo Atende.Net, plataforma que agiliza serviços de diversos segmentos.

O cidadão pode ser bem atendido pelo serviço público, com a contribuição valiosa da tecnologia.

A administração pública consegue ter a sua imagem transformada positivamente, quando o cidadão ganha algumas vantagens. Tais como:

  • Liberdade e mobilidade com o autoatendimento;
  • Monitoramento dos processos solicitados;
  • Evita filas, gastos com deslocamento;
  • Rapidez na solução de processos.

Solução para Gestão Pública: Atende.Net

O sistema de gestão Atende.Net proporciona a padronização dos fluxos de trabalho, chamado de Workflow, garantindo que cada processo seja dividido em etapas monitoradas online em qualquer horário e de qualquer dispositivo.

Desta forma, quando surge a demanda do cidadão, o servidor não precisa mais aguardar o tempo que levaria até que a solicitação chegasse a aprovação do gestor.

Com um sistema 100% nuvem, o gestor pode aprovar solicitações com sua assinatura digital de onde estiver.

Agilizando o trabalho do servidor e melhorando o atendimento para os cidadãos.

Pensando na praticidade, o sistema também disponibiliza serviços para o autoatendimento.

Acessando a internet, o cidadão pode solicitar diversos serviços, sem sair de casa.

Outra vantagem que o Atende.Net proporciona é a integração. Todos os setores da administração pública conseguem acessar o mesmo sistema único.

Facilitando assim, a troca de informações entre eles.

Através do sistema na nuvem, os gestores podem conferir informações em tempo real, além de fazer uma análise dos indicadores que auxiliam na tomada de decisão e fortalecem o planejamento estratégico.

Garantir o sucesso de uma administração pública envolve muitos fatores.

No entanto, implantar um sistema de gestão em nuvem aumenta o desempenho dos setores públicos como um todo, atendendo o cidadão da forma que ele merece.

O Atende.Net foi desenvolvido pela IPM Sistemas, líder no desenvolvimento de software para Gestão Pública.

Se você quer saber como implantar um sistema 100% nuvem na sua gestão, entre em contato conosco!

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