Por trás do pioneirismo na implantação de sistema 100% cloud computing na gestão pública, a IPM, empresa especializada em soluções tecnológicas para a administração municipal, investe em desenvolvimento e implantação de processos para atestar a segurança das informações dos municípios na nuvem. O banco de dados e as informações da entidade pública ficam hospedados em ambiente seguro com diversos servidores, robot de backup, firewall, com fluxo de informações de forma criptografada. As informações mantidas em datacenter IPM somente são manuseadas com sistemas IPM, com backups em ambiente do cliente. Eventuais downloads de arquivos e vídeos, bem como toda a navegação via internet realizadas nos ambientes das Prefeituras não transitam pelo datacenter, isentando a ocorrência de vírus neste ambiente.
Os sistemas desenvolvidos pela IPM são auditados constantemente por empresas especializadas, como site blindado (
https://www.siteblindado.com/pt/) e trustsign (
https://www.trustsign.com.br/), além disso toda navegação para o datacenter é realizada sob o protocolo HTTPS, com certificado de autenticidade garantido pela trustsign. A segurança é reforçada com o uso de firewalls em dois níveis: interno (para cada cliente através de aplicação) e externo (geral através de appliance - equipamento físico destinado exclusivamente para esta finalidade).
Já nas aplicações, a segurança pode ser observada em diversos pontos, como o login através de certificação digital, criptografia de dados no lado cliente e validações tanto no lado cliente como no servidor, e também é possível restringir o acesso dos usuários através de controle de login por horário, situação funcional, bloqueio de login pelo administrador e também por número de tentativas. Quanto aos serviços prestados ao cidadão, é utilizada a técnica de CAPTCHA, que impede que robôs forcem o acesso à aplicação.