Tecnologia: o remédio para saúde pública - IPM
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Segundo os dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 71,1% da população brasileira reconhece o Sistema Único de Saúde (SUS) como um direito fundamental. Além disso, uma significativa parcela da população, ou seja, 87%, visualiza a extrema importância do SUS para a saúde pública e desenvolvimento do país.

O reconhecimento da importância do sistema para a saúde e para o país não impede que os cidadãos se esqueçam das mazelas presentes. 60% dos entrevistados acreditam que o SUS não tem recursos suficientes para atender bem a todos e 22% vão além, considerando-o como péssimo ou ruim.

Entre as deficiências, a falta de recursos, desigualdade no acesso aos serviços e a baixa qualidade dos atendimentos em alguns casos são os principais desafios que a população brasileira apontou como entraves ao desenvolvimento do SUS.

Muitas pessoas reclamam da necessidade de ir às unidades de saúde de madrugada para esperar em filas e obter apenas algumas senhas por dia. Isso é feito para marcar um horário que, muitas vezes, só estará disponível daqui a alguns meses.

Tecnologia: o remédio para saúde pública

Essas questões, presentes no cotidiano do SUS, causam uma série de problemas que impedem o avanço da saúde pública. O crescimento das filas de espera por atendimento está se tornando mais preocupante, resultando em gastos maiores e sobrecarregando os servidores com tarefas repetitivas, o que tem impacto sobre a rotina dos servidores públicos e acarreta danos à saúde mental.

De acordo com um estudo realizado pelo Ministério da Saúde em 2021, foi constatado que 18,5% dos servidores da saúde pública apresentaram algum tipo de transtorno mental no último ano. Os transtornos mais comuns foram ansiedade (12,5%), depressão (5,4%) e estresse (5,1%).

A tecnologia pode ser um ótimo remédio para promover a modernização digital e transformar como os processos de saúde acontecem no município, de dentro para fora. Um sistema único de gestão pública, com um banco de dados único e integrado a todo ecossistema do serviço público, pode resolver todos esses problemas e promover melhorias na relação com cidadãos, aperfeiçoando como a população vê o sistema público de saúde.

A solução de gestão pública IPM Saúde oferece ao Município o Painel Previne Brasil, que permite acompanhamento instantâneo e detalhado quanto ao andamento dos indicadores, bem como a identificação dos dados consistentes ou não, conforme as métricas do programa nacional. Além disso, aplica as metas definidas para cada indicador automaticamente. Foto: IPM Saúde.

Benefícios do uso da tecnologia na gestão de saúde

A utilização de tecnologias integradas e especialmente desenvolvidas para a gestão da saúde pública pode trazer inúmeros benefícios. Isso inclui a integração eficiente entre órgãos, departamentos e setores, resultando em melhorias significativas que aceleram o funcionamento do ecossistema público de saúde.

Acesso às informações 24 horas por dia

Por meio de tecnologia de última geração, de alta performance e 100% em nuvem, como Atende.Net, os cidadãos podem acessar informações de saúde a qualquer hora do dia, de qualquer lugar com acesso à internet. Isso significa que não é mais necessário se deslocar até uma unidade de atendimento para obter informações sobre seu estado de saúde.

Gestores também podem acessar informações importantes sobre a saúde do município, como os principais indicadores de saúde. Os médicos, por sua vez, podem acessar os prontuários dos pacientes de qualquer Unidade de Saúde do município. Com o prontuário multiprofissional digital, por exemplo, mais de 90 especialidades de profissionais de saúde são integradas em uma única solução. Além disso, os cidadãos podem solicitar procedimentos, agendar consultas e visualizar os resultados dos exames sem sair de casa, com os exames clínicos sem papel. Isso facilita o acesso aos serviços de saúde e reduz os gastos com burocracia, como impressões.

Gestão integrada e eficiente

A gestão da saúde pública é mais eficiente quando as informações estão integradas em um sistema completo e com banco de dados único. Isso permite que os gestores tenham uma visão completa da situação da saúde do município e tomem decisões mais acertadas.

Por exemplo, com um sistema de gestão integrado, é possível acompanhar a quantidade de atendimentos diários, as entregas de medicamentos, os transportes realizados, as filas para procedimentos e muitos outros serviços. Isso ajuda a identificar problemas e oportunidades de melhoria para criar uma gestão mais eficiente e com agilidade.

Interação com pacientes e transparência

A tecnologia permite que as Unidades de Saúde do município interajam com os pacientes de forma simples e rápida. Por exemplo, os pacientes podem receber notificações de consultas ou resultados de exame no próprio celular. Isso facilita o acesso aos serviços de saúde e melhora a experiência do paciente. Além disso, a tecnologia também permite que os dados sejam compartilhados em tempo real com os sistemas do Ministério da Saúde, facilitando o processo de prestação de contas e repasses corretos.

Prontuário Eletrônico completo e seguro

O Prontuário Eletrônico é um registro digital de todas as informações sobre o paciente, incluindo histórico médico, exames, consultas e tratamentos. Essa tecnologia também permite a realização de consultas por teleatendimento e o registro de todos os procedimentos dentro do prontuário eletrônico do paciente.

Inserido em um ecossistema 100% em nuvem e com banco de dados único que utiliza um cadastro único de informações, todas as áreas administrativas têm acesso à mesma informação, evitando retrabalho ou perda de dados.

Segurança e privacidade dos dados

A tecnologia de última geração também oferece recursos de segurança de dados. Por exemplo, a biometria pode ser usada para identificar os pacientes e confirmar os procedimentos realizados pelo SUS. Isso ajuda a proteger a privacidade dos pacientes e evitar fraudes. Já o uso de QR Code permite validar atestado médico, declaração de comparecimento e regularidade vacinal. Tudo muito rápido e na tela do smartphone, sem uso de papel.

Gestão preditiva com Inteligência Artificial

Dara, a Inteligência Artificial para gestão pública, possibilita o progresso da chamada administração prognóstica, prevendo necessidades e permitindo enxergar além dos dados e realidade atuais. Como a IA considera a condição da cidade e serviços públicos a partir de uma visão 360º, ela possibilita antecipar ações no presente para impulsionar soluções no futuro.

A tecnologia foi lançada em maio de 2023. Ela utiliza machine learning e deep learning com redes neurais profundas para orientar gestores públicos em uma gestão pública eficiente e proativa, antecipando necessidades e problemas da administração municipal.

Dara possibilita o progresso da chamada gestão preditiva, prevendo necessidades e permitindo enxergar além dos dados e realidade atuais. Como a IA considera a condição da cidade e serviços públicos a partir de uma visão 360º, ela possibilita antecipar ações no presente para impulsionar soluções no futuro.

Na área da saúde, Dara tem a habilidade de prever em três anos o prognóstico de doenças como a diabetes. Também, ela pode identificar e antecipar, em um período de 6 a 18 meses, a informação de que um indivíduo está em trajetória para sofrer um infarto ou um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Além das soluções em atendimento de saúde, Dara consegue ajudar a identificar, com até 3 anos de antecedência, a necessidade de pontos de atendimento e profissionais de saúde. Essa identificação leva em consideração dados demográficos, tendências locais, atividade urbana e particularidades populacionais.

Dessa maneira, todo ecossistema de saúde pode ser beneficiado para criar uma gestão preditiva, eficaz, com foco no cidadão e no desenvolvimento da sua qualidade de vida.

Criada no Brasil pelo time IPM Sistemas, Dara é a primeira Inteligência Artificial para gestão pública

Desenvolvida no Brasil, Dara é a primeira Inteligência Artificial abrangente para gestão pública

 

Para saber mais sobre a tecnologia IPM, leia:

> Clientes IPM ganham Selo APS de Qualidade do Ministério da Saúde

> Vigilância em Saúde: como a tecnologia facilita a gestão no seu município

> IPM tem 88 clientes com boa ou excelente gestão fiscal no Índice Firjan

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