Tecnologia em nuvem IPM: Guarapuava qualifica prestação de serviços
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A Prefeitura de Guarapuava (PR), município com cerca de 183 mil habitantes no Centro-Sul paranaense, está adotando a tecnologia da IPM Sistemas para qualificar a gestão pública. A administração municipal está aposentando o modelo desktop, que exigia a utilização de diversos programas diferentes para efetuar as rotinas administrativas. Agora, com o Atende.Net, desenvolvido 100% em nuvem pela IPM, trabalhará com uma base de dados centralizada e compartilhada. 

Dessa forma, todos os Servidores públicos terão acesso à mesma base de informações, o que confere eficiência e celeridade aos trabalhos. Além disso, garante visão geral da gestão, com relatórios e indicadores sendo gerados em tempo real, facilitando e qualificando a tomada de decisão.

“Essa iniciativa é uma maneira de dar mais transparência e otimizar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão de Guarapuava. Teremos um controle mais eficaz e seguro, e nossos colaboradores terão uma ferramenta moderna e mais prática para desenvolver seu trabalho”, explica a secretária de Administração, Doraci Senger Luy.

Conforme destaca a equipe administrativa municipal, o novo sistema proporcionará economia de tempo e praticidade ao cidadão, com o acesso a serviços pelo site da Prefeitura, sem precisar se deslocar até o setor responsável no órgão público. Segundo o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (TI) do município, Luiz Augusto de Abreu, a plataforma será uma opção rápida e prática, evitando retrabalhos.

“O novo sistema possibilitará maior segurança, agilidade, compartilhamento e disponibilidade da informação em tempo real e é mais um passo do Programa Guarapuava Digital”, ressalta Abreu.

 

Migração ocorrerá na última semana de agosto 

A equipe técnica da IPM já trabalha na preparação da migração dos dados para o sistema Atende.Net. Essa etapa da implantação da nova tecnologia ocorrerá de 23 a 27 de agosto. Então, nesse período, também será iniciado o treinamento dos Servidores públicos usuários para a utilização do novo software de gestão pública da Prefeitura de Guarapuava.

Além disso, para demonstrar como funcionará a área Fiscal do novo sistema e tirar dúvidas, a Prefeitura promoverá reuniões totalmente on-line direcionadas a diferentes públicos que utilizam a plataforma. As demonstrações serão realizadas pela equipe técnica da IPM, nos seguintes dias:

  • 11 e 18 de agosto – para Contadores/Escritório de Contabilidade;
  • 12, 19 e 26 de agosto – para Empresas prestadoras de serviços e/ou emitentes de NFS-E;
  • 13 e 20 de agosto – para Fornecedores de Software e/ou desenvolvedores de WebService e Instituições Financeiras.

Para se inscrever, os interessados devem preencher um cadastro acessando aqui. Após a inscrição, será enviado o link de acesso. 

 

> Vídeo: 3 vantagens da modernização digital dos órgãos públicos

 

Sistema de gestão pública da IPM tem cadastro único

As Prefeituras que utilizam o sistema IPM contam com tecnologia de ponta desenvolvida com cadastro único e 100% em nuvem. Dessa forma, podem realizar 100% dos procedimentos de maneira on-line, com acesso 24h por dia, bastando utilizar um dispositivo com Internet. 

Como resultado, essas Prefeituras podem executar seus processos sem o uso de papel. Ou seja, procedimentos de contabilidade, pagamentos, arrecadação, fiscalização, pessoal, compras, licitações, procuradoria, e muitos outros, podem ser tramitados e também assinados virtualmente

Além disso, por ser desenvolvido com uma base de dados centralizada e compartilhada, esses setores “conversam” entre si, permitindo cruzar dados e gerar gráficos e indicadores em tempo real. Essa facilidade amplia a visão da administração municipal, qualificando a tomada de decisão. Portanto, garante uma gestão dos recursos públicos de forma transparente e econômica.

 

Foco está em facilitar a vida das pessoas 

Com a implantação da tecnologia em nuvem IPM, os órgãos públicos estão investindo em uma ferramenta tecnológica para modernização e desburocratização da gestão pública. Claro, os ritos tradicionais não deixam de existir, pois são parte essencial de qualquer serviço público. No entanto, a tecnologia organiza, facilita e agiliza o trabalho interno, o que garante celeridade.

Com isso, retira-se parte da carga dos Servidores públicos e, ao mesmo tempo, entrega-se mais agilidade e facilidade na prestação de serviços ao cidadão. Ao contarem com o Portal do Cidadão, oferecido pela tecnologia IPM, as Prefeituras proporcionam autoatendimento à população.

Sendo assim, o munícipe tem acesso a diversos serviços, como consultar débitos, pagar ou parcelar impostos e taxas (inclusive via Pix), acessar e agendar consultas, abrir uma empresa, por exemplo, pelo celular, sem precisar ir até a Prefeitura ou enfrentar filas.

 

> Vídeo: como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes

 

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