Tendências em tecnologia 2024: o que a gestão pública precisa saber - IPM
IPM - Blog
Tecnologia IPM Tecnologia IPM

O ano de 2024 será emblemático no que tange às tendências em tecnologia. Parece que foi ontem, mas o lançamento do ChatGPT já completou o primeiro aniversário e Inteligência Artificial foi a palavra mais importante de 2023, segundo o Dicionário Collins.

Enquanto o ano passado foi marcado por uma série de explosões de ferramentas utilizando IA, 2024 será marcado por discussões regulamentais e sobre o uso democratizado da tecnologia.

Além de IA, segurança, nuvem e sustentabilidade são outros assuntos que estão no radar de tecnologias dos próximos meses. Por isso, separamos algumas das tendências apresentadas pela Gartner e levantadas pelo nosso time que podem impactar diretamente a gestão pública.

Continue acompanhando e fique por dentro!

Computação em nuvem

A nuvem é uma tecnologia que está revolucionando a forma de fazer negócios há mais de uma década. A tendência para 2024 é uma abrangência ainda maior na gestão pública e a adoção de novos formatos.

De um lado, a promoção de simplificação para facilitar a entrada de mais empresas e instituições no modelo cloud.

Do outro, a criação de plataforma de nuvem industriais, combinando serviços SaaS, PaaS e IaaS adaptadas às necessidades individuais de cada organização.

A Gartner prevê que, até 2027, mais de metade das empresas utilizará plataformas de nuvem industriais para acelerar seus negócios. Isso representa um aumento significativo em relação a 2023, quando apenas 15% das empresas usavam essa tecnologia.

Aqui na IPM, fomos pioneiros em cloud para gestão pública e essa tecnologia é a base de nossas soluções.

“Desde 2012, reforçamos a importância da gestão pública estar na nuvem para facilitar a vida dos gestores e cidadãos. Agora, em 2024, a nuvem se mantém como tendência e vai estar ainda mais na vida das pessoas”, pontua Kananda Mayer, Coordenadora de Desenvolvimento da IPM.

Se você tem interesse no tema, conheça 10 benefícios de sistemas em nuvem para gestão pública.

Tecnologia sustentável

A sustentabilidade é uma preocupação crescente em todo o mundo. As pessoas estão cada vez mais conscientes dos impactos ambientais de suas atividades e estão procurando maneiras de reduzir seu impacto.

A tecnologia também está desempenhando um papel importante na promoção da sustentabilidade. Novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para reduzir o consumo de energia, geração de resíduos e a poluição.

A Governança ambiental, Social e Corporativa (ESG) se destaca como uma abordagem que pode ajudar organizações a encontrarem o equilíbrio ecológico a longo prazo.

Além disso, a Gartner prevê que a pauta será uma constante nos próximos anos, passando a impactar também a remuneração de lideranças, com valores variáveis de acordo com resultados.

Criada no Brasil pelo time IPM Sistemas, Dara é a primeira Inteligência Artificial para gestão pública

Desenvolvida no Brasil, Dara é a primeira Inteligência Artificial abrangente para gestão pública

Aplicações inteligentes

Soluções que utilizam IA para melhorar a experiência de usuários para automatizar tarefas e fornecer recomendações personalizadas devem crescer.

Esses aplicativos devem ser aprimorados com dados conectados de fontes externas e, quando conectados com Inteligência Artificial, podem trazer insights valiosos dentro do próprio App, sem precisar recorrer a ferramentas de Business Intelligence externas.

Ana Mees, Líder de Inteligência Artificial da IPM, explica brevemente sobre. Segundo ela, “essas aplicações utilizam serviços baseados em IA, ou seja, machine learning, deep learning com redes neurais e dados conectados — tudo para se adaptar dinamicamente ao usuário”.

Um dos grandes valores nessa abordagem é a capacidade da máquina aprender e evoluir. A medida que mais usuários utilizam, o resultado é melhorado e a qualidade das informações avança.

Até 2026, 30% dos novos aplicativos usarão IA para se adaptar ao usuário e criar interfaces personalizadas, de acordo com a Gartner.

Novas soluções em segurança

Com o crescimento de modelos de Inteligência Artificial, aumentou também a preocupação em torno da tecnologia. Cada vez mais, vemos governos correndo para regulamentar a aplicação de IA em diversos setores.

No Brasil, as discussões focam na necessidade de promover a igualdade de direitos e a não discriminalização. Em novembro, o Senado Federal promoveu uma longa discussão sobre o assunto. Acompanhe um resumo aqui.

Em inglês, uma sigla tem se tornado popular quando se fala do assunto. AI TRiSM ou “Artificial Intelligence Trust, Risk, and Security Management” significa Gerenciamento de confiança, risco e segurança de IA.

AI TRiSM é um framework que “apoia governança, confiabilidade, justiça, robustez, transparência e proteção de dados do modelo de inteligência artificial”, segundo a Gartner. Serve para melhorar o controle de vieses e preconceitos nas decisões.

Isso não apenas ajuda a melhorar as decisões orientadas por IA, segundo Gartner, mas cresce o valor comercial das organizações que aplicam esses controles.

IA generativa democratizada

O avanço no uso de GenAI vai democratizar significativamente o conhecimento e o número de organizações usando aplicações dessa tecnologia em ambientes de produção deve crescer.

Esse acesso à IA generativa vai ajudar a automatizar uma grande quantidade de tarefas, aumentar produtividade e reduzir custos, além de oferecer novas oportunidades de crescimento.

Para Leonardo Maciel, Coordenador de Desenvolvimento na IPM, “a adoção desses modelos de linguagem na rotina das empresas vai permitir que trabalhadores desenvolvam habilidades em um estilo conversacional, com fácil compreensão e de maneira acessível”.

Isso vai mudar como empresas trabalham e competem, e deve ser uma tendência que vai crescer ainda mais nos próximos anos.

Otimização da força de trabalho

Para os próximos anos, a tendência é que, cada vez mais, seja reforçada a combinação de aplicativos, dispositivos móveis, análises, curadoria de conhecimentos e design organizacional para otimizar as entregas.

Com o avanço do mercado, é preciso criar mecanismos para gerar entregas de qualidade e em um tempo mais curto. As ferramentas digitais são fortes aliadas nessa jornada.

A partir dessa otimização, um fator se aloca. O desenvolvimento de novas competências digitais será um requisito constante no mercado de trabalho.

O profissional dos próximos anos deve ser capaz de dialogar com a automação no trabalho por meio da IA e dedicar-se às questões mais complexas do trabalho.

Segundo a Gartner, o desafio é reduzir o tempo de aquisição dessas competências para otimização eficiente.

Conectividade com 5G

O 5G oferece velocidades de dados significativamente mais rápidas que o 4G, o que permite que novos aplicativos e serviços sejam desenvolvidos.

O 5G tem o potencial de revolucionar a forma como nos comunicamos, trabalhamos e divertimos. Pode ser usado para suportar streaming de vídeo de alta definição, jogos online e realidade virtual.

Neste ano, a tecnologia será uma aliada para promover a conectividade das pessoas em lugares mais distantes e fortalecer o governo digital brasileiro.

Desde 2023, o Governo Federal vem investindo um projeto-piloto para levar internet móvel às favelas, áreas rurais e escolas. O objetivo é reduzir desigualdade e mobilizar acesso aos aplicativos do governo que ofertam atendimento digital.

Conheça a história de transformação digital do município de Pinhalzinho (SC).

Gestão pública alinhada às tecnologias

Toda a discussão sobre tendências em tecnologia deve fazer parte também da gestão pública. Não é mais aceitável estar alheio e olhar com distanciamento para tecnologia, como se fosse um corpo estranho para o setor público.

Enquanto a área privada abraça os avanços, a administração pública caminha com passos mais lentos. E essa lentidão preocupa quando consideramos que é um setor que atravessa a vida de milhões de brasileiros, especialmente na esfera municipal.

A presença de rotinas manuais e de sistemas desktop deve ser cada vez mais combatida com a adoção de soluções verdadeiramente digitais.

Somente dessa forma, é possível promover gestão pública eficiente, ágil e que impacta positivamente a vida dos cidadãos.

Em 2024, não haverá mais espaço para uma “gestão meio-termo”.

Conheça o Atende.Net e esteja à frente do seu tempo

Atende.Net é um software para gestão pública 100% em nuvem, sem emuladores, desenvolvido pela IPM Sistemas. Assim, ele reúne as informações de todos os departamentos da Prefeitura em um banco de dados único.

Com a solução, gestores consultam, cruzam dados e geram relatórios e gráficos diversos em tempo real. A tecnologia é uma solução para gestão inteligente que auxilia cidades a conquistarem a transformação digital por meio de soluções inovadoras.

Além de suas soluções em inteligência fiscal, suas ferramentas digitais otimizam processos e reduzem a burocracia por meio da gestão de empenhos, ordens de compra, folha de pagamentos, memorandos, saúde, social, meio ambiente, cemitérios e demais áreas.

Tudo isso em um ambiente único, com acesso facilitado por aplicativo ou navegador.

Além disso, a IPM Sistemas é pioneira em Inteligência Artificial para gestão pública. Em maio de 2023, lançou a Dara, a primeira IA abrangente para o setor público. A tecnologia utiliza o mesmo modelo de solução cloud que já está presente no Atende.Net.

Se você quer conhecer mais sobre a nossa tecnologia, entre em contato com nosso time de especialistas e agende uma demonstração.

>> Vídeo: Como funciona o sistema em nuvem?

Leia também:

>> IPM lança Inteligência Artificial para guiar ações de governo

>> Gestão preditiva facilita planejamento urbano e reduz filas de espera

>> Inteligência Artificial Dara ajuda a combater a evasão escolar

>> Governo Digital: o que é e sua importância na gestão pública

>> Entenda a diferença entre Data Science, Machine Learning, Assistente Virtual, Chatbot e Inteligência Artificial

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página