Inteligência Artificial na infraestrutura e mobilidade urbana - IPM
IPM - Blog
Inteligência Artificial Inteligência Artificial

Com o crescimento das cidades, a infraestrutura e mobilidade urbana são cada vez mais o centro de questões importantes. Conciliar a expansão dos municípios com mobilidade efetiva, é um fator de peso no desenvolvimento de cidades inteligentes. O impacto reflete na gestão pública, desde a oferta de recursos disponíveis até a qualidade de vida da população.

Nos últimos anos, cada vez mais, a Inteligência Artificial vem sendo pontuada como uma forte aliada na infraestrutura e mobilidade urbana. Com imenso poder computacional, a IA permite analisar uma abundante quantidade de dados e prever cenários. Quando se combina com outras tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT), ela expande seu potencial.

Como a IA está apoiando infraestrutura e mobilidade urbana?

A Inteligência Artificial desempenha um papel significativo no avanço da mobilidade e infraestrutura, trazendo inovações e melhorias em diversas áreas, tornando-as mais eficientes, seguras e adaptadas às necessidades em constante evolução das cidades e comunidades.

Abaixo, algumas maneiras como essas soluções inovadoras estão contribuindo:

Gerenciamento de tráfego: a Inteligência Artificial pode ser usada para gerenciar o tráfego em tempo real. Realizando análise de dados de sensores e câmeras de trânsito, consegue ajustar os tempos dos semáforos para melhorar o fluxo de tráfego.

Previsão de congestionamentos: a IA pode ser usada para prever congestionamentos e alertar os motoristas com antecedência, permitindo que eles evitem rotas congestionadas.

Manutenção de infraestrutura: pode-se utilizar para monitorar a infraestrutura, como pontes e estradas, e prever quando a manutenção será necessária, permitindo que as equipes de manutenção ajam antes que ocorram problemas.

Segurança viária: pode-se usar para monitorar o tráfego e identificar comportamentos de risco, como excesso de velocidade ou direção perigosa. Dessa maneira, autoridades podem tomar medidas para melhorar a segurança viária.

Cases de IA na infraestrutura e mobilidade urbana

Inteligência Artificial na mobilidade e infraestrutura urbana: como utilizar, quais os benefícios e como a IPM está construindo soluções

Mobilidade

Em Melbourne, na Austrália, a pandemia trouxe mudanças significativas na maneira das pessoas se locomoverem, com aumento em 600% no uso de bicicleta. Com isso, a Universidade de Melbourne, em parceria com a Cubic Transportation Systems, desenvolveu formas de melhorar o fluxo de veículos e pessoas.

A parceria vem testando o uso de câmeras de monitoramento em tempo real para coleta de dados que, quando processados, garantem travessias mais seguras para pedestres, ciclistas e carros. Com essas informações, pode-se determinar o tempo mais adequado para a luz verde nos semáforos, favorecendo a passagem de bicicletas. Também é possível acionar a emergência imediatamente em acidentes.

Infraestrutura urbana

Uma iniciativa apoiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), está buscando identificar e detectar áreas com infraestrutura precária na Colômbia. A tecnologia utiliza imagens aéreas ou de satélite para ajudar equipes municipais a mapearem e atuarem em territórios urbanos de risco.

O mapeamento identifica a informalidade urbana e indica onde é necessária a intervenção urbana para a melhoria dos espaços. Devido ao crescimento populacional e à expansão urbana, o governo colombiano reconheceu a necessidade urgente de novas abordagens para resolver o problema habitacional.

Dara no auxílio a cidades inteligentes

Dara é a primeira Inteligência Artificial para gestão pública. Lançada em maio de 2023 pela IPM Sistemas, Dara segue a tecnologia cloud computing do Atende.Net, software de gestão pública. Inicialmente lançada com capacidade preditiva na área de saúde e educação, Dara expandiu suas capacidades e agora consegue auxiliar na criação de cidades inteligentes.

Utilizando machine learning e deep learning com redes neurais, a IA consegue analisar uma grande capacidade de dados e realizar previsões com alto grau de acurácia. Assim, diferente de soluções que utilizam Inteligência Artificial generativa, Dara aplica algoritmos construídos e treinados para atuar diretamente na gestão pública.

Se você ainda não entende a diferença entre o que é e o que não é IA, bem como seus tipos, você pode ler um artigo da IPM sobre o assunto clicando aqui.

Entre as capacidades de Dara, está a possibilidade de apontar a infraestrutura urbana ideal. Ou seja, ela é capaz de prever a demanda por atendimentos e apontar aos gestores públicos a necessidade de construção, ampliação ou paralisação de unidades de atendimento, como postos de saúde, escolas e creches.

Além disso, Dara explica os motivos que levam à decisão, indicando quais informações e dados foram usados para formular e resolver o problema.

Alinhado a sua capacidade de apoiar em decisões de infraestrutura urbana, Dara aloca cidadãos nos melhores pontos de atendimento considerando todas as informações disponíveis. Ao construir rotas otimizadas, aperfeiçoa-se a mobilidade urbana, resultando em uma melhoria na qualidade de vida com menor investimento individual nos deslocamentos.

Dara é capaz de atender de forma natural e orgânica através da Inteligência Artificial

Dara é a primeira assistente virtual para gestão pública que realmente usa Inteligência Artificial

Como surgiu a tecnologia?

Dara foi treinada com mais de 1.300.000 parâmetros, envolvendo diversas pessoas, municípios e condições. Ela continua aprendendo à medida que a utilizamos e a alimentamos com novos dados. Assim, é uma tecnologia que cidades de diversos perfis podem utilizar, com uma taxa de confiabilidade superior a 95% em várias áreas.

Como foi construída sobre a base tecnológica do Atende.Net, um sistema de gestão integrado e com banco de dados único, Dara permite utilizar dados que já são automaticamente preenchidos no sistema durante uso rotineiro por cidadãos, servidores e gestores. Ou seja, ela utiliza dados de qualidades e que normalmente eram mal-empregados.

A tecnologia utiliza machine learning para criar verdadeiros cérebros virtuais, aplicando redes neurais para instruir computadores a compreender os dados. A inspiração para este processo vem da maneira como o cérebro humano opera, criando estruturas em camadas semelhantes às encontradas em nossa mente.

O compromisso da IPM com a inovação e tecnologia de ponta tornou isso possível. A empresa, inspirada por tendências globais de tecnologia, formou um time de especialistas para digitalizar o setor público.

Além de apoiar a mobilidade e infraestrutura urbana, Dara é usada em uma variedade de aplicações, incluindo:

  • Previsão de evasão escolar: Dara pode prever com 99% de precisão as chances de um aluno abandonar a escola, assim como os motivos do abandono.
  • Antecipação de prognósticos de saúde: Dara consegue antecipar o prognóstico de condições de saúde, como diabete, ataque cardíaco ou AVC.
  • Assistente Virtual Inteligente: treinada com mais de 100 mil perguntas, Dara consegue conversar e atender de forma natural milhares de solicitações de cidadãos durante o autoatendimento.

Vídeo: Por que criamos uma Inteligência Artificial especializada em gestão pública, a Dara?

Fale com um consultor e conheça Dara

Leia também:

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página