Análise de dados no setor público: qual a importância? - IPM
IPM - Blog
Governo Digital Governo Digital

No universo da gestão pública, onde cada decisão impacta diretamente a vida de inúmeras pessoas, a análise de dados surge com uma abordagem capaz de promover decisões mais estratégicas.

Por meio de uma análise qualificada, é possível orientar gestores, secretários e servidores públicos para garantir que cada escolha seja feita com base em evidências sólidas.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo que explora como a análise de dados pode ser uma aliada para a administração pública.

Exploramos os conceitos, desafios, ferramentas indicadas e como construir uma cultura de dados nos órgãos públicos.

Como a análise de dados auxilia na tomada de decisões?

A análise de dados permite que gestores públicos compreendam melhor as necessidades da população, antecipem problemas e identifiquem soluções eficazes.

Por meio da análise de tendências e padrões, é possível tomar decisões mais informadas e embasadas, reduzindo incertezas e maximizando os impactos positivos para a sociedade.

Quando gestores públicos realizam uma coleta criteriosa de dados, que envolve a utilização de banco único de armazenamento e em nuvem, um universo de possibilidades e ferramentas se abrem.

É possível, por exemplo, adotar tecnologias como a Inteligência Artificial para identificar os padrões com mais rapidez e qualidade, em tempo impossível para seres humanos.

Outra possibilidade é a adoção de ferramentas BI, uma técnica que utiliza a coleta, análise e apresentação de dados para auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

A visualização de dados, por sua vez, permite transformar conjuntos complexos de dados em informações compreensíveis e acessíveis.

Alguns exemplos são gráficos, mapas e dashboards interativos que facilitam a interpretação e comunicação das informações.

Quais os desafios essa abordagem traz?

Explore como a análise de dados pode transformar o setor público, desde a tomada de decisões até a otimização de serviços.

Análise de dados impulsiona a administração pública. Imagem: Freepik.

Gestores públicos frequentemente enfrentam desafios como a falta de infraestrutura tecnológica, a escassez de profissionais qualificados e a resistência cultural à mudança.

Muitos órgãos não possuem uma infraestrutura de dados sólida, o que dificulta a coleta, armazenamento e análise eficaz de dados.

Sistemas desatualizados e a falta de integração entre diferentes bases de dados governamentais podem limitar significativamente a capacidade de análise.

Outro problema envolve a coleta de dados precisos, principalmente em áreas onde os dados sensíveis impactam diretamente no resultado ao cidadão.

Ou seja, dados desatualizados ou de baixa qualidade podem comprometer a análise.

Superar esses obstáculos envolve investir em tecnologia, capacitação profissional e promover uma cultura organizacional que valorize a inovação e a tomada de decisões baseada em dados.

Cultura de dados e gestão preditiva

Uma cultura de dados sólida é fundamental para o sucesso da análise de dados na gestão pública.

Isso envolve não apenas a adoção de tecnologias, mas também a valorização dos dados como ativo estratégico e o envolvimento de toda a organização no processo de tomada de decisões baseada em dados.

Um dos maiores benefícios de investir em uma cultura sólida de dados, é promoção do que chamamos de gestão preditiva.

A gestão preditiva oferece um olhar para o futuro, pois permite que gestores públicos antecipem tendências, identifiquem problemas emergentes e otimizem a alocação de recursos.

Ela pode ser aplicada em diversas áreas, desde a previsão de demanda por serviços públicos até a identificação de áreas com maior risco de desastres naturais.

Na saúde, a análise de dados pode melhorar o planejamento de serviços e, quando alinhada a tecnologias como Inteligência Artificial, permitir o prognóstico de doenças.

Na educação, contribui para a personalização do ensino e a identificação possíveis causas de evasão escolar, permitindo que a administração atue de maneira assertiva para diminuir o abandono.

Esses são alguns dos exemplos que a análise de dados no setor público permite, mas a combinação entre a análise preditiva e outras tecnologias podem agregar muito a administração pública.

Segurança e privacidade de dados

Garantir a segurança e a privacidade dos dados é essencial na análise de dados na gestão pública.

Isso envolve a implementação de políticas de proteção de dados, o uso de tecnologias de segurança da informação e, por fim, a conscientização dos envolvidos sobre a importância disso.

Uma das formas de promover segurança de dados é a utilização de plataformas 100% em nuvem, uma vez que isso diminui os riscos que o armazenamento físico traz.

Criada no Brasil pelo time IPM Sistemas, Dara é a primeira Inteligência Artificial para gestão pública

Desenvolvida no Brasil, Dara é a primeira Inteligência Artificial abrangente para gestão pública

Análise de dados no Atende.Net

Atende.Net é um software para gestão pública 100% em nuvem, sem emuladores, desenvolvido pela IPM Sistemas. Assim, ele reúne as informações de todos os departamentos da Prefeitura em um banco de dados único.

Com a solução, gestores consultam, cruzam dados e geram relatórios e gráficos diversos em tempo real.

O módulo Business Intelligence (BI) permite que gestores transformem dados em insights inteligentes e criem painéis e indicadores assertivos para melhor visualização da evolução da gestão.

A tecnologia é uma solução para gestão inteligente que auxilia cidades a conquistarem a transformação digital por meio de soluções inovadoras.

Tudo isso em um ambiente único, com acesso facilitado por aplicativo ou navegador.

Além disso, a IPM Sistemas é pioneira em Inteligência Artificial para gestão pública. Em maio de 2023, lançou a Dara, a primeira IA abrangente para o setor público. A tecnologia utiliza o mesmo modelo de solução cloud que já está presente no Atende.Net.

Conclusão

A análise de dados tem um impacto significativo na eficiência da prestação de serviços públicos e na satisfação do cidadão.

Ela permite que os governos sejam mais assertivos nas necessidades da população, melhorando, assim, a qualidade e a acessibilidade dos serviços.

Medir esse impacto envolve o acompanhamento de indicadores de desempenho, a coleta de feedback dos cidadãos e a avaliação contínua das práticas de gestão.

Em um mundo cada vez mais guiado por informações, os gestores públicos que souberem aproveitar o potencial dos dados terão em mãos a chave para uma administração eficiente, transparente e alinhada às necessidades dos cidadãos.

A jornada rumo à excelência na gestão pública passa, sem dúvida, pela análise e pelo aproveitamento inteligente dos dados.

Se você quer saber mais vantagens de implementar o Atende.Net, software de gestão em nuvem, fale com um de nossos consultores agora mesmo.

 

> Vídeo: Diga adeus aos sistemas desktop!

Leia também:

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página