BI na gestão municipal: como aplicar utilizando software para prefeituras - IPM
IPM - Blog
Administração Geral Administração Geral

A utilização de recursos tecnológicos contribui para a modernização digital da administração pública. É considerado um elemento essencial para melhorar a eficácia das atividades de gestão. Nesse sentido, fazer uso de ferramentas modernas é importante. Por isso, o BI na gestão pública municipal pode ser um forte aliado.

Mesmo que em um ritmo menor, o poder público tem repetido o exemplo da iniciativa privada e adotado novas tecnologias para promover transformação digital.

A migração dos dados da instituição para um sistema de gestão pública em cloud nativa web, considerada uma ferramenta segura para processamento e armazenamento das informações gerenciais, possibilita integrar soluções de Business Inteligence – BI.

A ferramenta é uma grande aliada para tomada de decisões estratégicas para criar cidades inteligentes com gestão econômica e transparente.

O que é Business Intelligence

O Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios, é uma técnica que utiliza a coleta, análise e apresentação de dados para auxiliar na tomada de decisões estratégicas. No contexto da gestão municipal, o BI é utilizado para coletar informações de diferentes áreas, como educação, saúde, segurança e finanças, e transformá-las em insights valiosos.

O BI permite que os gestores tenham acesso a informações precisas e atualizadas sobre diversos aspectos da administração pública. Com base nessas informações, é possível identificar problemas, planejar ações e medir os resultados de forma mais eficiente. Além disso, o BI agrega transparência à gestão pública, pois possibilita que os dados sejam compartilhados com a população.

BI na gestão municipal com o auxílio de software de gestão integrada

A aplicação de BI na gestão municipal traz simplicidade para análise dos processos ao disponibilizar para o gestor informações relevantes de diversos setores por meio da ferramenta data visualization. Ou seja, permite a visualização a partir de gráficos e imagens. A solução possibilita maior controle orçamentário, já que os processos e recursos são apresentados em um design de fácil compreensão. A visualização macro da gestão é facilitada, e isso contribui para a realização de projeções direcionadas à melhoria de pontos deficitários.

Neste momento, contar um sistema de gestão para prefeituras é essencial para que a ferramente BI tenha acesso a toda base de dados do município, realizando análises para definição de estratégias necessárias.

Ao contratar um software de gestão pública com banco de dados único, as informações do município são uniformizadas em um único banco de dados, o que facilita a realização do cruzamento dos dados de todos os departamentos ao adotar soluções de BI.

Banco de dados único para facilitar

A contratação de um sistema de gestão pública 100% em nuvem, como o Atende.Net da IPM Sistemas, colabora para a otimização dos processos de captação, extração, armazenamento, filtragem e disponibilidade dos dados. Ao considerar a adoção de um sistema de gestão, é preciso buscar uma empresa com experiência de mercado. A decisão assegura que o processo de migração e configuração do sistema seja feito com segurança, principalmente se a empresa oferecer uma infraestrutura dedicada e disponibilizar devido treinamento aos servidores para aproveitamento integral das funcionalidades disponíveis.

Assim, aplicar soluções de BI se torna ainda mais efetivo, pois a utilização de uma plataforma única de dados auxilia no acesso e cruzamento das mais variadas informações de todas as áreas da prefeitura de forma inteiramente on-line. Assegurando, assim, a produtividade da gestão ao possibilitar a automação das rotinas, otimização dos processos e diminuição de custos.

Dessa forma, o software para prefeituras contratado deverá fornecer meios para integrar soluções de BI na gestão municipal. Com as informações disponibilizadas de forma inteligível, o gestor público consegue realizar a análise dos processos e alinhar as decisões estratégicas em consonância com os anseios dos cidadãos e plano estratégico da gestão inteligente.

3 passos para implantação de um BI na gestão municipal

1. Escolha do software de gestão adequado

O primeiro passo para aplicar o BI na gestão municipal é escolher um software de gestão eficiente. Como comentamos, anteriormente, é importante selecionar um programa que seja capaz fornecer informações precisas e sem empecilhos. Além disso, o software deve ter recursos de análise e geração de relatórios, assim gestores podem extrair informações valiosas a partir dos dados coletados.

Nas cidades que usam sistemas digitais baseados em cadastro único de pessoas, o Atende.Net da IPM Sistemas, a realização desses serviços é facilitada. Esses clientes, que já usam sistemas com cadastro único multiusuário, tem apenas um banco cadastral para manter e, portanto, a complementação e/ou a correção de informações é facilitada.

Na implantação do sistema IPM em municípios, as informações do cadastro de pessoas oriundas de diferentes setores da prefeitura é unificada.

2. Definição dos indicadores de desempenho

Após a escolha certa do melhor sistema de gestão para prefeituras, é hora de definir os indicadores de desempenho que serão acompanhados. Os indicadores de desempenho podem variar de acordo com a área de atuação da gestão municipal, mas alguns exemplos comuns incluem: aumento da arrecadação de impostos, diminuição da taxa de desemprego, melhoria nos índices de educação e saúde, entre outros.

É importante que os indicadores sejam claros, mensuráveis e alinhados com os objetivos do município.

3. Coleta e organização dos dados

Com o auxílio do sistema de gestão e os indicadores de desempenho definidos, chega o momento de coletar e organizar os dados. É importante que os dados sejam atualizados regularmente, para que os gestores possam tomar decisões com base em informações atualizadas e confiáveis.

A IPM utiliza tecnologia 100% em nuvem (solução cloud nativa), o que significa que os sistemas foram desenvolvidos de forma especializada. Pensados para funcionar pela Internet, sem emuladores, com consideração à performance e a segurança. Também é possível acessar o Atende.Net de qualquer dispositivo com acesso à internet, de maneira segura e com alta taxa de disponibilidade.

Se você quer conhecer mais sobre a nossa tecnologia, entre em contato com nosso time de especialistas e agenda uma demonstração.

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página