Guarujá do Sul (SC) investe em modernização digital com IPM - IPM
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Um dos mitos mais comuns quando se fala de tecnologia na gestão pública, é que municípios menores não deveriam investir em soluções para modernização digital porque não existe demanda suficiente. Justificam que a gestão pública é menor e que os cidadãos não buscariam os serviços digitais. Hoje apresentamos mais um case de uma cidade que investiu em modernização digital e vem colhendo os frutos de um sistema moderno e conectado.

Antigo sistema cloud sobrecarregava servidores

Guarujá do Sul é um município brasileiro localizado na região oeste do estado de Santa Catarina, e possui população estimada em 4.829 habitantes segundo os últimos dados do IBGE. Em maio de 2022, a gestão pública guarujaense adotou o Atende.Net, da IPM Sistemas, como sistema para gestão da prefeitura. Anteriormente, todos os processos tinham que ser feitos de modo manual em um sistema desktop.

Segundo Claudenice Caramori, Técnica em Compras de Guarujá do Sul, antes da tecnologia cloud computing permitir o trâmite dos processos online, o retrabalho era constante nos setores.

“No nosso antigo sistema desktop, somente eu tinha acesso. Então, os agentes administrativos faziam tudo de maneira manual. Eles precisavam organizar o início dos processos, digitar tudo e eles traziam para mim. Eu tinha que ter uma pessoa no departamento só pra digitar”, explicou a servidora.

A rotina demandava dos servidores, atrasava os processos e sobrecarregava os servidores responsáveis pelos acessos ao desktop. Quando o município soube de outras iniciativas em cidades próximas, resolveu pela migração para uma tecnologia 100% em nuvem, sem emuladores e com banco de dados único. O primeiro passo foi o processo legal para contratação de ferramentas digitais e, após, contratação da IPM Sistemas, foi iniciado o processo de migração e implantação.

Migração ágil e atendimento consultivo

“A migração foi perfeita, tivemos uma assessoria para nos auxiliar e tivemos atendimento pós-migração. Mesmo passado seis meses, nós ainda temos atendimentos semanais onde a equipe procura nos auxiliar com dúvidas e trazer onde mais podemos extrair potencial da ferramenta”, complementa.

Entre os principais benefícios trazidos pela migração para o software de gestão pública da IPM, o acesso descentralizado é um dos destacados pela gestora municipal. Com a integração completa, todos os servidores tem acesso à plataforma única de dados, sem precisar esperar por Claudenice para gerar os processos.

“Eles têm autonomia. Eu gero as ordens de compras, pelo próprio sistema eles já mandam para os fornecedores. Se precisamos de uma certidão de uma empresa que participou de licitação, pelo próprio sistema, eu já tenho acesso digitalizado. E se surgir alguma dúvida, nós contamos com suporte da equipe”, explica.

O atendimento consultivo que os municípios recebem é uma das práticas que diferencia a IPM dos outros sistemas comuns para prefeituras. Da etapa de diagnóstico do momento atual, à implantação de um novo sistema de gestão e modernização de processos, nós abordamos toda jornada de transformação por completo.

Os times focados e especializados em cada uma das etapas do processo auxiliam para que as prefeituras contem sempre com serviços de qualidade para complementar o ecossistema tecnológico que faz da IPM líder de mercado.

Atende.Net: o sistema para gestão de prefeituras que os gestores confiam

Atende.Net: o sistema para gestão de prefeituras que os gestores confiam

Modernização digital para todos os portes

O novo cotidiano de Guarujá do Sul traz muitos ganhos para o município. A integração entre todas as áreas, setores e órgãos, com diferentes módulos do Atende.Net da IPM Sistemas, permite o trâmite online de processos. Diminuindo, dessa forma, o uso de papel e gerando mais economia para a cidade.

Como citamos no início do texto, o mito de que a modernização digital não é para todos os municípios, cai sempre que cidades como Guarujá do Sul mostram os resultados desses investimentos. Acredita-se, de maneira leviana, que uma estrutura menor de servidores não precisa de sistema de gestão pública, e que uma solução cloud é um luxo.

De maneira contrária, municípios menores demonstram tendência a centralizar atividades em um corpo menor de servidores, sobrecarregando pessoas, atrasando serviços públicos e impedindo o desenvolvimento das cidades.

Embora menores, municípios de todos os portes seguem as regras da legislação e princípios da administração pública, o que demanda processos rígidos e que devem ser tramitados com seriedade e rapidez.

Guarujá do Sul investiu na construção de uma gestão inteligente, econômica e transparente. Esse esforço reflete-se na rotina dos cidadãos, que vem buscando pelos serviços digitais para resolver suas demandas. Nos últimos 18 meses, na cidade do oeste catarinense, foram mais de 92 mil acessos online.

“Se os munícipes precisam de IPTU, eles conseguem tirar pelo Atende.Net. As licitações estão todas lá, tem a disponibilidade dos atendimentos digitais, a emissão de notas fiscais sem tanta dor de cabeça. Todo município está conseguindo usufruir das mudanças”, finalizou Claudenice.

Solução completa para integrar dados e órgãos

O Atende.Net é uma tecnologia da IPM que funciona 100% nuvem, como um sistema nativo web que funciona pela internet, 24 horas por dia e 7 dias por semana. O software para gestão pública foi desenvolvido com foco em desempenho e segurança, e elimina a necessidade de estar preso a uma rede local.

A tecnologia da IPM Sistemas democratiza o acesso aos serviços públicos, amplia e facilita o atendimento ao cidadão e agiliza os processos internos de Prefeitura, Câmara de Vereadores, Autarquias e outros órgãos públicos.

Além disso, as soluções da IPM otimizam processos, diminuem a burocracia com gestão de empenhos, ordens de compra, folha de pagamentos, memorandos, saúde, social, meio ambiente, cemitérios e demais áreas em um ambiente único, com acesso único via aplicativo ou navegador.

Prefeituras interessadas em construir governos verdadeiramente digitais, podem oferecer centenas serviços públicos digitais para que os cidadãos tenham atendimento de qualidade sem precisar se deslocar, enfrentar filas ou gastos com papel.

Se você quer conhecer mais sobre a nossa tecnologia, entre em contato com nosso time de especialistas e agende uma demonstração.

>> Vídeo: Por que o Atende.Net é a melhor solução para a sua gestão?

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