Gestão de prefeituras: sistemas de gestão tradicionais X cloud computing - IPM
IPM - Blog
Administração Geral Administração Geral

A rotina da gestão de prefeituras é uma combinação diária de pequenas e grandes decisões. Das escolhas políticas às técnicas, o administrador público precisa constantemente decidir qual caminho seguir para que seu trabalho seja satisfatório para os cidadãos.

Para atingir os objetivos traçados, é fundamental que cada setor contribua entregando o melhor em termos de resultados, sejam eles econômicos ou produtivos. Ainda mais importante é que os setores trabalhem em conjunto, alinhando inteligência e eficiência. Para a tecnologia cloud computing pode ser uma grande aliada.

Apresentamos a seguir como a tecnologia nativa web 100% em nuvem, como utilizamos na IPM Sistemas, pode ser uma grande aliada para modernização digital e gestão inteligente de municípios.

Solução cloud: uma escolha estratégica

No início da gestão pública, os setores de TI costumam ser confrontados com uma escolha significativa: o modelo de funcionamento dos sistemas. Os processos administrativos lidam com uma carga enorme de dados, desde a arrecadação de tributos até a folha de pagamento dos servidores. Precisamos guardar tudo isso de forma segura. A menor perda temporária de informações pode significar transtorno para a vida dos cidadãos e do gestor público.

Muitas vezes acaba sendo necessário montar uma grande estrutura de tecnologia para atender as demandas da prefeitura. Além de computadores com alta capacidade de processamento de informações, a administração municipal precisa investir em locais para as máquinas. Isso envolve custos de manutenção, licenças, atualizações, refrigeração, eletricidade e segurança.

Claro, é preciso também que as equipes sejam treinadas e que funcionários estejam à disposição para imprevistos.

Outra possibilidade é a cloud computing. Nela, uma empresa especialista é contratada, de maneira terceirizada, para lidar com todas as situações descritas no parágrafo anterior. Muitas prefeituras estão migrando seus sistemas de gestão para a nuvem, obtendo resultados significativos em termos de economia e produtividade com essa tecnologia.

Será que é a hora da sua prefeitura também migrar? Há alguns pontos a serem analisados.

Benefícios da cloud computing para gestão de prefeituras

A maioria das pessoas tem o impulso natural de acreditar que as coisas que estão mais seguras quando estão fisicamente próximas. Por isso, o gestor de TI pode achar que os sistemas estão em risco por ficarem sob a guarda de uma empresa distante da sede da administração municipal. Em tese, seria mais fácil controlar o acesso, tanto físico quanto eletrônico, se estiver o tempo todo de olho, não é mesmo?

Em primeiro lugar, você tem que lembrar é que você não vai conseguir estar, de fato, o tempo todo de olho. Até é possível contratar pessoas para fazer a segurança, por outro lado, essa não é a atividade-fim de uma prefeitura.

Em contrapartida, cuidar das máquinas e do seu ambiente é primordial para o sucesso de uma empresa de cloud computing. Além disso, ela tem acesso a tecnologias de ponta para garantir não apenas a segurança física dos dados, como também da própria nuvem.

O acesso dos cidadãos aos sistemas integrados também fica muito mais fácil. Através de facilidades implantadas via nuvem, como os portais do cidadão e da transparência, as pessoas ficam mais próximas à gestão da prefeitura. Dessa forma, a comunicação, pagamentos, solicitação de documentos melhoram, e a burocracia diminui.

Listamos a seguir 10 principais benefícios da nuvem para gestão pública:

  1. Acesso a qualquer momento e em qualquer lugar
  2. Menores custos para começar a utilizar
  3. Escalabilidade para suportar crescimento
  4. Segurança de ponta para dados
  5. Sem preocupação com atualizações
  6. Integração de dados em sistema único
  7. Implementação ágil
  8. Auxílio para decisões estratégicas
  9. Melhoria no atendimento ao cidadão
  10. Um novo ambiente de trabalho

Economizando com os sistemas em nuvem

Toda gestão de prefeituras tem um desafio em comum: economizar. Administrações municipais recebem cada vez menos repasses. Cortar custos e reduzir gastos é a palavra de ordem.

A boa notícia é que um sistema de cloud computing pode ajudar nesse cenário. Uma cidade de 200 mil habitantes, por exemplo, pode poupar até 70% do que precisaria investir em equipamentos, softwares e manutenção, caso contrate uma empresa especializada.

A economia também está em diversos outros pequenos pontos que, somados, vão representar um alívio substancial às contas da prefeitura. Um banco de dados único e acessível a todos poupa uma enorme quantidade de papel. Não é mais preciso imprimir e enviar, como em uma gestão tradicional.

Além disso, o uso de um software de gestão pública em nuvem é um forte aliado no aumento da arrecadação de impostos. Com o controle, a receita cresce e é possível investir em áreas mais emergentes.

Cloud não é tudo igual

A nuvem pode trazer benefícios para a gestão pública, como redução de custos, aumento da eficiência e melhor atendimento ao cidadão. No entanto, é importante escolher uma plataforma completa que permita a integração entre setores, órgãos e servidores. Isso permitirá que o município avance no uso de outras tecnologias, como a Inteligência Artificial, para transformar a cidade.

Apesar do apelo para o uso de soluções em nuvem, é preciso ficar atento a alguns fatores. Cloud não é tudo igual, e existem diferentes alternativas e gambiarras no mercado. Um levantamento da Gartner mostrou que menos de 5% das organizações públicas que dizem utilizar a nuvem apresentam as características completas da nuvem.

A IPM utiliza tecnologia 100% em nuvem nativa, sem emuladores, o que significa que os sistemas foram desenvolvidos para funcionar na Internet. Isso garante alta performance e segurança, e permite que o Atende.Net seja acessado de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Se você quiser saber mais sobre as vantagens de um sistema em nuvem, como o Atende.Net, entre em contato com um dos nossos consultores.

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página