Como a Fintech IPM aprimora a gestão pública - IPM
IPM - Blog
Governo Digital Governo Digital

Fintech é uma junção dos termos em inglês financial (financeiro) e technology (tecnologia), e define empresas desenvolvedoras de soluções digitais e inovadoras no ramo financeiro.

Ou seja, fintechs são inovações que criam novos modelos de negócios utilizando o que há de mais moderno em tecnologia.

No Brasil, as fintechs são regulamentadas desde abril de 2018 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), por meio das Resoluções n° 4.656 e n° 4.657.

De acordo com o Banco Central do Brasil, existem diversas categorias de fintechs no país, incluindo aquelas voltadas para crédito, pagamento, gestão financeira, empréstimos, investimentos, financiamentos, seguros, negociação de dívidas, câmbio e multisserviços.

A maioria dessas empresas possibilita que os clientes gerenciem seus produtos totalmente por meio de smartphones, sem a necessidade de visitar uma agência bancária ou corretora.

Como uma fintech facilita a vida das pessoas?

Entenda como uma fintech aprimora a gestão pública e facilita o aumento da arrecadação dos municípios por meio de soluções financeiras.

Facilidade promove novas saídas financeiras para cidadãos. | Imagem: Freepik

As fintechs podem facilitar uma variedade de processos financeiros e serviços para os consumidores. Algumas das principais áreas incluem:

Crédito: oferecendo acesso a empréstimos e linhas de crédito de forma mais rápida e eficiente, muitas vezes com taxas mais competitivas do que as instituições financeiras tradicionais.

Pagamentos: facilitando transações financeiras, transferências de dinheiro, pagamentos de contas e compras online de forma conveniente e segura.

Gestão financeira: fornecendo ferramentas e aplicativos para ajudar os usuários a acompanhar suas finanças, orçamentos e investimentos de maneira mais eficaz.

Investimentos: oferecendo plataformas de investimento acessíveis e personalizadas, permitindo que os usuários invistam em ações, fundos mútuos, títulos e outros ativos financeiros de forma simplificada.

Vale reforçar que existem outras soluções, mas as citadas são as mais procuradas segundo levantamentos do BC.

E como uma fintech pode aprimorar a gestão pública?

Uma fintech na gestão pública pode ser o caminho para facilitar o relacionamento com cidadãos nos tributos, uma vez que ela permite facilitar pagamentos.

Pensando nisso, a IPM Sistemas uniu sua expertise em tecnologia e sua trajetória de transformação das cidades brasileiras para criar a IPM Fintech, uma alternativa para governos digitais.

Entre os benefícios para a administração municipal, estão:

  • Desburocratização: não é mais necessário reunir diversos documentos para efetuar o parcelamento de débitos.
  • Redução da inadimplência: o pagamento do tributo entra integralmente em D+1 para a Prefeitura, ou seja, sem qualquer ônus à administração municipal.
  • Diminuição de retornos: tributos pagos por cartão podem emitir Certidões Negativas de Débitos (CND) na hora, assim, evitando que o contribuinte tenha de voltar outro dia para buscar tal documento.
  • Parcelamento de tributos: possibilidade de parcelar tributos que não eram possíveis antes, como o ITBI.

E para os cidadãos, as vantagens são:

  • Pagamento facilitado: oferta de pagamento parcelado de IPTU, ITBI e outras taxas em até 12x no cartão de crédito.
  • Fim das filas: não é preciso mais ir presencialmente para pagar tributos ou taxas.
  • Agilidade e segurança: em qualquer lugar e em qualquer horário, em poucos minutos, é possível pagar seus tributos, bastando usar um celular com Internet.
  • Aproveitar campanhas de desconto: pagamento de cotas únicas de tributos, como o IPTU, ganhando desconto no imposto e parcelando via cartão.

Guaíra: primeiro município brasileiro a parcelar tributos no cartão

Entenda como uma fintech aprimora a gestão pública e facilita o aumento da arrecadação dos municípios por meio de soluções financeiras.

Guaíra foi primeiro município brasileiro a implantar a inovação.
| Foto: Diretoria de Comunicação e Imprensa Guaíra/PR

Em julho de 2023, Guaíra, no Paraná, alcançou destaque nacional ao ser a primeira cidade brasileira com arrecadação de tributos com pagamento via cartão de crédito, de forma totalmente integrada ao sistema de gestão municipal

Por meio da IPM Fintech, os cidadãos ficaram habilitados a efetuar o pagamento de qualquer tributo municipal em até 12 parcelas, incluindo IPTU, ITBI, taxas, e até valores já inscritos em Dívida Ativa.

Após 7 meses de integração, o município celebra suas conquistas. “Aqui no município, a gente não tem previsão do parcelamento do ITBI, salvo casos muito específicos de incapacidade financeira justificada, e muitas vezes é um valor que pesa no orçamento daquela pessoa. Então, com o cartão, a gente tem recebido alguns pagamentos, já que a pessoa parcela dentro da capacidade dela”, explica o coordenador de arrecadação do Município, Jaderson de Oliveira.

O município movimentou desde o início da operação no último ano, mais de 150 mil reais em arrecadação via cartão de crédito.

Além da implantação da fintech, o município promoveu em 2023 o Programa de Recuperação Fiscal, ou seja, foram estratégias combinadas que impulsionaram arrecadação da cidade.

O esforço da gestão também fez com Guaíra fosse o segundo município que mais movimentou operações em cartão de crédito em 2023, mostrando como a novidade reforçou as políticas fiscais da cidade.

Se você quer conhecer mais sobre a nossa tecnologia, entre em contato com nosso time de especialistas e agende uma demonstração.

> Vídeo: Diga adeus aos sistemas desktop!

Leia também:

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página