Concórdia comemora aniversário online e mantém atendimento remoto para cidadãos

29/07/2020 por IPM

Situada a 464 km de Florianópolis, no oeste do Estado de Santa Catarina, a cidade de Concórdia comemora 86 anos de emancipação política-administrativa.

Com mais de 74 mil habitantes, Concórdia ganha destaque na região por modernizar a gestão pública e digitalizar processos.

Este ano excepcionalmente, a comemoração tradicional com corte de bolo e mortadela de metro não irá acontecer, devido a pandemia.

Porém, a prefeitura organizou uma grande live que será transmitida através das redes sociais do município.

A tecnologia já estava presente na prefeitura de Concórdia, bem antes de todos esses acontecimentos e por isso, os Servidores já estavam adaptados a usar as inovações para facilitar o trabalho.

Hoje, a tecnologia em alguns casos não só facilita as atividades, como é o único meio para realizá-las.

Através da internet, foi possível manter o atendimento aos cidadãos em vários municípios, neste período de pandemia.

Porém, para que isso acontecesse, era necessário ter um sistema de gestão que pudesse ser acessado de forma remota.

Ao utilizar o Atende.Net da IPM Sistemas, o município de Concórdia conseguiu manter cerca de 80% dos Servidores trabalhando em home office, sem relatar nenhum problema, conseguindo executar suas tarefas normalmente.

Por ser 100% em nuvem, o sistema permite o acesso ilimitado e os Servidores conseguem trabalhar remotamente.

 

Processos digitais e agilidade nas atividades


 

A partir da substituição do papel pelo digital, os processos foram otimizados e o tempo de resolução das demandas foi reduzido significativamente.

O que antes era concluído em meses, passou a ser feito em um único dia.

Para a abertura de empresas, por exemplo, o cidadão esperava um tempo maior, pois as documentações precisavam passar por vários setores.

Porém, o Atende.Net integra esses setores através de uma única plataforma.

Por isso, abrir uma empresa ficou mais fácil e o cidadão ganha agilidade nas suas solicitações.

Com isso, os Servidores que ganharam facilidade para realizar atividades, puderam atender mais cidadãos, em menos tempo.

Aquela cena de filas de pessoas esperando atendimento, não é mais vista na prefeitura de Concórdia.

Os cidadãos podem solicitar serviços online, pelo autoatendimento, de qualquer dispositivo, 24 horas por dia.

Através do Portal do Cidadão, é possível solicitar alvarás, emitir guias de pagamento de IPTU, notas fiscais, certidões, entre outros serviços.

Ao solicitar algum deles pelo site, o sistema apresenta a solicitação em um fluxo de trabalho, o Workflow, para os Servidores responsáveis.

Dessa forma, todos os processos são mapeados, os processos são distribuídos para os setores corretos e a finalização é feita em menos tempo.

De acordo com os dados contabilizados pelo Atende.Net, a prefeitura de Concódia finalizou mais de 19 mil processos digitais, apenas no ano de 2019.

Além disso, foram mais de 128 mil acessos para Notas Fiscais Eletrônicas e mais de 43 mil emissões de guias de IPTU, computados no sistema ainda no ano passado.

 

Mais acesso a informação e mais transparência


 

Concórdia também tem se destacado pela forma de disponibilizar os gastos referentes ao combate a covid-19.

A prefeitura utiliza a ferramenta desenvolvida pela IPM Sistemas, que possibilita maior transparência e facilita a prestação de contas ao Ministério Público e ao Governo Federal.

Através dela, é possível detalhar a compra de materiais como máscaras e kits de teste rápido, licitações e empenhamento. 

Os dados são incluídos no sistema e automaticamente estão disponíveis no Portal da Transparência da cidade.

De modo simples e prático, qualquer pessoa pode saber o quanto está sendo investido, a quantidade de material adquirida e quais são os fornecedores. 

Assim, a prefeitura de Concórdia ganha a confiança dos cidadãos e oferece mais credibilidade por seus serviços.

Por essas e outras, a cidade de Concórdia tem muito a comemorar e merece todas os méritos pela sua evolução constante.

Sobre o Autor

IPM

Comentários

Newsletter IPM

Cadastre-se e receba novidades sobre nossos sistemas.

© 2020 IPM Sistemas de Gestão Pública. Todos os direitos reservados.