IPTU Digital: guia para arrecadar mais no imposto - IPM
IPM - Blog
Arrecadação Arrecadação

O IPTU Digital é uma ferramenta que vem promovendo facilidades para municípios aumentarem a arrecadação municipal com o uso da tecnologia e autoatendimento digital.

Hoje, explicamos um pouco mais sobre essa facilidade disponível no Atende.Net, da IPM Sistemas, bem como a arrecadação desse imposto pode contribuir para o desenvolvimento dos municípios brasileiros.

Acompanhe para descobrir como fazer a melhor gestão do IPTU.

Antes de tudo, o que é IPTU?

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma contribuição anual cobrada pelos municípios sobre propriedades urbanas. É um valor cobrado de proprietários de casas, apartamentos ou estabelecimento comerciais.

Parte da realidade urbana, difere-se do ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural), que é cobrado sobre imóveis rurais, como fazendas, sítios e chácaras.

IPTU Digital: confira um guia completo da IPM Sistemas para facilitar e aumentar a arrecadação do imposto por meio de tecnologia.

Por que pagamos IPTU?

O IPTU desempenha um papel crucial no financiamento das administrações municipais. Sendo, afinal, uma das principais fontes de arrecadação, é um valor utilizado para promover o desenvolvimento das cidades.

Ele contribui diretamente para a manutenção e melhoria de serviços essenciais, como iluminação pública, saneamento básico, saúde e educação. Em essência, o IPTU é uma peça-chave para o funcionamento harmonioso das cidades.

Qual impacto da arrecadação do IPTU?

Os recursos provenientes do IPTU são investidos diretamente na infraestrutura urbana. Desde a pavimentação de ruas até a construção de parques e centros de saúde, cada centavo do IPTU tem o poder de impactar positivamente a qualidade de vida dos cidadãos.

De acordo com o Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais publicado em dezembro de 2023, com dados do ano de 2022, o Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana aumentou R$ 6,7 bilhões em comparação com o ano de 2021.

IPTU Digital: confira um guia completo da IPM Sistemas para facilitar e aumentar a arrecadação do imposto por meio de tecnologia.

Apesar disso, esse número poderia ser ainda maior. O uso de soluções analógicas, como o envio de carnês pelo correio, faz com que um enorme valor de arrecadação seja perdido anualmente.

Em novembro de 2016, uma pesquisa realizada pelo Lincoln Institute, de Cambridge, nos Estados Unidos, já alertava que o IPTU é um imposto “mal arrecadado” no Brasil. Segundo os pesquisadores, a maioria dos municípios estava “na zona de ‘ineficiência’ de exploração da capacidade de arrecadação do IPTU”.

Um imperativo nos municípios pequenos, o estudo reforçou a ausência de instrumentos que fomentam e induzam a contribuição como um dos motivos para falta de aproveitamento do potencial.

IPTU Digital: a solução para melhorar arrecadação

Existem inúmeros motivos para que os cidadãos deixem de cumprir com o pagamento do IPTU. Entre as razões, está a burocracia. Quando a guia é impressa, um munícipe que está em outra cidade pode ter dificuldade para acessar o boleto, por exemplo.

Com o processo de modernização das prefeituras, a adoção do IPTU Digital já é uma realidade em muitos municípios. Por meio do autoatendimento online, o munícipe consegue emitir a guia de pagamento direto da sua casa.

O acesso fácil às guias do IPTU e de outros impostos, aumentam as chances do contribuinte pagar as taxas anualmente. A facilidade traz agilidade para cidadãos e desonera servidores de atividades manuais e repetitivas.

Existem vários outros benefícios da adoção do IPTU Digital, listamos abaixo os motivos que levam prefeituras a aderirem e as facilidades para os cidadãos.

Benefícios do IPTU Digital para as prefeituras

  • Economia de papel e de gastos com impressão e entrega de carnês.
  • Redução da carga de trabalho manual dos servidores municipais e mais agilidade para identificar quem ainda não efetuou o pagamento.
  • Facilita a adequação do valor dos imóveis para a cobrança correta do IPTU.
  • Diminui o risco de inadimplência, já que não há variantes como atraso na entrega do carnê ou extravio do documento.
  • É possível consultar histórico, filtrar arrecadação por bairro, emitir guias para ano de cálculo diferente do ano em exercício e listar estatísticas de pagamento.
  • Envio de alertas ao contribuinte, através de notificações nos celulares, sobre o prazo de pagamento

Benefícios do IPTU Digital para os cidadãos

  • Facilidade no Pagamento: sem a necessidade de deslocamentos, o contribuinte pode efetuar o pagamento do IPTU de forma rápida e conveniente, utilizando celular ou computador.
  • Acesso a Informações: um sistema integrado permite aos cidadãos acesso fácil a informações sobre seus impostos, assim, o munícipe consulta débitos, quantas parcelas faltam ou opções de pagamento.
  • Estímulo à Cidadania Fiscal: por meio de um sistema integrado com banco de dados único, as pessoas podem consultar sobre como os recursos são utilizados e se tornarem mais participativas e consciente do cumprimento de suas obrigações fiscais.

Conheça a história de transformação digital do município de Pinhalzinho (SC).

Tecnologia que facilita arrecadação

Ao disponibilizar o acesso online às guias de pagamento, a prefeitura consegue gerar eficiência nos processos. E o tempo dedicado à impressão e entrega de guias físicas, que podia se estender por vários dias ou até meses, é reduzido com a implementação do IPTU digital.

No sistema digital, o contribuinte acessa o IPTU pelo celular, ou pelo computador, imprime o boleto, ou já efetua o pagamento pela tela mesmo, com o código de barras.

Servidores municipais que ficavam meses trabalhando exclusivamente no IPTU, agora, podem focar em demandas estratégicas, o que melhora a eficiência do serviço público. Além disso, a prefeitura economiza milhões de reais com a impressão e transporte das guias físicas.

Em muitos municípios brasileiros, essa transformação já é uma realidade. Como é o caso de Terra Roxa (PR), que viu a emissão de guias de IPTU Digital crescer mais de 94% nos últimos anos.

A facilidade promovida incentiva o aumento da arrecadação municipal e permite que a gestão invista os recursos em atividades essenciais para melhorar a qualidade de vida da população.

Modernização digital transforma cidades brasileiras

Como você viu ao longo do texto, a troca do IPTU impresso pelo IPTU Digital gera inúmeros benefícios para as prefeituras. Assim, a gestão pública economiza recursos e tempo, além de aumentar a arrecadação.

No entanto, IPTU digital é apenas uma das inúmeras funcionalidades que o Atende.Net, da IPM Sistemas, traz.

Atende.Net é um software para gestão pública 100% em nuvem, sem emuladores, desenvolvido pela IPM Sistemas. Assim, ele reúne as informações de todos os departamentos da Prefeitura em um banco de dados único.

Com a solução, gestores consultam, cruzam dados e geram relatórios e gráficos diversos em tempo real. A tecnologia é uma solução para gestão inteligente que auxilia cidades a conquistarem a transformação digital por meio de soluções inovadoras.

Além de suas soluções em inteligência fiscal, suas ferramentas digitais otimizam processos e reduzem a burocracia por meio da gestão de empenhos, ordens de compra, folha de pagamentos, memorandos, saúde, social, meio ambiente, cemitérios e demais áreas.

Tudo isso em um ambiente único, com acesso facilitado por aplicativo ou navegador.

Além disso, a IPM Sistemas é pioneira em Inteligência Artificial para gestão pública. Em maio de 2023, lançou a Dara, a primeira IA abrangente para o setor público. A tecnologia utiliza o mesmo modelo de solução cloud que já está presente no Atende.Net.

Se você quer conhecer mais sobre a nossa tecnologia, entre em contato com nosso time de especialistas e agende uma demonstração.

>> Vídeo: Diga adeus aos sistemas desktop!

Leia também:
Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página