Campo Novo (RS) adota tecnologia IPM para qualificar a gestão pública
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A Prefeitura de Campo Novo, na região Noroeste do Rio Grande do Sul, está mudando de patamar na gestão pública em 2021. Com a adoção do software 100% em nuvem Atende.Net, adentra no mundo das chamadas Cidades Inteligentes. Afinal, apostar em tecnologia para qualificar a gestão pública é um caminho sem volta, ainda mais em época de pandemia, que desafia a entrega de bons serviços mesmo diante de grandes desafios econômicos e isolamento social. 

O município de Campo Novo tem uma população estimada em 4.376 pessoas, conforme o IBGE. E, mesmo sendo pequeno, tem bons índices econômicos e de desenvolvimento. Segundo dados mais recentes, possui um alto PIB per capita de R$ 45.569,06. Por exemplo, a capital gaúcha, Porto Alegre, conta com um PIB per capita estimado em R$ 52.149,66 e uma população superior a 1,4 milhão de habitantes.

A cidade gaúcha também possui um bom Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), de 0,703, conforme o último levantamento estatístico divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O IDHM varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) a um (desenvolvimento humano total).

Olhar esse índice é uma ótima maneira de conhecer o desenvolvimento de um município, pois trata-se de uma avaliação do progresso a longo prazo em três dimensões básicas: renda, educação e saúde.

 

Plataforma única garante visão geral da gestão pública

Ao implantar o novo sistema, a Prefeitura de Campo Novo passa a contar com uma plataforma única de gestão e 100% em nuvem. A solução tecnológica desenvolvida pela IPM trabalha com um cadastro único, assim, todos os departamentos têm acesso a uma mesma informação, o que aumenta o controle e elimina duplicações de dados. Ou seja, ao mesmo tempo em que organiza o processo interno de gestão, o Atende.Net garante facilidade de acesso 24h por dia.

Assim, o sistema gera agilidade, confiabilidade e transparência, proporcionando aumento de arrecadação e economia com papel, por exemplo. Afinal, as Prefeituras passam a fazer controle de contabilidade, compras e licitações, gestão de pessoas, folha de pagamento, lançamentos, fiscalização e arrecadação de tributos. Tudo de forma rápida e sem uso de papel, permitindo qualificar a gestão pública.

Ainda, os Servidores públicos conseguem fazer o cruzamento de vários dados em tempo real, gerando gráficos otimizados, de forma rápida e simples, o que facilita a tomada de decisão e a correção de inconsistências. 

Todo esse acesso facilitado às informações possibilita também aumentar a receita do município, uma vez que o gestor público passa a ter visão total. E com a vantagem de ter menos gastos com equipamentos e materiais de escritório, tendo em vista que o sistema é 100% em nuvem.

Afinal, o sistema web elimina a necessidade de servidores físicos de banco de dados e de aplicativos, sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBDs), softwares básicos e cabeamentos estruturados. Além disso, com a implantação dos processos digitais, não é necessário o uso de papel. Portanto, as Prefeituras conseguem atender as demandas da comunidade de maneira mais rápida e qualificada, e com menos custos.

 

Veja como a tecnologia IPM ajuda a construir cidades inteligentes

 

Maior controle de dados melhora a arrecadação municipal

O Atende.Net é uma plataforma única que oferece mais de 50 indicadores que permitem qualificar a gestão pública, com consulta a qualquer hora, inclusive na palma da mão via aplicativo. Entre eles, estão: Comparativo entre receita e despesa; Comparativo entre orçado e arrecadado; Estatística de pagamento de IPTU; Índices de inadimplência; Principais receitas do município; entre muitos outros.

Ter acesso a esses dados em tempo real facilita a gestão pública, ampliando a arrecadação municipal. Por exemplo, o software permite maior controle da cobrança dos impostos e taxas municipais como o IPTU, ISS, ITBI. Inclusive facilita a adequação do valor venal dos imóveis do município para a correta cobrança do IPTU, com poucos cliques.

A facilidade para o cidadão se autoatender, acessando o Portal do Cidadão e emitindo seu boleto do IPTU, por exemplo, também reverte em maior arrecadação. Sem sair de casa ou do escritório, o munícipe consegue fazer o parcelamento de sua dívida, assim como os pagamentos. O fato de não precisar enfrentar filas e burocracias incentiva a regularização.

 

Confira depoimentos sobre o aumento da arrecadação

 

Workflow usa fluxograma para orientar resolução de processos

As instituições públicas que adotam a tecnologia IPM para melhorar sua gestão pública também passam a contar com uma inovação chamada Workflow. Essa ferramenta mostra os processos mais complexos no formato de fluxogramas, facilitando seu controle em tempo real.

Além de exibir a situação atual de cada processo, quais etapas foram executadas ou estão pendentes, o Workflow não permite passar adiante sem que sejam cumpridas todas as fases necessárias. Dessa forma, essa representação visual permite criação, execução e acompanhamento de maneira rápida e prática, e sem uso de papel.

Em resumo, como vantagens destacam-se o fato de a ferramenta reduzir o prazo de conclusão dos processos e garantir que o fluxo de trabalho da organização funcione com mais eficiência. Isso acontece devido à automatização da tramitação dos processos entre servidores ou entre setores, a partir de análises automáticas do sistema.

Além disso, possibilita definir o tempo (em dias, horas, minutos e segundos) que os processos devem ser analisados/tramitados pelo servidor responsável pela área afim. Outra funcionalidade é poder inserir, em qualquer tempo, a assinatura digital, tanto de servidor quanto de usuário externo.

 

Confira vídeo sobre as funcionalidades oferecidas pelo Workflow 

 

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