A Prefeitura de Oliveira - MG aliada a tecnologia, caminha para se tornar 100% digital - IPM
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A cidade de Oliveira, distante 169 km da capital de Minas Gerais, conta com mais de 42 mil habitantes, cidadãos que ganharam mais agilidade para solicitar serviços públicos.

Hoje, o cidadão de Oliveira pode solicitar diversos serviços pelo celular, da sua casa, sem enfrentar filas.

Algo que seria impensável tempos atrás, quando os processos eram tramitados em papel, tudo levava mais tempo.

Para a abertura de empresas, que demorava cerca de um mês, hoje é possível abrir em apenas um dia.

Com a transformação digital e a digitalização de processos, os serviços podem ser concluídos mais rapidamente, uma vez que o trabalho dos Servidores é facilitado.

Depois de utilizar um sistema de gestão 100% em nuvem, a Prefeitura de Oliveira passou a integrar todos os setores da administração pública.

Dessa forma, os gestores podem ter mais controle tanto dos processos tramitados, quanto das despesas e receitas de cada setor.

 

Após a implantação, veio a emancipação

 

De acordo com o Secretário da Fazenda da Prefeitura de Oliveira, Luiz Fernando Lara, a implantação do Atende.Net da IPM Sistemas trouxe a liberdade para Servidores e cidadãos.

O Servidor pode ter acesso às informações a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, o que possibilita o trabalho remoto.

Já o cidadão, que tem a mesma disponibilidade de acesso, além de conseguir realizar solicitações online, ele ainda pode acompanhar o processo em tempo real.

Segundo o secretário, a grande vantagem do sistema de gestão da IPM é poder concentrar tudo em uma única plataforma e integrar todos os setores – o que facilita o acesso às informações.

Ele também destaca a importância de conseguir acessar dados até mesmo pelo próprio celular, emitir guias de IPTU, por exemplo.

Além da vantagem de contar com assinaturas digitais que permitem ao prefeito a possibilidade de despachar processos de qualquer lugar, e incentiva a eliminação do papel  – o que reduz custos e agiliza os processos.

Assista ao depoimento completo do Luiz Fernando e da Diretora de Arrecadação, Dirceia Maria da Silva, abaixo:

Facilidade de adaptação

 

Apesar de ser moderno, o sistema foi desenvolvido para que o usuário consiga acessar de forma intuitiva, sem complicações.

Prova disso é que a Prefeitura de Oliveira contabilizou em sete meses de utilização do sistema, um número acima de 2 mil processos digitais finalizados.

Entre eles estão a emissão de notas fiscais, solicitação de licenças, alvarás, emissão de guias de IPTU, entre outros.

De acordo com a Diretora de Arrecadação, Dirceia Maria da Silva, a implantação do sistema da IPM foi rápida e sem atropelos.

A diretora ressalta que contar com um sistema 100% em nuvem, durante a pandemia, foi muito importante.

Os atendimentos continuaram sendo feitos online, sem a necessidade da presença na Prefeitura.

“É possível consultar contribuintes, pessoas físicas e jurídicas. Consigo ver todos os dados e isso facilita a liberação de certidões e geração de relatórios”, afirmou a diretora. 

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