Uso de aplicativos mobile cresce entre brasileiros com popularização dos smartphones - IPM
IPM - Blog
Administração Geral Administração Geral

É até difícil lembrar como era viver sem as facilidades de um smartphone, não é?

Hoje inúmeros serviços podem ser realizados na palma da mão, em um clique, sem precisar de deslocamento ou fazer ligações.

Os smartphones tendem a evoluir constantemente com o auxílio das inovações tecnológicas em busca de transformar e facilitar as atividades diárias das pessoas.

De acordo com o relatório móvel global, o Mobile Globe Report, os usuários têm passado mais tempo conectados a internet a partir dos seus celulares, do que em outros tipos de mídias.

Comprovadamente, o celular é usado por mais de 67% da população, o que representa cerca de dois terços do mundo, com mais de 5,2 bilhões de pessoas.

Segundo dados obtidos através dessa pesquisa, a média do tempo dedicado ao celular chega a 30 a 40 horas semanais e as conexões a partir de smartphones tiveram um aumento de 6,20% em 2019, comparado a 2018.

Países que apresentam uma média alta no tempo das suas conexões, geralmente são aqueles que contam com uma experiência positiva no uso de aplicativos móveis, os Apps.

Popularização do smartphone: aplicativos mais usados

 

Com a popularização dos smartphones surgem os aplicativos mobiles, que podem ser usados para diversos fins, de jogos virtuais a transações bancárias.

Os apps favoritos dos brasileiros segundo a pesquisa são WhatsApp, Facebook, Instagram, Google, Google Chrome, Uber, Youtube e Banco do Brasil – em ordem de primeiro para último lugar.

 

Redes Sociais

As redes sociais estão entre os aplicativos mais baixados.

Os brasileiros usam os aplicativos para socializar, interagir com pessoas, compartilhar experiências e consumir entretenimento.

Também é através das redes sociais que a maioria dos brasileiros tem acesso a informação sobre questões de interesse público.

 

Bancos

Vale ressaltar que um segmento que tem se destacado é o das fintechs, startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro, como é o caso da Nubank e do Banco Inter.

Porém, bancos tradicionais, como a Caixa Econômica, também apresentaram crescimento – ela aumentou a participação na homescreen (tela inicial) pela segunda edição consecutiva da pesquisa.

Isso demonstra a procura dos brasileiros por facilidades: por que ir pessoalmente até o banco quando não há necessidade?

Mas não são apenas os bancos os beneficiados pelo uso de apps, o comércio online têm ganhado bastante força.

 

Comércio

Há crescimento da presença de apps de comércio móvel, como Uber, 99 e iFood na tela inicial do smartphone do brasileiro.

O que demonstra como o aparelho virou definitivamente um instrumento de compra, ganhando espaço no dia a dia.

Toda essa facilidade é possível graças à tecnologia cloud computing, que garante o acesso aos serviços 24h por dia, 7 dias na semana.

Eliminando aos poucos muitos serviços físicos que ainda existem por questões culturais ou de legislação.

 

Smartphones: avanço constante

 

A tendência de crescimento do uso dos smartphone para diversas atividades só aumenta a cada ano.

Segundo uma pesquisa realizada pela GSMA, associação de operadoras de redes móveis, até 2025 cerca de 80% da população mundial vai aderir ao uso constante desses dispositivos.

A partir daí, novos comportamentos serão introduzidos e mudanças culturais vão ocorrer inevitavelmente.

As pessoas irão buscar alternativas cada vez mais tecnológicas que facilitem suas rotinas pessoais e profissionais.

 

App para serviços públicos municipais

 

O cidadão adaptado ao uso de apps dificilmente voltará atrás: ele está cada vez mais seguindo essa tendência e buscando autonomia também na busca pelos serviços públicos de qualidade.

Portanto, a modernização da gestão pública e a busca por Prefeituras Digitais é inevitável.

Diante disso, algumas prefeituras tem procurado essa preparação para o futuro.

A partir do momento em que os municípios decidem migrar de um sistema de gestão em desktop, com grande utilização de papel para tramitar processos, para um sistema de gestão em nuvem, os resultados começam a melhorar significativamente.

As Prefeituras que utilizam o Atende.Net como sistema de gestão estão a um passo de se tornarem 100% digitais e eliminar o papel de uma vez por todas.

Através do App Atende.Net, é possível acessar o autoatendimento para cidadãos e solicitar diversos tipos de serviços.

O App é integrado ao sistema da prefeitura, e portanto, o cidadão não precisa mais enfrentar filas no órgão municipal, ou fazer ligações para resolver pendências, tampouco enfrentar o trânsito das cidades.

Essa é uma realidade na qual o gestor público deve ficar atento para melhorar ainda mais a gestão do município, otimizando o trabalho do servidor e melhorando a vida das pessoas.

Quer saber como um aplicativo de autoatendimento pode beneficiar o seu município?

Conheça o App Atende.Net, aplicativo de autoatendimento da IPM totalmente integrado ao sistema da prefeitura.

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página