Pré-requisitos para implantação de autoatendimento na gestão pública - IPM
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implantação de autoatendimentoHá quem pense que a implantação de autoatendimento na gestão pública é cara e trabalhosa, mas se engana. Ao contrário disso, é necessário muito mais força de vontade dos funcionários da prefeitura e preparo dos técnicos responsáveis pela implantação do que qualquer outro recurso. Isso porque o custo de implantação é baixo, visto que não é necessário investir em CPD, SGBD e outros ativos que eram necessários nos antigos sistemas desktop.

Dezenas de prefeituras já fizeram a mudança e estão colhendo os benefícios. Em Gravataí (RS), por exemplo, o autoatendimento funciona desde julho de 2015 por meio do SMDUR Digital, onde hoje já é possível realizar mais de 20 serviços sem sair de casa, como solicitação para denominação de rua, renovação de alvará de licença para construção e demolição, 2ª via de vale transporte, etc.

Veja o que é necessário para a implantação de autoatendimento:

Migração para a nuvem

Em sistemas modernos de autoatendimento, os dados ficam armazenados em nuvem, ou seja, não há necessidade de gastos com bancos de dados, cabeamento e infraestruturas afins. Caso os processos já estejam digitalizados, fazer a migração será simples, mas delicado. Nessa etapa da implantação de autoatendimento é importante estar respaldado por uma empresa competente, para ter a certeza que dados importantes e confidenciais serão preservados.

Treinamento de funcionários

Apesar das inúmeras vantagens de se fazer a implantação de autoatendimento na gestão pública, uma mudança tão grande precisa passar por intenso treinamento de funcionários. Ele é necessário para não haver erros durante o processo e também porque serão eles os responsáveis por orientar a população no futuro, quando a ferramenta estiver totalmente implantada. Passada essa fase, mesmo com todo o cuidado na implantação, é normal ocorrerem dúvidas, por isso opte por uma solução que ofereça suporte. O Atende.Net, sistema de gestão pública da IPM informática, oferece suporte via chat com mais de 40 técnicos disponíveis para oferecer orientações e tirar dúvidas dos funcionários em prefeituras.

Orientar a população e divulgar a iniciativa

Apesar de representar apenas benefícios para a população, a implantação de autoatendimento pode causar certo estranhamento no início, especialmente em cidadãos que não estejam habituados ao uso do computador. Para não haver resistência, o ideal é divulgar massivamente a iniciativa, explicar como funciona e sensibilizar sobre os benefícios. É importante frisar que a migração para sistemas online não exclui a necessidade, ao menos no início, do suporte presencial capacitado na prefeitura. À medida que o público-alvo da iniciativa esteja habituado com a nova ferramenta, as orientações passarão a ser esporádicas, sem a necessidade de uma equipe totalmente dedicada a esse fim.

Passada a fase de implantação, a prefeitura conseguirá colher benefícios das vantagens do autoatentimento pela internetOs cidadãos ficarão mais satisfeitos, pois não enfrentarão filas e poderão resolver pendências sem sair de suas casas ou escritórios, aumentando a eficiência e diminuindo o tempo de resposta do poder público. Há vantagens também para a arrecadação do município, já que, como os processos tornam-se mais simples, a inadimplência tende a diminuir. Sendo assim, a prefeitura que opta pela implantação de autoatendimento só tem a ganhar.

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