Gestão pública na pós-pandemia: conheça os benefícios da cultura de inovação 

30/09/2020 por IPM

A cultura de inovação já vinha sendo impulsionada bem antes do início da pandemia.

Entretanto, diante das mudanças tecnológicas e das necessidades da população, essa cultura passou a ser prioridade.

O fato é que não há mais espaço para burocracia na resolução de serviços públicos, uma vez que o mundo já não é mais o mesmo.

O levantamento do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mostra crescimento expressivo - de 18 pontos percentuais - na demanda por serviços públicos digitais durante a pandemia. 

Há dois anos, 33% dos entrevistados haviam usado a internet para ter acesso a algum serviço público. 

Com a necessidade de isolamento social por causa da COVID-19, 54% dos usuários da internet com 16 anos ou mais usaram a rede para realizar algum serviço público.

Aquelas administrações que ainda não disponibilizam serviços online para os cidadãos, enfrentaram dificuldades.

Por outro lado, as que já incentivavam a cultura de inovação nas administrações, utilizando a tecnologia como base para gerenciar os processos, conseguiram se manter firme neste período.

Através da computação em nuvem, diversas Prefeituras funcionam com muitos de seus Servidores em home office, algo que seria impensável anos atrás.

Sabendo da importância da tecnologia para fortalecer as administrações no mundo pós-pandemia, separamos alguns benefícios da cultura de inovação na gestão pública.

Confira!

 

Mais tecnologia, maior controle administrativo 


Em muitas administrações, mudar os hábitos e transformar as rotinas de trabalho não era algo almejado pela maioria dos profissionais.

No entanto, hoje em dia, essa transformação passou a ser inevitável, à medida que a tecnologia ocupa espaço e auxilia na vida profissional e pessoal das pessoas.

Aos poucos, a gestão pública incorpora essa mudança e abraça a cultura de inovação para fortalecer as atividades administrativas.

Se hoje, as Prefeituras conseguem manter suas atividades normalmente, durante uma pandemia, por tramitar processos digitais, o futuro não será diferente.

O período pós-pandemia será marcado pela intensa cultura de inovação nos setores públicos, com o uso constante da tecnologia para facilitar a vida dos cidadãos.

Ao utilizar sistemas de gestão, as Prefeituras conseguem controlar todos os setores administrativos, tais como Contabilidade, Suprimentos, Tributação e RH, por exemplo, de uma única tela, do celular ou qualquer dispositivo conectado a internet.

Esta já é uma realidade para a Prefeitura de Palhoça - SC, que através do celular os Servidores podem assinar documentos eletronicamente, com certificados de segurança.

Além de acompanhar os indicadores com os dados referentes às despesas e receitas do Município.

 

Mais cultura de inovação, mais acessibilidade


A partir de sistemas de gestão utilizando a computação em nuvem, a administração controla não só todas as informações referentes ao Município, como também proporciona mais acessibilidade.

Sistemas em nuvem são acessíveis, pois permanecem disponíveis 24 horas por dia, de qualquer lugar.

Isso significa que o gestor, de onde estiver, pode acompanhar quanto foi arrecadado em tributos para a Prefeitura no período desejado.

Assim como o cidadão pode solicitar uma declaração municipal durante a noite, no horário que tem disponível e acompanhar o processo em poucos cliques.

Através do autoatendimento, o cidadão ganha autonomia e pode solicitar não só declarações, como emitir notas, solicitar alvarás, entre outros serviços, sem precisar sair de casa.

Esta é a tendência para a gestão pública pós-pandemia: mais liberdade, eficiência e qualidade.

E esta não é uma previsão do que veremos apenas no futuro, pois muitas Prefeituras hoje, já se transformaram em Prefeituras 100% Digitais.

A Prefeitura de Gravataí - RS é uma delas. Durante o período de pandemia, a cidade passou a oferecer uma nova funcionalidade aos cidadãos: o vídeo atendimento.

A ferramenta, que faz parte do sistema de gestão do Município, é integrada aos setores da administração.

Esta, pode ser utilizada para atendimentos entre cidadãos e Servidores, profissionais de saúde e seus pacientes, bem como entre os próprios profissionais da gestão.

Diante desses exemplos, podemos perceber que fortalecer a cultura de inovação na gestão pública só traz benefícios para a sociedade.

Agora, se você quer falar sobre o tema em sua Prefeitura, mas não sabe por onde começar, este e-book pode servir de referência.

Nele, você vai entender os 10 passos para modernizar a sua Prefeitura e vai perceber que incentivar a cultura de inovação no setor público não é tão difícil quanto parece.

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