Como a tecnologia pode ser uma aliada na gestão de cemitério municipal - IPM
IPM - Blog
Administração Geral Administração Geral

gestao de cemiterioA tecnologia é uma importante aliada para a gestão pública. Já mostramos em nosso blog, por exemplo, como um sistema integrado pode ajudar no gerenciamento da  saúde municipal, na eficiência das procuradorias e na arrecadação dos municípios. Os setores públicos podem (e devem) sentir os reflexos positivos da tecnologia. E na gestão de cemitério municipal, essa realidade não deve ser diferente.  

Ao integrar a tecnologia com a rotina de uma gestão de cemitério municipal, é possível solucionar uma série de problemas recorrentes.

  • Falta de organização dos documentos: o cemitério municipal precisa lidar com informações de muitos indivíduos, e muitas vezes essas informações ficam guardadas em arquivos de papel. O problema é que geralmente esses arquivos são desorganizados e acabam acumulando muito pó, umidade e ácaros. Além de um risco para a saúde dos trabalhadores — principalmente aqueles que têm rinite e outros problemas respiratórios —, este tipo de organização é pouco eficiente. Com isso, perde-se muito tempo para encontrar os arquivos certos, o que pode resultar até em perdas e extravios.
  • Riscos à segurança física dos informações: outro problema de arquivos em papel ou em servidores locais são os riscos à segurança, como falamos neste e-book. Incêndios e alagamentos são alguns dos principais problemas que podem resultar na perda total da informação, como já aconteceu com tantas prefeituras. Ao adotar uma tecnologia de gestão em nuvem, você está neutralizando esse risco, já que as informações ficarão armazenadas em locais seguros.
  • Falta de integração com outros órgãos municipais: hospitais, institutos de perícia, correios e bancos são algumas das instituições que poderiam apresentar integração com o setor de gestão de cemitério municipal. Ao ser declarado o falecimento de um cidadão, é possível gerar um cadastro no cemitério municipal e dar baixa nos demais órgãos. Isso evitaria problemas de fraudes, por exemplo, além de agilizar o atendimento às famílias.
  • Desperdício de recursos: papel é um dos principais recursos desperdiçados nos municípios. Ao utilizar um sistema de gestão municipal em nuvem, haverá  uma economia significativa, além da otimização de recursos, que podem ser redirecionados para outras necessidades da gestão.

Como você pôde ver, a adoção de um sistema que inclua a gestão de um  cemitério municipal pode ser uma alternativa para melhorar processos e atendimento ao cidadão. Veja mais sobre o tema neste conteúdo.

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página