Cloud Computing


A evolução constante da informática e das telecomunicações e o acesso à internet cada vez mais amplo e rápido cria a condição perfeita para essa tecnologia, também conhecida como computação em nuvens.

Além de economizar recursos, dispensando investimentos em servidores e licenciamento de sistemas que compõe o ambiente computactional (sistema operacional, SGBD, sistemas de virtualização, etc.), e outros ativos de informática, e custos adicionais com manutenção dos equipamentos, mão de obra especializada, espaço físico adequado (sala, energia, refrigeração e segurança física), infraestrutura de cabeamento e servidores, essa tecnologia também aproxima a gestão pública do cidadão.

Todos os dados são armazenados num único ambiente, na internet, em servidores seguros na nuvem, onde gestores públicos e cidadãos podem acessar o sistema do município de qualquer ponto, 24h por dia, 7 dias por semana, por qualquer dispositivo conectado à internet (computador, tablet e smartphones). A interatividade e o acesso à informação tornam-se mais rápidos, e permitem uma maior integração e compartilhamento de dados entre todos os setores.

Outro ponto a destacar é a relação dessa tecnologia com a sustentabilidade, uma vez que os serviços virtualizados poupam energia, espaço, refrigeração e dióxido de carbono. A facilidade de compartilhar documentos também reduz os custos com impressões e papel.

A IPM é pioneira no desenvolvimento dessa tecnologia para a Gestão Pública, oferecendo um sistema de última geração desenvolvido com framework próprio e propiciando o uso via internet em alta velocidade e performance, e possibilitando a hospedagem de todas as informações em ambiente seguro e remoto em nuvem.

 

Economia

Com a tecnologia em nuvem da IPM, os municípios não necessitam mais investir em servidor de banco de dados, servidor de aplicativos, em sistemas de gerenciamento de banco de dados, cabeamento estruturado e em vários outros ativos, assim como na manutenção destes. A equipe de TI não terá mais uma grande carga para infraestrutura, aplicações e usuários desktop e dessa forma, seu potencial poderá ser direcionado para soluções inovadoras para a prefeitura, focar em estratégias de crescimento e novas políticas.

Outra vantagem da tecnologia em nuvem, que a torna mais econômica, é que os serviços virtualizados poupam energia, espaço, refrigeração e dióxido de carbono. Essa tecnologia, disponível em qualquer lugar, a qualquer hora, destaca-se também por não potencializar a distribuição de documentos, desta forma, reduzindo em muito o volume de emissões de documentos e listagens.

Além de economia na instalação e manutenção do sistema, a utilização de um cadastro único e integrado a todos os setores de gestão, aumenta o controle sobre a arrecadação e, consequentemente, também a receita do município.

Mobilidade

“A qualquer hora, em qualquer lugar”! Totalmente online, funcionando 24h por dia, 07 dias por semana, o sistema pode ser acessado de qualquer lugar, através de dispositivos móveis como desktops, tablets, smartphones ou outros dispositivos que necessitam apenas de um navegador padrão instalado e com acesso à internet (3G, 4G, WiFi). Você não precisa mais estar na sua mesa de trabalho para acessar o sistema. Além disso, é responsivo, ou seja, se adapta a qualquer dispositivo.

Segurança

Por trás do pioneirismo na implantação de sistema 100% cloud computing na gestão pública, a IPM, empresa especializada em soluções tecnológicas para a administração municipal, investe em desenvolvimento e implantação de processos para atestar a segurança das informações dos municípios na nuvem. O banco de dados e as informações da entidade pública ficam hospedados em ambiente seguro com diversos servidores, robot de backup, firewall, com fluxo de informações de forma criptografada. As informações mantidas em datacenter IPM somente são manuseadas com sistemas IPM, com backups em ambiente do cliente. Eventuais downloads de arquivos e vídeos, bem como toda a navegação via internet realizadas nos ambientes das Prefeituras não transitam pelo datacenter, isentando a ocorrência de vírus neste ambiente.

Os sistemas desenvolvidos pela IPM são auditados constantemente por empresas especializadas, como site blindado (https://www.siteblindado.com/pt/) e trustsign (https://www.trustsign.com.br/), além disso toda navegação para o datacenter é realizada sob o protocolo HTTPS, com certificado de autenticidade garantido pela trustsign. A segurança é reforçada com o uso de firewalls em dois níveis: interno (para cada cliente através de aplicação) e externo (geral através de appliance - equipamento físico destinado exclusivamente para esta finalidade).

Já nas aplicações, a segurança pode ser observada em diversos pontos, como o login através de certificação digital, criptografia de dados no lado cliente e validações tanto no lado cliente como no servidor, e também é possível restringir o acesso dos usuários através de controle de login por horário, situação funcional, bloqueio de login pelo administrador e também por número de tentativas. Quanto aos serviços prestados ao cidadão, é utilizada a técnica de CAPTCHA, que impede que robôs forcem o acesso à aplicação.

Monitoramento 24h

Outros aspectos estruturais relacionados a segurança dos dados no datacenter da IPM são o monitoramento 24h por câmeras e o padrão Tier 2 de infraestrutura de centros de processamento, que garante disponibilidade de sistema de 99,741%, e índice de resistência a falhas de hardware, software e energia. A alta disponibilidade torna imperceptível, por exemplo, a maior parte dos procedimentos de manutenção. Do Centro de Tecnologia da IPM, em Rio do Sul (SC), o monitoramento de cada cliente pela IPM envolve envio de alertas online e de mensagens em SMS, garantindo a atenção integral in loco ou à distância.

Cadastro Único

Todo o sistema é único, e funciona com base em tabelas únicas e de uso compartilhado entre os usuários. Permite que as pessoas se autoatendam via internet, em portal do cidadão unificado, com login único. Exige menos serviços de digitação, facilita a atualização das informações e, automaticamente, promove melhor comunicação interna. As prefeituras que funcionam com sistema de cadastro único geralmente arrecadam mais.

Multi Plataforma

Funciona em diversos sistemas operacionais (Windows, Linux, OSX, IOS, Mac OS, Android, etc) e em diferentes navegadores (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari, etc), requisito importante para as pessoas, empresas, e também para os municípios que não desejam investir na aquisição de sistemas operacionais.

Multi Entidade

Controla todas as entidades (Prefeituras, Fundos, Fundações, Autarquias, Institutos e Câmaras de Vereadores) cujas informações podem ser mantidas no mesmo servidor de banco de dados.

Alta Performance

O sistema processa informações em alta velocidade, sendo em média até 20 vezes mais rápido do que os sistemas desktop. O framework (camada tecnológica que implementa todos os controles de acesso à informações no SGBD, segurança, interface com o usuário, etc.) produzido especificamente para a produção de aplicações para órgãos públicos operados a partir da nuvem, pela própria IPM, primou pela velocidade de processamento. Em média as requisições feitas pelo cliente para o servidor possuem 5kbytes de tamanho, o que diminui drasticamente o consumo de banda. Além disso todas as requisições realizadas são feitas pelo método “assincrônico” utilizando a técnica de AJAX. Isto permite que o navegador faça várias requisições ao mesmo tempo para o servidor, dando ao usuário final a impressão de que está trabalhando localmente.

Pesquisas Inteligente

Todas as telas de consulta da aplicação permitem a localização das informações, por vários critérios de busca e combinação de filtros. Permitem também ao usuário salvar o estado atual delas retornando a este estado sempre que elas forem acessadas.

Multi Janelas

Permite a abertura de várias janelas simultaneamente facilitando a operação.

Perfis de Usuários

Através deste recurso o administrador do sistema poderá criar vários perfis de acesso (através de privilégios) para cada função dentro do órgão, ex: contador, secretário, fiscal de tributos, etc.. Isto facilita a administração dos privilégios da aplicação quando houver troca de funções ou nomeação de novos funcionários.

Workflow

Os processos mais complexos da solução podem ser visualizados e executados de forma visual como fluxogramas, que demonstram ao usuário a situação atual de cada processo, quais os passos que já foram executados, quais os passos pendentes e que atividades dentro de cada passo podem ser executadas. Obtêm-se como resultado um controle efetivo dos processos e consequente cumprimento de leis.

Menu Personalizado

Através deste recurso cada usuário pode definir um menu de opções mais acessadas e de sua preferência. Este pode conter ainda opções de módulos diferentes, desde que obedecidos os privilégios para o mesmo.

Integração com outros Sistemas

O sistema integra-se com ferramentas de produtividade da Google®, como o Google Maps que permite a geolocalização de unidades imobiliárias, pessoas, entre outros; o Google Street View que utiliza o banco de dados de imagens que podem ser vinculados ao cadastro imobiliário e de pessoas; o SMS e o WhatsApp que permitem que sejam enviadas mensagens de SMS para os cidadãos; e o Facebook que permite o compartilhamento de notícias e envio de convites através do cadastro único, na fan page da prefeitura.

Suggest

Conforme o contexto da informação utilizada pelo usuário, ele pode realizar consultas ao banco de dados sem a necessidade de abrir novas janelas específicas, aumentando com isso sua produtividade e tornando o uso da aplicação mais agradável.

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